Total de Visitas

terça-feira, 28 de junho de 2011

IRANDUBA É O MAIOR PREDADOR FLORESTAL DO AMAZONAS


 
Alguns atribuem o fato às olarias que, ao longo destes mais de trinta anos, desmataram para retirar lenha que foram utilizados em seus fornos.

A região Metropolitana de Manaus é formada pelos municípios de Iranduba, Novo Airão, Manacapuru, Careiro, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, que à médio prazo terão ingredientes capazes de torná-los áreas de conflitos com grandes desmatamentos para futuro loteamento.
Não esqueçamos que quase 60% da área que compõe a região metropolitana pertencem à União, que é aproximadamente 53.231 quilômetros quadrados; 31,41% pertencem ao Estado, uma área de 28.290 quilômetros quadrados e 15,69% de áreas sem destinação, o equivalente a 14.133 quilômetros quadrados segundo o último senso do IBGE. Caso específico do município de Iranduba, que tem uma área destinada à unidade de conservação que perfaz o total 35% do município.
Agora, a pergunta que fazemos: Como fica o cidadão que comprou terrenos nos vários loteamentos existentes nas proximidades daquela cidade, uma vez que há uma imensa área pública que não pode ser comercializada, o que é que o poder público está fazendo para coibir que empresários inescrupulosos passem a lotear terrenos em áreas proibidas?
Moro trinta e cinco anos em Manaus, e ao longo destes anos tenho assistido em nossa capital, centenas de invasões, a maioria delas aconteceram com apoio de políticos principalmente em época de eleições, bairros se formaram sem a menor infraestrutura e a preocupação que temos é que o município vizinho transforme-se em uma  grande favela, tal qual se transformou parte de  nossa capital.
Alguns moradores de Manaus pretendem mudar-se para Iranduba, em busca da tranqüilidade que reina naquele local. Espero que este sonho de mudança não se torne um pesadelo, uma vez que fluxo migratório para aquela cidade será algo assombroso. Estima-se que nos próximos dez anos, aquele município passará de algo em torno de 30.000 para 140.000 habitantes.
Segundo dados do Governo do Estado, o Iranduba, ultrapassou o limite máximo de desmatamento e foi o primeiro a superar no Amazonas o limite de 20% de desmate permitido pelo Código Florestal. Alguns atribuem o fato às olarias que ao longo destes mais de trinta anos, desmataram para retirar lenha que foram utilizados em seus fornos. Hoje a situação é mais preocupante do que naquelas cidades localizados no Sul do Amazonas, que no passado foram denunciados como campeões em desmatamento. O fato é que elas ainda atingiram esse percentual.
Então senhor Prefeito Nonato Lopes, que seja intensificado um trabalho de conscientização e fiscalização na área ambiental daquele município. Com a chegada da ponte, esse processo de desmatamento para loteamento tende a aumentar e tornar-se sem controle.     
Agora, o prefeito precisa fazer alguma coisa para modificar esse estupro ecológico, pois Iranduba passou a perna em Humaitá, agora é o 1º lugar no Amazonas em desmatamento florestal. Senhor prefeito, quase em final de mandato Vossa Excelência recebe o laurel macabro de comandar o município que é o Predador Florestal de nosso Estado.  Abre o olho, Nonato, senão entrarás para história da pior forma possível.
Quanto aos empresários do ramo de cerâmica procure viabilizar com eles projetos de cunho social como forma repararem de alguma maneira o mau que fizeram ao meio ambiente.
Entre em ação, e não deixe mais essa gente derrubar a nossa floresta, a persistir crime ecológico as nascente de novos igarapés estarão com os dias contados nessas bandas verdejantes do nosso querido Iranduba.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social