Total de Visitas

sábado, 6 de agosto de 2011

Calma, que o Monotrilho já vem!


 Que seja o Monotrilho, ou qualquer outro sistema de transporte. O povo quer ver solucionado esta situação angustiante por que passa a nossa cidade. 
Com a frase que dá título a este artigo o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, inicia seus discursos para criar mais um longo capítulo da ‘novela monotrilho’. Esse imbróglio lembra muito a novelista Glória Magadan, que fazia suspense nas suas estórias, e que fez sucesso na década de 60 quando a Rede Globo iniciava as suas atividades. Essa história do monotrilho vem se arrastando a passos de tartaruga e a opinião pública já não acredita mais em nada do que o Estado e a Prefeitura estão tentando fazer para melhorar a logística da nossa cidade.
O governador Omar Aziz ainda tem a desculpa de demonstrar inércia sobre o assunto, pois a administração anterior lhe deixou como herança um pepino do tamanho de uma baleia azul, além de outras dívidas cabeludas, que metem medo a qualquer governante impávido e sério.
Já a prefeitura tem dinheiro saindo pelo ladrão; um orçamento de fazer inveja a qualquer cidade desenvolvida; que dá para fazer de Manaus, uma das capitais mais bem servidas de transporte coletivo. Dinheiro tem, só falta vontade política.
Agora que estamos perto da inauguração da ponte superfaturada, em quase 100%, (que absurdo!), ficamos deveras arrepiados com o futuro do Monotrilho cujo custo está orçado em R$ 1,4 bilhão, que na seqüência escabrosa deverá custar quase R$ 2,8 bilhão de reais, com os “aditivos”.
A população espera o Monotrilho que nem uma ‘mulher gorda e suada esperando o ônibus do meio-dia e um garotinho ao seu lado lambendo prazeroso um super refrescante picolé de buriti’ (imagem hiper-realista criada por Abrahim Aleme). Assim o povo de Manaus aguarda o Monotrilho - desde que foi sorteada como cidade sede da Copa de 2014.
Achamos que o Omar, o Amazonino, a Dilma e o pessoal do BNDES devem fazer uma Ação Conjunta veloz, para fazer o negócio sair do papel e se tornar realidade.
Ou a gente une as forças e vai pra cima, tornando o sonho do Monotrilho uma realidade, ou a população e os torcedores da Copa do Mundo, vão ter que andar de Expresso remendado, herança deixada pelo ex-prefeito Alfredo. Imaginemos o turista fazendo o trajeto do aeroporto até a Arena da Amazônia, pendurado num destes monstrengos. Vamos andar cabisbaixo, envergonhado com o governo que temos.
Que seja o Monotrilho, ou qualquer outro sistema de transporte. O povo quer ver solucionado esta situação angustiante por que passa a nossa cidade.  
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna do Iranduba
Foto: rogeliocasado.blogspot.com