Total de Visitas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Camelôs Invadem Centro de Manaus


A cada dia que passa, o Centro de Manaus vira uma maltrapilha feira árabe, igual aquelas que vimos nas fitas de cinema, iguais ao Homem que Sabia Demais, Indiana Jones, etc.

A cada dia o número de barracas de camelôs invadem o centro comercial da nossa capital, transformando a cidade - que será sub-sede da Copa de 2014 - numa verdadeira feira árabe. Naquele local são vendidos de materiais eletrônicos de última geração, DVDs piratas e alimentos que são manuseados sem a mínima preocupação dos princípios básicos de higiene. Se continuar assim, a prefeitura, gestora dessa metrópole, inequivocamente fará um gol contra, frustrando a expectativa de realizarmos o maior evento esportivo mundial, deixando escapulir entre nossos dedos, indo parar nas mãos dos nossos irmãos paraenses, loucos para sediarem a Copa.

A cada dia que passa, o Centro de Manaus vira uma maltrapilha feira árabe, igual aquelas que vimos nas fitas de cinema, iguais ao Homem que Sabia Demais, Indiana Jones, etc. Uma coisa horrível, que está se transformando num pesadelo e um desrespeito a população. Enquanto isso, a Secretário Municipal, que deveria dar solução ao problema, está passivo deixando como está para ver como é que fica. Não se surpreendam se até o final do ano os camelôs estiverem trabalhando nos arredores do Teatro Amazonas. Quanto ao prefeito, sugerimos que comece a pensar em um choque de gestão, afastando os Secretários inoperantes, pois estes estão atrapalhando sua administração e sua eventual candidatura a reeleição.

Sou radicalmente desfavorável ao uso da violência tal qual foi perpetrada contra os camelôs por aquele Prefeito que administrou esta capital no final da década de 80, por outro lado sou contra a omissão como a que está acontecendo, pois já se passaram mais de dois anos da atual administração e não foi dada qualquer solução no sentido de resolver o problema em questão, quem sabe a criatividade seja a solução para o impasse. Não esqueça, senhor prefeito, que temos vários prédios abandonados no Centro Comercial de Manaus. Que tal, utilizá-los adaptando-os para funcionarem como mini-shopping abrigando 200 ou 300 camelôs esquecendo assim, aquelas idéias faraônicas de fazer um grande Shopping para abrigar 1.000 camelos. Temos que ser práticos, pois do jeito que vai o senhor perderá a reeleição não somente pelos votos dos camelôs como de grande parte da população insatisfeita com o descaso e ainda será estigmatizado de ter sido acometido pela “Maldição dos Camelôs”. Não esqueça que aquele ex-prefeito que foi acometido pela tal maldição, nunca mais foi reeleito para cargo de prefeito.

Quanto à Câmara Municipal de Manaus (CMM) somente alguns vereadores continuam a insistir em resolver este grave problema. Enquanto isto maioria de nossos ilustres edis, ficam em silêncio quase sepulcral na tentativa de esquecerem o assunto em questão, talvez porque para os parlamentares a cidade tem outros problemas mais sérios a serem resolvidos. Quanto aos camelôs, estes que aguardem, no próximo ano, período eleitoral, serão lembrados e veremos pronunciamentos sendo feitos de forma veemente no plenário do Legislativo em defesa destes trabalhadores que hoje são marginalizados pelo Poder Público.

Portanto, senhor prefeito, resolva a solução dos camelôs. Não esqueça que lá na rua estão trabalhadores, cidadãos que querem uma oportunidade para desenvolver suas atividades comerciais, de onde tiram o sustento de suas famílias, e não podem continuar assim, trabalhando de forma desorganizada

Vamos acordar, prefeito, secretários e vereadores, Manaus é nossa, então vamos cuidar de nossa cidade como se fosse a nossa casa, minha gente. Vamos dar ouvidos a tuba canora deste Blog, pois quem avisa amigo é.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)

Militante Político e Social