Total de Visitas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Feira de Santo Antonio: A reforma que vai casar com a Copa de 2014.

Alô prefeito: vamos reformar e modernizar a Feira do Santo Antônio.

Criada em 1985 pelo prefeito na época, Amazonino Mendes, com o objetivo de abrigar os remanescentes feirantes da Feira do Produtor, que era ali ao lado do Estádio Vivaldo Lima, a Feira do Santo Antônio, é hoje uma enorme construção que supera em exorbitância, a demanda de compradores que moram pelas cercanias do referido bairro que dá nome a citada feira.

Manaus é a terra do arreganha tudo, como diz aquela canção de sucesso do cantor Elimar Santos, aqui ou é 8 ou é 800, e assim foi construída a hoje “feira fantasma”, situada em frente da sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Um negócio gigantesco bem à venta dos vereadores, que até agora, não dizem nada, nem fazem o que deviam fazer, fiscalizar a coisa pública. E tudo isso bem na cara dos atarefados edis, sempre apressados e nervosos dando prioridade a seus projetos de grande relevância para a sociedade. Vejamos alguns: Dia do Moto-taxista; Dia da Sogra e outros que são alvos de gozações pela sociedade. Talvez, por isso é que nossos vereadores não tenham tido tempo para olhar como diz o caboclo nem que seja com o rabo do olho para a dita feira, pois ela está aí, como uma baleia enorme fincada em frente a nossa Casa Legislativa Municipal, como nosso bairro é pequeno não tem uma soma expressiva de eleitores somos como piabas e jejus (alusão a peixes pequenos), nossos problemas passam a não ter pressa para serem solucionados.

Já que ninguém faz nada mesmo, este blog vai sentar a pua e dar algumas dicas para o aproveitamento do espaço já construído e que é uma beleza de enormidade:

SUGESTÕES

1. A metade da Feira, 50% do espaço físico, que dá acesso pela antiga rua São José, poderá funcionar como Praça de Alimentação, logicamente com toda a infra-estrutura que o citado logradouro requer, instalando caixas eletrônicos de diversos bancos, casas lotéricas, lanchonetes, restaurantes, bancas de revista, lan house e outras atividades comerciais inerentes a esse tipo de comércio, não esqueçamos dos sanitários decentes, etc.;

2. A outra parte, 25% do espaço, com acesso pela rua Padre Agostinho Caballero Martin, poderá ser dividida em boxes para vendas de carnes, peixes, derivados e produtos hortifrutigranjeiros.

3. E o último, 25%, também com acesso pela rua Padre Agostinho Caballero Martin deverá abrigar lojas variadas com vendas de confecções, bijuterias, papelaria, fotocópias, chaveiros, mercearia e outros.

Vislumbro que uma praça de alimentação com toda infra-estrutura, atenderá não somente os moradores do bairro de Santo Antonio, que a implementação deste projeto beneficiará também os circunvizinhos bairros de São Jorge, Vila da Prata, Compensa, São Raimundo e Glória, nossos jovens ganharão uma área de lazer e um point de encontro.

Alô prefeito: vamos reformar e modernizar a Feira do Santo Antônio. Vamos transformar essa Orca numa belíssima Baleia Azul, aliás o senhor começou bem, então termine essa maravilha, e receba as bênçãos do Santo padroeiro de nosso Bairro. Então viva Santo Antônio.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)