Total de Visitas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vamos modernizar a Feira do Cacau!



 Frank Lopes, Jefferson Praia e Milson Paschoalini, ao fundo a Feira do Cacau.
A feira do Cacau-Pirera é o portal de quem vai de Manaus para o Iranduba e municípios próximos, portanto, precisamos reformá-la, dando-lhe aspectos de modernidade e higiene, sendo este segmento de real importância, principalmente para os visitantes e para os futuros turistas que virão para a Copa 2014.
Hoje, observando-se o esforço que os proprietários das bancas de alimentos instaladas dentro da feira praticam para atender os clientes de acordo com suas paupérrimas condições, denotam-se a falta de cuidados com os alimentos, sempre sobrevoados por moscas varejeiras - que infestam todos os mercados e feiras de Manaus e do Amazonas -, agentes provocadores de inúmeras doenças que afligem a nossa boa gente.
A reforma e assepsia do espaço da Feira do Cacau-Pirera poderá evitar um futuro surto de diarréia nos incautos turistas visitantes que deixarem a capital da Zona Franca. Assim recomendamos aos engenheiros da reforma, para que os mesmo não façam “maquiagem de resíduos” na obra, o Cacau merece coisa melhor.
Seria bom que os gestores da futura obra se informassem com os mais antigos, sobre o Mercado Adolpho Lisboa, suas divisórias traçadas com funcionalidade pelos ingleses, e a higiene manaura que os mingauzeiros apresentavam à clientela, isto é, os cozinheiros e serventes trajados com uniforme impecavelmente branco, e as tigelas limpíssimas onde era servido o delicioso mungunzá, o cuscuz, a pamonha, a macaxeira cozida e o mingau de banana verde com leite condensado, que até hoje ainda dá água na boca deste escriba aqui.
Manaus era assim, além de bela e civilizada, o manauara era gente bem educada. Isso do rico ao mais pobre, o amazonense sempre foi um grande povo.
Gostaríamos que o prefeito Nonato Lopes, tivesse conhecimento deste artigo, e tomasse alguma providência, pelo menos razoável. Ou que algum vereador decente, lesse esta nossa sugestão em plenário, para que a Feira do Cacau seja transformada em portal turístico para o nosso amado município de Iranduba, e o povo irandubense tenha orgulho da própria terra.
            Dizemos isso e enfatizamos, pois o vereador que fizer isso, vai garantir centenas de votos, pois quando o político trabalha, o povo reconhece o seu trabalho e vota consolidando a eleição do trabalhador. Aliás, é assim que o povo age. E o bom político deve ser recíproco com a população, garantindo assim a sua reeleição.
Vamos às obras, minha gente, a reforma da Feira do Cacau é missão de todos nós.                
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social