Total de Visitas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Passamos vergonha no ENEM

As notas do ENEM não mentem quanto a qualidade da educação pública em nosso estado, temos hoje um dos piores desempenhos do Brasil. Só para se ter idéia a escola estadual amazonense melhor colocada no Ranking do ENEM, o colégio militar da polícia militar, ocupa a colocação 3.422, ficando atrás de escolas estaduais da Bahia, de Pernambuco, e do Ceará . Sem falar na escola estadual indígena Dom Pedro I, localizada na zona rural do município de Santo Antônio do Içá, no alto Solimões, que teve a pior nota dentre todas as escolas brasileiras de ensino médio. Este resultado esfrega em nossas caras a situação vergonhosa da escola pública amazonense, que vem historicamente sofrendo com o descaso e o despreparo de governantes que não olhar dignamente para a educação.
É preciso que se modifique urgentemente a política educacional do nosso estado, mas não de maneira superficial como vem sendo feito, mas de forma profunda, objetiva e planejada, olhando-se o máximo possível de aspectos envolvidos: estrutura das escolas, remuneração dos professores, material didático, tempo de permanência na escola, relação escola-comunidade, dentre outros. Tomemos como exemplo a Coréia do sul, que após a guerra alavancou em algumas décadas a sua educação para o patamar das 20 melhores do mundo, seguindo uma receita fácil que se baseou em três pilares fundamentais: a escola de período integral, a valorização dos professores e o investimento em infra-estrutura das instituições de ensino. Modelo parecido é também adotado na Finlândia que hoje é segundo o PISA a melhor educação do mundo, com a diferença de o ensino lá ser totalmente custeado pelo estado, das séries iniciais até a pós-graduação.
Espero sinceramente que nesta eleição que se aproxima tenhamos candidatos com propostas concretas para a área de educação, para que não passemos outra vez pelo vexame a que fomos submetidos este ano, que isto tenha servido de lição inclusive para o eleitor na hora de votar.
Um abraço