Total de Visitas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FEIRA DA MANAUS MODERNA

Quanto à velha Feira da Manaus Moderna, ponham a mesma mais pra diante, ali pertinho da Feita da Banana, naquela área onde o Serafim, quando foi Prefeito, prometeu instalar o Shopping dos Camelôs

Pois é, a Feira da Manaus Moderna foi instalada provisoriamente naquele local e tudo leva a crer, sem qualquer projeto, havendo somente a preocupação de resolver um problema momentâneo. Com a construção daquele monstrengo morreu parte da história da nossa cidade, os prédios históricos da Escadaria dos Remédios ficaram escondidos e a cidade - construída de costa para o rio, com seu rosto moreno representado, também, pela cidade fluvial mais linda do Brasil - está agonizando à espera de soluções por parte do poder público.

Como Manaus é uma das cidades da Copa de 2014, é preciso tirar esse monstrengo da orla metropolitana da cidade, construindo ali um projeto arquitetônico viável com uma urbe que já tem mais de 2 milhões de habitantes.

Poderá ser construído no local um grande logradouro de lazer ecológico, aproveitando o ar puro do rio Negro, com vegetação própria ao espaço e arquitetura conveniente com o século XXI; não aquelas coisas horríveis neo-coloniais como as plataformas de ônibus do expresso que estão desabando no chão, pondo em risco a vida da população.

Por que não construir no local a “Praça do Pescador” ou a “Praça de Ajuricaba”, com pistas de Cooper e brinquedos infantis? No local poderíamos ainda construir um Mirante com biblioteca, virado para o pôr-do-sol, ou um projeto arquitetônico com dupla face, virado para o amanhecer e vice-versa. São idéias simples e funcionais para ajudar na revitalização do centro histórico de Manaus.

A nossa capital precisa sair da era do gelo, e dar um salto quântico tanto na vida das pessoas como na sua arquitetura, modernizando e civilizando o nosso status quo. Os governantes precisam saber que o conceito político de administrar tem que ter resultantes na práxis, isto é, na realidade da vida comum. Temos que nos atualizar com as conquistas do século XXI, senão vamos ficar para trás.

Quanto à velha Feira da Manaus Moderna, ponham a mesma mais pra diante, ali pertinho da Feita da Banana, naquela área onde o Serafim, quando foi Prefeito, prometeu instalar o Shopping dos Camelôs, com essa medida reduziríamos o engarrafamento de veículos hoje existente no local.

Agora imaginem mês de junho em plena Copa 2014, ocorrer uma enchente tal qual aconteceu em 2008 quando parte da feira da Manaus Moderna ficou submersa. Seria um cartão postal inóspito para os turistas que teriam de caminhar pelas pontes improvisadas de madeira na tentativa de chegar às dependências da feira, um espetáculo humilhante para o povo amazonense, como diria o caboclo Dunga, estivador do Porto de Manaus: “como desgraça pouco é tiquinho”, vamos trazer alguns flutuantes residenciais que estão construídos no igarapé de São Raimundo, nas proximidades da antiga Sucam e instalar na frente ao porto de Manaus.

Então façamos o que tem que ser feito: vamos tirar a estopilha do lindo rosto de Manaus, a quarta cidade mais rica do Brasil.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)

Militante Político e Social