Total de Visitas

terça-feira, 19 de julho de 2011

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO IRANDUBA




A Câmara Municipal do Iranduba (CMI) poderia encetar um projeto para instalar a Escola do Legislativo naquele município tomando como parâmetro a Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde são ministrados cursos das mais diversas áreas. A iniciativa serviria também para viabilizar convênios com a interleg, da Câmara Federal de Brasília, visando os cursos, via internet, que são ministrados por aquela entidade.
A escola contemplaria os jovens moradores do município vizinho, estudantes que estão concluindo o ensino médio e não têm recursos financeiros para se deslocar até Manaus, pagando transporte e mensalidades de cursos, via de regra, a preços proibitivos para a realidade daqueles munícipes.
O objetivo do projeto é qualificar e proporcionar oportunidade aos jovens para concorrerem ao mercado de trabalho que a cada ano passa a torna-se mais seletivo.
Algumas pessoas de Iranduba, quando fiz exposição do projeto, retrucaram de pronto, alegando que a Câmara não dispõe de recursos financeiros para fazer aquisições de computadores e outros materiais que se façam necessários para a implementação do projeto. Então relacionei, passo a passo o que deveria ser seguido como:
1-A Câmara teria que disponibilizar duas salas com as seguintes dimensões 3x6 metros na primeira onde seria instalado um Centro de Informática com 10 computadores e na segunda sala de aula, teria 1 mesa para o professor, um quadro e 20 carteiras para os alunos onde seriam ministrados cursos das mais diversas áreas como: Vendas, Atendimento ao Público, Relações Humanas no Trabalho, Aprendendo a Empreender e outros.
2 – Quanto à aquisição dos computadores, deverá ser formulado um projeto que será apresentado à Superintendência do Banco do Brasil em Manaus, pois esta entidade tem várias parcerias em nosso Estado, com Secretarias de Municípios, Câmaras Municipais e entidades sem fins lucrativos, que receberam como doação equipamentos. Acredito que há reais possibilidades de serem disponibilizados esses equipamentos uma vez que o objetivo do projeto está dentro da filosofia de trabalho daquela entidade creditícia.   
Temos certeza que a partir desse projeto, a Câmara passará e ser uma Casa legislativa cidadã, preocupada com o futuro de nossos jovens qualificando-os para o futuro visando o destino do município.

Por: Paulo Onofre (MTb 427)
Analista Político e Social
Jornal Tribuna do Iranduba
  

Governador salva Rio Preto da Eva do desmatamento



Parece que o governador Omar Aziz leu este blog que denunciava as queimadas da floresta de Iranduba, pois de maneira emergente e lúcida fez valer sua autoridade, debelando o desmatamento gigantesco que devastava as áreas verdejantes do município de Rio Preto da Eva.
Na continuidade dessa performance governamental preservadora, Omar Aziz se destaca de outros governantes pretéritos que em passado recente derrubavam pau a torto e a direito em nosso Estado, inclusive dando aos caboclos motoserras vorazes que abriram imensas clareiras no seio virgem de nossas florestas.
Ainda bem que temos agora, um governador preservacionista ligado às tendências mundiais do problema climático, pois hoje as maiorias dos governos perseveram na manutenção de suas florestas nativas.
A operação terra, ar e água, se fizeram sentir para o bem do nosso patrimônio florestal, e tecemos aqui um aplauso verde ao governador de passado socialista, que felizmente não perdeu como outros, o liame ideológico que o empurrava pra luta, quando a causa era justa e em defesa do bem comum e amazônico.
Parabéns Omar, pelo gesto sobranceiro de impedir um dano crucial à integridade da floresta de Rio Preto da Eva. Aliás, quem deveria ser o guardião de lá, deveria era o prefeito, mas já que esse dormiu no ponto, o governador foi lá e pôs um fim na catástrofe provocada pelos predadores. É assim que se governa, defendendo o Estado do Amazonas e o povo que nele habita.
Os predadores insanos estão querendo transformar o Amazonas em carvão - mais uma sacanagem dessa quadrilha de inimigos da floresta.
Eles deveriam fazer uma caieira de seus cérebros estúpidos, vendendo esse carvão idiota para os preservacionistas fazer churrasquinho aos domingos, mesmo vendo a seleção apanhar, e os 4 pé chatos perderem os pênaltis que até o saudoso Davizinho ou o Aníbal Beça fariam chutando de bico em prol do Brasil e de nós, os sofridos torcedores brasileiros.
Quanto ao Mano, parece que fica até perdermos de novo para o Uruguai na Copa 2014.
Essa outra queimada doeu. Felizmente nós temos Omar como artilheiro da preservação do Amazonas. E para quem não sabe, segundo Eduardo Braga, a idéia de Manaus ser cidade sede da Copa do Mundo, é dele. Nota dez pra Vossa Excelência. 
 
Por: Alexandre Oto
Escritor, poeta e fundador do Clube da Madrugada