Total de Visitas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Inferno Urbano entre o campo do São Raimundo e a igreja da Glória

A Praça de Alimentação do bairro da Glória exala o ranço malcheiroso nas lanchonetes e bares, que vendem alimentação sem se preocupar com os princípios básicos de higiene.

Até parece que Satanás está de conluio com os políticos locais que nada fazem em defesa da população, tal é o abandono porque passa nossa cidade, que já perdeu suas características da belle epoque há muito tempo, pois se arrasta lentamente para o caos urbano, provocada especialmente pela inoperância daqueles que estão no poder.

Prova do descaso público e como se encontra a Praça de Alimentação situada entre o campo da Colina e a igreja da Glória. Tudo ali exala o ranço malcheiroso nas lanchonetes e bares, que vendem alimentação sem se preocupar com os princípios básicos de higiene.

Até o momento não tive notícias que algum político tenha se pronunciado denunciando este descalabro à Secretaria de Saúde do Município, há inclusive relatos que pessoas vieram a falecer de botulismo face terem ingerido alimentos produzidos naquele local.

Enquanto isso acontece à vista de todos os transeuntes, nossos políticos continuam de maneira enfática a discutir o óbvio na Casa Legislativa Municipal, não visitam as comunidades para verificar in loco seus problemas, e ainda recebem polpudos e gordos salários pagos pelo mesmo povo que eles ignoram. Espero que nenhum parente desses políticos tenha a infelicidade de escolher aquele local para tomar lanche e venha a contrair alguma doença letal.

Às vezes acredito que alguns de nossos políticos têm muita sorte, imaginem se tivessem nascido no Oriente Médio, seriam decapitados, porque lá o sujeito quando rouba pela primeira vez, eles cortam uma mão; na segunda vez eles cortam a outra; e, na terceira, eles cortam a cabeça. Ao nascerem no Brasil, onde a corrupção campeia, estão livres destes castigos, pois não somos tão drásticos. Via de regra, depois de fazerem várias estripulias, esses bandidos loquazes são laureados, com polpudas aposentadorias, como já foi divulgado inúmeros casos que foram matérias de capa em jornais locais, enquanto isso o cidadão comum tem que contribuir durante aduz trinta e cinco anos de contribuição à Previdência Social para conseguir uma mísera aposentadoria que mal dá para o seu sustento.

Pois é, vou contar uma história que me deixou pensativo: conversava um destes dias com um adolescente, filho de um amigo comum, morador do bairro da Glória, quando lhe perguntei se ele trabalhava e a resposta foi negativa, mas que pretendia ser milionário. Presumi que aquele rapaz fazia parte do grupo que chamo de ‘fiscal da natureza’ e em seguida lhe perguntei como ele pretendia ser rico. ‘Eu pretendo, no futuro, ser político’, foi a resposta.

Depois dessa conversa passei a me aproximar dos amigos de minha filha, que também é adolescente, e a leitura fiz da juventude é que todos eles têm a opinião de que a maioria dos políticos rouba para ficar ricos.

A partir daí conclui que os jovens, como o restante do povo, não acredita em políticos, por isso não cobram suas atribuições. É comum que espaços de utilidade pública, como a Praça de Alimentação do bairro da Glória continuem entregue à sujeira, com os banheiros pútridos exalando a alma fétida desses que foram eleitos para representar a população e ao chegarem no poder passam a defender somente seus interesses.

Para não dizer que daquele local é de todo ruim há uma única coisa poética naquele inferno, seu teto dá para ver as estrelas pelo buraco do telhado. As teias de aranha ornamentam as lanchonetes, tem também outros personagens da imundice como: baratas, osgas, mosquitos da dengue, o mais hilariante são os cururus que em dias de chuva espantam as moças que estão à espera do ônibus. Tudo isso é uma área de lazer público, completamente abandonado, e sem qualquer serviço modesto de manutenção.

Alô autoridades e vereadores: convidem suas famílias para fazer um lanche na área de lazer do bairro Glória, tenho certeza que esta será primeira e última visita que os senhores farão naquele local, pois ficarão envergonhados com o abandono. Acredito que depois desta constatação vosso espírito público aflorará e providências para a recuperação daquele logradouro serão tomadas, pois continuo acreditando naquele adágio popular que diz “que a esperança é a última que morre”. Como sou devoto de Nossa Senhora da Glória, continuarei a fazer minhas preces que parece ser o único jeito. Só um aviso: não esqueçam que em 2012 haverá eleições, então mexam essa bunda letárgica de vocês e andem. O tempo urge.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)

Militante Político e Social