Total de Visitas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Edifício Garagem: O Elefante Branco do Centro de Manaus


O Edifício Garagem é uma obra diferenciada do ex-prefeito Manoel Ribeiro, que se tornou famoso pelas reformas e recuperação das praças de Manaus, daí seu apelido de “Manoel Pracinha”, alcunha carinhosa legada ao ex-chefe do Executivo Municipal, que realizou algumas obras que lhe deram visibilidade em nossa cidade tais como: reforma da Praça do Congresso (em frente ao Instituto de Educação do Amazonas), recuperação da Praça Nossa Senhora de Nazaré (em frente à Escola Angelo Ramazzotti), dentre outras.

O ex-prefeito foi infeliz ao construir o elefante branco denominado de “Edifício Garagem” fincado em pleno centro comercial de Manaus, quando naquela época a cidade já carecia de passagens de nível e viadutos. Porém, aquele monstrengo continua sob a responsabilidade da Prefeitura de Manaus e está ali se deteriorando sem oferecer à sociedade nenhum serviço que justifique a despesa de sua construção, já que a finalidade de edifício não deu certo. Assim terá que ser feito um estudo para a reutilização do monstrengo, pois como está não tem serventia e sobrecarrega ainda mais o erário público. Não esqueçam que o dinheiro que foi gasto em sua construção é do povo, não pode ser jogado pela janela da inoperância.

A sugestão é que seja feita adaptação no prédio para abrigar parte do Shopping dos Camelôs, para isso deverá ser readaptado com a finalidade de facilitar o acesso da população. Essa é uma forma de minimizarmos os problemas existentes no centro da cidade, onde camelôs superlotam as vias públicas. A medida é apenas paliativa, por certo não solucionará o problema, daí insistirmos haver a necessidade da continuidade do projeto de construção do Shopping Popular no quadrilátero da Boot Line, próximo ao Porto de Manaus (Roadway), onde poderão ser alocados centenas de camelôs.

Caso não haja viabilidade do Shopping ser instalado naquele local, por problemas estruturais, temos outra sugestão: por que não fazer ali um abrigo de imigrantes e moradores de rua, já que Manaus é cidade sede da Copa de 2014 e não poderá ostentar diante dos turistas as centenas de pessoas que dormem em papelão e se cobrem com folhas de jornal (como na música de Noel Rosa), denegrindo a imagem metropolitana da quarta cidade mais rica do Brasil.

Prefeito, corra, tome providências! Convido Vossa Excelência e seus assessores para caminhar à noite pelo centro da cidade, quando o senhor constatará que naquele local centenas de moradores de rua, disputam espaços para dormir ao relento.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)