Total de Visitas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SOS CRECHE: Uma criança chamada Amazonino

Foi o Negão, vovó. Ele mentiu pra mim!


Talvez inspirada pelas palavras de Amazonino, quando disse no horário eleitoral gratuito da televisão quando era candidato a prefeito: “Eleito, no primeiro dia começarei a construir as creches que as trabalhadoras amazonenses precisam”. Uma senhora manauara da gema, empolgada com a promessa feita pelo Negão, com lágrimas nos olhos, caminhou para o cartório levando seu neto de 1 ano para tirar o Registro de Nascimento. O escrivão indagou o nome do curumim a ser registrado e, de forma tímida, a mulher respondeu: “Amazonino, doutor. Ele merece o nome do único político, amigo dos pobres, que vai resolver a falta de creche para nossas crianças, daí para frente a vida dessa gente será outra pois poderemos trabalhar com tranqüilidade. Finalmente as mães de meu bairro terão onde deixar seus filhos em segurança”.

Inspirado também nessa história de cunho verdadeiro e popular, é que faço aqui, um apelo pelas crianças pobres de Manaus: Faça as creches que prometeu Prefeito Amazonino, preferencialmente na Zona Leste, onde se aglomera grande parte da população carente da nossa cidade: Vila Sassá (o prefeito sabe onde é?), Zumbi 1, 2, 3, 4,5 e Grande Vitória. Nesses bairros as crianças pobres - cujas mães trabalham, e não tem onde deixá-las - poderão ter creches e cuidados de profissionais competentes, onde certamente serão bem cuidadas e alimentadas.

Quero lembrar que Vossa Excelência está perdendo de 1 x 0 para o Serafim. Ele, o ex-prefeito, fez uma creche em 4 anos. Meu Deus! Quanta incompetência! E o senhor está perdendo para ele. Olhe, vou lhe dar uma dica: faça as creches com urgência. A avó daquele garotinho que foi registrado com o nome de Amazonino, após verificar que suas promessas de campanha não estão sendo cumprida, pensa até em retornar ao cartório para trocar o nome do garoto, em face da decepção que ela está tendo do Negão.

O povo de Manaus, especialmente os pobres das zonas Leste e Norte, que votaram de cabo a rabo no senhor, nas últimas eleições, já começam a desacreditar em suas promessas porque estão até hoje esperando o que lhes foi prometido.

Não esqueça que no próximo ano haverá eleições e o povo já não é besta como em um passado recente que o candidato chegava aos bairros pobres distribuía cestas básicas, dentaduras, faziam promessas e iam embora fazendo de conta que nada havia prometido como diz a dona Lindoca do ZUMBI I: “as coisas mudaram meu filho, a porca vai torcer o rabo”.

Vou lhe dar outra dica: Um ninho social infantil dá para abrigar pelo menos 2 mil crianças pobres. Construa 40 módulos com capacidade para atender 50 crianças por unidade que juntos serão o referencial de sua gestão até 2012. Começando pelo atendimento dos filhos das populações carentes as suas sanches de reeleição serão maiores. Olhe prefeito, reflita bem: o senhor foi eleito prometendo resolver o problema do transporte, já se passaram dois anos e até hoje nada; prometeu ampliar o atendimento do programa Médico da Família continua tudo como dantes no quartel de Abrantes. Em síntese, suas principais promessas de campanha não foram cumpridas.

E não se esqueça da vovozinha, que lhe homenageou colocando seu nome no netinho. Quando falam perto dela o seu nome, a velha vai à loucura e, quando lhe perguntam se ela ainda vai votar no Amazonino, ela responde: “cruz credo, nem morta”.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)