Total de Visitas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Iranduba: Socorro Prefeito!




Entrar nessa estrada, só com caro anfíbio, em rítmo de aventura.

Com estas palavras começamos a fazer uma denúncia sobre o descaso da Prefeitura de Iranduba, feita pelos moradores da comunidade do ramal São Sebastião, no Km 06 da Estrada Carlos Braga, que dá acesso ao município. Entrar naquela estrada em veículos de pequeno porte é uma verdadeira aventura. Faço uma sugestão àqueles que necessitem se deslocar para esse local, que o façam, de preferência de trator. (Ver a Foto).

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)

Analista político e social

Socorro Sampaio vai sugerir o nome "Arena da Amazônia Vivaldo Lima".

Por que não “Arena da Amazônia Vivaldo Lima”?

Sobre a matéria acima, publicada neste blog, recebemos da Deputada socorro Sampaio o seguinte e-mail:

“Prezado amigo,

Informo que farei ao Governador Omar Aziz o indicativo para que o nome oficial
do novo estádio seja "Arena da Amazônia Vivaldo Lima".

Obrigada,

Conceição Sampaio
Deputada Estadual - PP/AM”

Campinhos de Pelada: Celeiros de craques.

O gol dos campinhos de várzeas eram marcados por galhos secos.

Manaus está na UTI. Nossa cidade não é mais aquela, como dizem os mais antigos. Uma pachorrenta inversão de valores toma conta da vida de nossa capital. A começar pelas lideranças políticas, anuviadas pela falta de conhecimento sobre a municipalidade (alguns vereadores têm até no dedo anelar, exatamente um anel de doutor, com pós-graduação em alienação. O sujeito não sabe nada sobre Manaus. E vou fazer aqui uma pergunta aos nobres edis, como a esfinge fez a Édipo, guardada as devidas proporções cerebrais:

-Onde é que fica o Sovaco da Cobra e, na sequência, onde se situa o Sítio Bom Jesus, o Bafo da Onça a Sapolândia e a Vila Sassá? Aposto que nenhum vereador conhece tais recantos populosos dos nossos bairros. E isso, amigos, é alienação. No duro.

Algum político sabe que no Igarapé Quarenta (bairros do Crespo e Raiz) tinham 5 campos de futebol? Esses campinhos de várzea que proliferavam por toda Manaus; do Educandos às pontes, do Igarapé do Mestre Chico ao São Raimundo, onde após as peladas os craques varzeanos iam tomar banho de cuia nas cacimbas de águas alvíssimas sem nunca alguém ser acometido de barriga d’água.

Às margens dos ditos campos, enormes torcidas se amontoavam para ver os craques fazerem suas peripécias, como hoje as fazem, o Robinho, o Ganso, o Fred, e tantos outros craques brasileiros.

Muita gente boa de bola nasceu nesses campinhos, aliás grandes craques do passado passaram por lá, especialmente os de clubes de bairros.

Hoje não temos mais campinhos de pelada na vazante do rio Negro. Somente algum ou outro espaço é que sobra na várzea verdejante de nossa cidade.

Por isso Manaus está na última faixa abecedária das séries de futebol, não tem mais para onde cair. Se tivesse, cairíamos.

Apesar do Fast Clube ter tentado se firmar na Copa Brasil, quando com o Vivaldão lotado, e 25 mil torcedores amazonenses ensaiando um olé de tincoã, pois eram exatamente 36 minutos do segundo tempo e o placar marcava Fast 2 x Flamengo 1. Eu me lembro, o Serginho presidente do nosso “Rolo Compressor”, subia e descia as arquibancadas eufórico. Enquanto a ‘lesera baré’ continuava: Olé! Olé! Olé! Olé! Acontece que a vítima do olé, era o Flamengo. Passou voando um urubu sobre as nossas cabeças, como a águia passou na Odisséia. E o Flamengo no apagar das luzes fez dois gols e o Fast perdeu de 3 x 2.

É saudosismo, irmãos, mais vamos fazer campos de pelada, destes saíram muitos craques amazonenses, senão o futebol do Amazonas vai pro brejo, caso não haja investimentos nas categorias de base. Quanto a Arena da Amazônia - aquele elefante Branco que está sendo construído pela bagatela, como diz o caboclo de 1 bilhão porque - agora virou moda em nosso estado toda obra de grande porte não pode ficar menos orçada na casa do bilhão . Aliás, quem avisa amigo é!

Por Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)

Analista político e social