Total de Visitas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ARRASTÃO EM SANTO ANTONIO: LADRÕES PLANEJAM ROUBAR POLICIAIS DENTRO DO 5º DIP


Piscina da Mini Vila Olímpica que está localizada ao lado do 5º DIP, onde os ladrões estão roubando o povo bem na cara da polícia.

Dias atrás, dando sequência a onda de assaltos e a violência que grassa em Manaus, uma quadrilha de ladrões armados até os dentes, invadiu a Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, pondo em pânico pacatos cidadãos que estavam praticando Cooper e outros esportes nesse local.
Os meliantes, de armas em punho e vociferando palavras de baixo calão, obrigaram tais pessoas a entregar seus celulares, relógios, alianças, dinheiro, cartões e outros pertences.
Tudo isso aconteceu a céu aberto, num espaço colado à Câmara Municipal de Manaus, onde os vereadores, durante o dia do plenário, vociferavam frases de redundância política que, sem norte e visão de municipalidade, não leva a nada, nem traz para o povo algum benefício legislador ou fiscal.
Agora, o que foi mais surpreendente é que a citada praça de esporte fica ao lado do 5º DIP. Várias senhoras gritavam em alto e bom tom: “se não temos segurança ao lado da delegacia aonde é que teremos”. Enquanto este fato insólito ocorria com os amantes do esporte, a portaria da turma da Guarda Municipal - que fica na entrada da Vila Olímpica para controlar a entrada de pessoas - se encontrava fechada com os vigilantes acomodados em uma sala com ar condicionado assistindo, sem pestanejar, mais um capítulo da novela  Insensato Coração.
E o que é pior, o povo vai continuar a ser roubado na cara das autoridades eleitas, da polícia e ninguém diz nada. A grande maioria desses edis são ‘vacas de presépio’ do poder, eles só fazem baixar a cabeça e dizer sim ao chefão político.  Quase todos estão calados, não se discute nesta Casa Legislativa Segurança Pública, pois a maioria dos Vereadores diz que isso é responsabilidade do Estado. Enquanto essa inércia permanecer as estatísticas continuam a crescer como foi divulgado por meio da mídia impressa que de janeiro a julho deste ano, em Manaus, aconteceram mais de 500 assassinatos.  
Ficamos perplexos com a situação de abandono do povo manauara, pois ninguém faz nada por nossa boa gente. As instituições continuam omissas. Não há segurança, mas tem polícia. Não há proteção para o cidadão, mas tem Secretaria de Segurança. Ora bolas, isso é muita sacanagem com a legalidade e os bons costumes. Vivemos num caos completo e desmoralizante.
Agora mesmo um político que foi duas vezes prefeito de Manaus, escolhido como o melhor prefeito do Brasil e ministro duas vezes, foi acusado de ter, em pouco tempo, aumentado seu patrimônio em mais de 400.000 vezes. Talvez esse político tenha participado do mesmo curso que o ex-ministro Antonio Palocci participou, que tinha como matéria principal: ‘como aumentar sua fortuna em curto espaço de tempo com o erário público’. Acusado pelo Ministério Público, como pagador de obras fantasma, em vez de estar preso como ladrão foi premiado pela população com um mandato de senador da república. É uma vergonha!
Esse episódio me faz lembrar dos tempos de garoto, na época em que havia um jornalista chamado Sergio Porto que usava o pseudônimo de “Stanislaw Ponte Preta” que escreveu uma frase que marcou época: “Restaura-se a moralidade ou locupletemo-nos todos”. Como dizia o Gil, antigo colunista social do Jornal a Critica: “pano rapidíssimo”.
Enquanto isso acontece no terceiro mundo onde todo o tipo de bandalheira é engendrado por políticos malandros, a Europa está pegando fogo com o Movimento dos Injuriados. As pessoas de bem não agüentam mais tanta farsa e tanto engodo praticado pelas instituições legais.
E para engrossar o caldo da insatisfação geral da população, principalmente do bairro de Santo Antonio, lembramos, mais uma vez, que a Mini Vila Olímpica está localizada ao lado do 5º DIP, onde os ladrões estão roubando o povo bem na cara da polícia. A ousadia destes meliantes é tanta que não me surpreenderei se, num futuro próximo, tentarem roubar os policiais que estão de plantão naquela Delegacia.   
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
Jornal Tribuna do Iranduba

POUSADAS COMUNITÁRIAS PARA O IRANDUBA


Iranduba deve seguir o exemplo de Parintins na construção de pousadas.

Em Parintins, no início da década 90, o número de hotéis não atendia a demanda de turistas que chegavam naquele município, ávidos para participar do Festival Folclórico. Com a finalidade de amenizar a situação o governo encetou um projeto para beneficiar a comunidade, abrindo linhas de financiando para que os moradores da cidade construíssem pousadas, casas, apartamentos e quitinetes para alugar na alta temporada. A medida resolveu em parte o problema da falta de hospedagem e alojamento para os visitantes do famoso festival junino.
Da mesma forma, estamos propondo essa experiência ao município de Iranduba, que deverá enfrentar problema idêntico ocorrido em Parintins, após a construção da Ponte Manaus – Cacau Pirera, quando a população manauara, ávida por fugir do claustro urbano dos fins de semana, acorrerá para a vizinha cidade, em busca naquele bucólico município o contato com natureza e ares mais puros.
Torceremos para que, após ler este artigo, provavelmente o prefeito Nonato Lopes deverá conversar com os vereadores e fará um pronunciamento ao povo irandubense, para que a salutar idéia parintinense também tenha a mesma acolhida na cidade vizinha da capital.
Assim, acreditamos que será formulada certamente com a AFEAM e o governo do Estado, uma ampla parceria para que o projeto das Pousadas Comunitárias dê certo também em Iranduba.
Mas isso tem que ser feito agora, porque depois da ponte inaugurada o município vai enfrentar dificuldades para alojar os visitantes de finais de semana. Se estas medidas não forem tomadas em tempo hábil para evitar improvisos. A prefeitura será compelida a criar áreas de campings para serem montadas barracas, senão essa cidade vai se transformar num verdadeiro inferno urbano. 
Além do mais, visitantes menos aquinhoados, certamente aos milhares, optarão pela hospedagem menos onerosa como alguns jovens que, após as baladas, que certamente deverão aparecer na cidade, dormirão ao relento nas praças e ruas daquela cidade, com isso, a singela Iranduba, corre o risco de virar um festival de ‘Woodstock do Mal’, com gente bêbada, cantorias desenfreadas, muita maconha, cocaína e outros alucinógenos que infernizarão os moradores hospitaleiros e pródigos desse município tão próximo do coração de Manaus. Infelizmente nossa pacata gente não tem culpa do município passar a ser um atrativo para apresentações de bandas musicais de outros Estados.
Não esqueçamos que após a inauguração da ponte, Iranduba deverá ficar anexado à capital e passará a ser mais um bairro de Manaus, com administração diferente, estando assim propenso a ter todas as mazelas sociais.
A prefeitura deverá discutir o assunto com as autoridades e a sociedade organizada a partir de agora, enquanto é tempo, porque depois que a ‘vaca for para o brejo’ a coisa pode ficar muito feia, aí Inês é morta.
E olhe, Prefeito, quem avisa amigo é. A idéia das Pousadas Comunitárias é uma ótima solução.       
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
Jornal Tribuna de Iranduba