Total de Visitas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UEA FOI CRIADA PARA RICOS

E que o estudante rico entre numa universidade particular,
e deixe de comer a mulher dos outros, como fez o rei Davi.

Essa história das elites desvirtuarem o processo normal das coisas vem de muito longe, exemplo disso foi concretizado pelo Rei Davi, que tinha centenas de mulheres e concubinas, entretanto mandou seu general colocar o oficial que era marido de Bate Seba no meio das frentes de batalha, justamente para que o mesmo fosse morto e o rei, Autor dos Salmos, pudesse ficar com mulher do próximo, logicamente abatido pelo furor da batalha.

As elites portadoras dessa herança demoníaca de querer sempre ter o seu e também a última moeda daquele que nada tem, no caso, o estudante universitário sem posses, continuam alimentando em pleno século XXI, o egoísmo capitalista de somar riquezas, enquanto as classes sociais mais desprovidas ficam sempre a ‘ver navios’.

A crítica in loco feita por meu filho caçula que estuda na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) confirma tal assertiva, em sua estupefata expressão: “pai, meus colegas em maioria tem carrão de luxo, e a UEA, tem por finalidade atender o acadêmico pobre que não pode pagar um curso superior”.

Meu filho Hermes, faz Direito, e para mim é gratificante, que ele continue a ponderar sobre a finalidade das Universidades Federais e Estaduais, exatamente porque na decantação da sobrevivência desigual, os ricos agora mais do nunca querem comer além do seu pão dourado, também o beiju insalubre do caboclo estudante pobre de academia.

Nas eras passadas, antes do Holoceno, as elites já ruminavam sobre a relva fresca das sociedades, e certamente lá em Mu e no reino de Guilgamesh, os donos do poder avançavam na riqueza, repartindo-a com os seus filhos, levando à boca sempre o melhor, e deixando para os pobres, os ossos do banquete.

Que a presidente Dilma, o Ministro da Educação, congressistas, reitores e mais reitores, e a mídia, digam alguma coisa em prol do estudante pobre, que faz o Enem e passa, tirando seu curso superior numa faculdade paga pelo Estado. E que o estudante rico, também diligente, entre numa universidade particular, porque ele ou seu pai podem pagar. E deixem de comer a mulher dos outros, como fez o rei Davi, que era sábio e poeta, mas fazia parte de uma elite torpe, desumana e insaciável por tudo aquilo que não é seu, mas ela acha que é, pois essa maldição pútrida acomete a humanidade, isso há milhares de anos. Até o pão miserável do pobre, o rico quer comer. Inclusive, a faculdade de um pobre aluno pobre.

Alexandre Otto,

É escritor e membro do Clube da Madrugada.