Total de Visitas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Barroncas: Caminhando contra o vento, com carteira da OAB e outros documentos.


Barroncas com sua indumentária de cooper, na Vila Olímpica de Santo Antonio
De peito aberto contra o vento, aqui da janela da Câmara Municipal, flagro Oliveira Barroncas, advogado primoroso, e político incansável da legalidade, militante histórico do PT, fazendo seu cooper alegre, certamente se preparando fisicamente, para o embate eleitoral de 2012, que já se aproxima de nossa Manaus.
Sobranceiro, ele vem pisando forte e tranqüilo como todo e bom cidadão, deixando a ver que é uma pessoa de consciência limpa que não deve nada a ninguém, pela sua integridade e postura social exemplar.
Lembro dele, ainda muito jovem quando participava na Igreja de São Jorge, chamado JAC – Jovem Alegre com Cristo, naquela época era um líder entre a moçada, e quando palmilhou como leigo religioso nas vocações apostólicas, sempre procurando servir da melhor maneira o postulado cristão e os ensinamentos da igreja romana, que nesse tempo tinha o Papa João Paulo II, como exemplo de conciliação, e o Cristo como caminho.
E o tenho acompanhado a continuada luta política deste guerreiro, que ergue destemido a bandeira do PT ideológico, por uma sociedade mais justa e por um país melhor onde a justiça social seja uma constante, meta primordial dos verdadeiros petistas históricos. O Barroncas é um deles.
É bem verdade que nessas três décadas de messiânica dedicação partidária, esse companheiro velho de guerra, nunca ganhou uma eleição no sufrágio do voto, mas ganhou de todos nós os louros da admiração e respeito, por nunca ter se negado a concorrer, mesmo enfrentado os medalhões da política local.
É verdade Barroncas, o candidato a senador tem que esperar até que o povo    amadureça, e possa reconhecer as qualidades intrínsecas do legislador necessário para o momento certo num tempo certo.
Um dia, não só você, como tantos outros políticos que se candidatam e não ganham, ganharão alguma coisa em resposta cidadã pelo muito que fizeram pela democracia em nosso estado porque não dizer em nosso ps, não deixando a peteca cair completamente nas mãos de políticos aproveitadores que são eleitos pelo povo, e logo em seguida passam a legislar em causa própria, esquecendo os compromissos assumidos com a população.
Aliás, às vezes fico a pensar que o povo parece que gosta de sofrer nas mãos de políticos fisiologistas. O que é uma pena, relembrar com galhardia aquela frase surreal de uma eleição passada quando afirmava a plenos pulmões: “Canalha vota em canalha e cidadão vota em cidadão”. É verdade, Barroncas, pessoas como você são difíceis de ser esquecidas pela estatura moral, enquanto tem muito gogoboy que ganha a eleição, e depois como era de esperar, não faz nada pelo povo.
Você Barroncas, político e advogado, o Almir Fonseca, médico cirurgião, o Marcus Barros, professor e cientista, e tantos outros companheiros de valor, ainda não cruzaram a reta da chegada de um pleito vitorioso, mas de uma coisa tenham certeza, vocês são pessoas de bem, são paradigmas para os nossos jovens e para a sociedade amazonenses, e merecem o respeito aqui deste blogueiro e deste povo descendente de Ajuricaba.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social

PLANETÁRIO UM SONHO A SER REALIZADO


Tenho acompanhado a luta do vereador Mário Frota, para aprovar emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que assegura a construção do Planetário de Manaus. Em 2009, quando o projeto foi apresentado pela primeira vez, foi rejeitado pela administração Amazonino Mendes. Como estávamos saindo de uma eleição, acreditei que o prefeito deveria estar arrumando a casa e o melhor seria aguardar o ano seguinte. No ano passado Mário apresentou novamente o seu projeto, mas ele foi novamente rejeitado.
Em 2011, o edil mudou de estratégia e decidiu realizar o I Seminário para Criação e Instalação do Planetário do Amazonas, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no último dia 27 de maio. Para o evento foram convidados o vereador Nadir Neves, autor do projeto que deu origem ao Planetário Sebastião Sodré da Gama, de Belém (PA); o professor Manoel Reinaldo Elias Filho, diretor do Planetário do Pará; e o Vereador Raimundo Castro, Presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB). De Manaus participaram representantes do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), ULBRA, UNINORTE, ESBAM, UNINILTONLINS, FAMETRO, FIEAM, SEBRAE dentre outras autoridades.
O vereador acreditava que para aprovar a emenda havia uma condição que era de conscientizar os vereadores de Manaus, através de seminário para esclarecer da necessidade de se instalar em nossa capital um Planetário, que nada mais é que um Centro de Estudos e Pesquisas nas mais diversas áreas como: Astronomia, Matemática, Física, Astronáutica, Educação Ambiental, e que aquele espaço também serviria de apoio à comunidade escolar, contribuindo para a melhoria da educação formal, despertando o interesse da população geral por ciência e suas influências na sociedade, possibilitando o despertar de vocações pela carreira cientifica.
Para se ter uma dimensão da visitação no Planetário instalado em Belém, capital vizinha do Estado do Pará, nestes últimos dez anos teve mais de 500 mil visitantes, entre estudantes das diversas unidades universitárias, de Cursos de Graduação a Pós-Graduação, com objetiva da pesquisa científica e a difusão desse conhecimento, unindo a comunidade docente, discente e externa.
Ao final do Seminário o vereador Mario Frota, foi efusivamente aplaudido pelos participantes que agradeceram a iniciativa do edil, que dava como quase certa a aprovação da emenda em plenário, somente não contava com a falta de sensibilidade dos vereadores que compõe a base aliada do prefeito Amazonino, como diz o caboclo: “tratoraram sem pestanejar, não aprovaram uma emenda sequer nem dos aliados do mandatário do município”.
Após o final da reunião que votou a LDO, recebi uma ligação do ex-Senador Evandro Carreira, que acompanhou a Sessão Planária através da Tv Câmara, e assistiu o desenrolar da votação que me disse: “olha meu amigo, fala ao Mário que sou solidário nessa luta porque essa derrota não é somente dele e sim do povo amazonense que perdeu a oportunidade de ter um centro de pesquisas moderno, meu filho”.

Também esperar o quê desses vereadores, vai ver muitos deles não sabe sequer o que é Planetário, talvez pensem que é uma cápsula espacial para mandar pessoas para o espaço, se assim fosse, os primeiros que  deveriam fazer esta viagem deveriam ser os nobre vereadores, de preferência sem direito a retorno.
Enfim, quero me solidarizar com Mário e pedir que continue sua luta. Ele continua sendo uma referência entre esses políticos e se preocupa verdadeiramente com a população. Apresenta  projetos de relevância para a sociedade, quanto aos demais vereadores é melhor não tecer comentários, seria perder tempo, agora resta somente aguardar o próximo ano quando  haverá  eleição e seu projeto seja incluído entre aqueles que serão aprovados.
Na saída da Câmara Municipal após a votação da LDO, encontrei um líder comunitário que me interpelou perguntando o que aconteceu: “porque não foi aprovado uma Emenda sequer, isso me deixa muito desestimulado pois fiz reunião na comunidade, verifiquei os pleitos encaminhei-os a um  vereador que na última eleição foi o mais votado em meu bairro, para transformar em emenda a LDO, e na hora de votar os projetos, como o prefeito tem a maioria na Casa, seus aliados por determinação deste, não aprovaram um emenda”.
“Agora, me responda”, continuou o líder comunitário, “para que serviu todo o meu trabalho? E chego a conclusão que foi perda de tempo vir a Câmara. Agora, vou começar a andar para a prefeitura para ver se marco uma audiência com o ‘Mazoca’ como é conhecido Amazonino, e vou levar direto os pleitos da comunidade à Deus, não vou mais falar com Santo”, e seguiu caminhando e resmungando palavras impublicáveis.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social