Total de Visitas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Voando alto sobre Manaus e Iranduba


 
  

O Aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus, não vai atender a demanda da Copa e a solução é a construção de novo aeroporto em Iranduba.

      Viajando sobre o imaginário do filme Avatar, de James Cameron, acho que um aeroporto em Iranduba viria a calhar para a Copa do Mundo de 2014, já que Manaus é cidade sede e o vizinho município faz parte da Região Metropolitana da capital. A idéia do aeroporto em Iranduba é excelente como suporte logístico do evento mundial futebolístico que teremos pela frente.
            Agora remetemos a nossa idéia para a opinião pública no sentido de colaborar com o desenvolvimento da região, e fazemos uma pergunta aos quatro ventos: porque não construir um centro comercial com Shopping e tudo lá na área do Aeroclube, e não colocamos o dito lá em Iranduba?
            Manaus seria transformada e rejubilada em seu aspecto panorâmico, ampliando sua expressão turística e arquitetônica. Lá no Aeroclube também poderia ser construído um espaço de lazer ecológico fantástico como o Central Park de Nova York, já que não temos na ‘capital da selva’, uma área verde como a citada cidade americana, o que é uma vergonha e um descuido incongruente já que moramos no meio da floresta amazônica.
            A capital da Zona Franca ganhará um novo complexo urbanístico que sobremaneira promoverá a imagística de nossa cidade como metrópole cidade sede da Copa do Mundo, ampliando a performance de urbe escolhida pela Fifa para sediar os jogos da competição internacional.
            Sairemos da mesmice provinciana que atrapalha o desempenho de capital norteada para o sucesso mundial, e seremos um cidade de perfil espetacular como Kuala Lumpur ou Dubai, e assim verdadeiramente cresceremos para o aplauso mundial.
            De outro modo, e na visão de ‘matámatá’, continuaremos como estamos, com a cidade lotada de barracas de camelôs e outras fraturas incidentais urbanas que atrasam o nosso crescimento e a evolução de nossa sociedade.
            Vamos pensar alto, caboclos irmãos. Vamos voar alto, como aquelas montanhas aéreas do filme Avatar. Ou então amigos, continuemos com o nosso andar de Giju, tentando atravessar a nado, isto é, a  pé, pela várzea e a restinga, para depois tomar um banho nas águas de um lago qualquer lá no murumurutuba.  

Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)         
Foto: skyscrapercity.com