Total de Visitas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TCU condena prefeito de Iranduba por irregularidades


Nonato Lopes, prefeito de Iranduba, condenado pelo TCU a devolver recursos para a União por prestação de contas irregulares.

O prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, foi condenado e terá que devolver aos cofres públicos RS 73,9 mil. Ele ainda foi multado em RS 15 mil pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que julgou irregulares a sua prestação de contas do exercício de 2008. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 16 de Setembro.
O relator do processo, ministro André Luis Carvalho, constatou as irregularidades na aplicação do repasse de recursos federais transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) e ao Programa de Assistência da Farmácia Básica e o incentivo ao custeio de Centro de Atendimento Pissicosocial.
Os ministros do Tribunal condenaram Nonato Lopes a pagar aproximadamente RS 90 mil, sendo RS 73.942,28, referentes á somatória das parcelas que seriam destinadas aos programas do FNS e RS 15 mil de multas.
O prefeito tem 15 dias para comprovar ao Tribunal a devolução dos valores aos cofres públicos. Caso isso não ocorra os mesmos estarão sujeitos a reajustes monetários e acréscimos de juros.
Como diriam os astrólogos: o prefeito de Iranduba vive um inferno zodiacal, pois nas últimas semanas tem sido constantes a veiculação por meio da mídia amazonense de denúncias referente a sua administração frente à prefeitura de Iranduba.
Enquanto isso acontece, a Câmara Municipal daquele município está de olhos vendados já que em suas reuniões os vereadores não ousam criticar o Prefeito, mesmo assim muitos daqueles edis tem como certa suas reeleições, será que eles acreditam que o povo é alienado politicamente, o irandubense tem um pouco de mineiro, trabalha calado  e a primeira providência que tomaram foi realizar um ato de repúdio silencioso, ou seja, deixaram de frequentar as reuniões naquela Casa Legislativa por acharem que elas começam do nada e vão para lugar nenhum.
O conselho que damos aos nobres vereadores é que acordem e promovam Seminários no plenário da Câmara com objetivo de discutir os problemas que afligem a população, tais como: a - Coleta de lixo; b - Encerramento das atividades do SENAI no Iranduba por falta de apoio do Prefeito; c - Discussão sobre a situação do sistema de transporte coletivo após a inauguração da Ponte; d - Regulamentação das atividades de moto taxistas no município, dentre outros;
Sugerimos ainda que ouçam as vozes roucas das ruas, pois nessa andança que fiz pelo município conversei com um feirante que falou sobre o desinteresse das pessoas em assistir as Sessões Planárias.
Ele até deu uma sugestão aos vereadores: “Sugiro que o presidente da Câmara instale na nossa feira um sistema de auto falante para as centenas de pessoas que passam por aqui, todos os dias, tomem conhecimento do que se está discutindo no plenário do Poder Legislativo”. Essa idéia é uma forma de incentivar o povo a participar das sessões da Casa, nos dias de expediente.
Por: Paulo Onofre      
Jornalista (MTB 467)
Analista Político e Social