Total de Visitas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A emenda foi pior que o soneto



Diante das denúncias deste Blog, que defende a coisa pública e o povo Irandubense, denunciamos a poluição das nascentes dos igarapés e a lixeira à céu aberto, instalada no perímetro urbano da cidade, mas a prefeitura do município parece que resolveu piorar a coisa que já era ruim e está mandando aterrar o lixo sem os critérios recomendados pelos órgãos que regulamentam as questões do meio ambiente.
O Prefeito e o Secretário de Meio Ambiente do Município de Iranduba, sabem que lixo não é pó para ser aterrado, tem que ter tratamento adequado. O Brasil e demais países em desenvolvimento (que antes chamávamos de países do terceiro mundo), perde anualmente bilhões de dólares por falta da reciclagem do lixo. Nos países desenvolvidos o lixo é uma fonte de renda e fator gerador de emprego e renda, no Brasil a burrice e incompetência desses pseudos técnicos e governantes não lhes permitem enxergar um palmo adiante do nariz.
Na China, há décadas atrás, atrasada durante o governo de Mao Tsé-Tung, se faziam nas comunas o aproveitamento das fezes das cloacas coletivas nas comunidades rurais. A merda, literalmente, era aproveitada como adubo para tornar o chão chinês fértil e ninguém ousaria cantar aquela canção do Chico Buarque que dizia: “Joga bosta na Geni”, justamente porque a merda dos chineses estava valendo ouro.
Agora, os fãs do Chico, estamos com uma vontade imensa de jogar a bosta de qualquer Geni nesses gestores irandubenses que mandaram aterrar o lixo, criando uma lixeira poluente e um risco de contaminação do lençol freático e o do igarapé que passa nas proximidades do lixão.
O exemplo mais gritante que tivemos em Manaus foi o balneário da Ponte da Bolívia que há alguns anos era um ponto turístico e após a instalação de uma lixeira nas proximidades, o igarapé se transformou em um esgoto a céu aberto. 
A nova lixeira vai se tornar um criatório de ratos, baratas, urubus, insetos, doenças e com aumento do êxodo de pessoas para aquele município, com a inauguração da ponte, sem sombra de dúvidas surgirá vários bolsões de miséria. A tendência disso, será inevitável o surgimento de pessoas à cata de alimentos naquele local, como já acontece em outras cidades.
Sugerimos ao prefeito Nonato Lopes que elabore uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar a população a coletar o lixo de forma seletiva, tendo como alvo principal os alunos da rede educacional do município, pois a reciclagem do lixo pode vir a ser uma fonte de renda, além de preservar o meio ambiente.
A inoperância do poder público municipal de Iranduba é gritante tanto que a Praça dos Três Poderes, bem ali no nariz do prefeito, há seis anos, não recebe nenhuma reforma. Na sede do municipio você caminha por alguns bairros da periferia e logo se depara com monturos de lixo onde ratos e baratas fazem a festa.
A eleição se aproxima, e o povo vai jogar a bosta em vez de ser na Geni, o penico vai ser derramado em cima dos políticos que abandonaram o povo. Aí sim, é como aquela música que vai ser cantada ao contrário: “Chuva de merda que cai sem parar...” e o alvo será a cabeça dos maus políticos irandubenses.
Por Paulo Onofre         
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna do Iranduba