Total de Visitas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessões Itinerantes: Solução para Resolver Marasmo da Câmara de Iranduba



 Câmara de Iranduba só tem público quando existe Audiência Pública.

Os vereadores da Câmara Municipal de Iranduba, diante da descrença em políticos que assola o país, bem que deveriam elaborar um calendário para realização de Sessões Itinerantes nas várias comunidades que estão esquecidas pelo poder público municipal para. Essa medida tem o objetivo de resgatar a credibilidade dos vereadores do município junto a seus eleitores, tendo em vista que nos dias de sessão na Câmara não se encontra uma viva alma na platéia.
As sessões itinerantes em comunidades objetivam aproximar e fazer com que os edis vivenciem o dia-a-dia dos comunitários verificando in-loco suas necessidades. Alguns acéticos hão de me perguntar e enfatizar que somente essa ação não resolve os problemas que aflige a comunidade, sabemos que não, mais acreditamos ser a forma inteligente dos vereadores prestarem conta de seu trabalho parlamentar indo aonde o povo está. Nessa oportunidade serão coletados os pleitos dos munícipes nas mais diversas áreas como: saúde, educação e outras questões que são indicadores do abandono das comunidades.
O passo seguinte será encaminhar ao prefeito, os pleitos a partir da entrega de um relatório ao Chefe do Poder Executivo municipal que deverá ser acordado, entre os poderes, um prazo para a solução dos problemas. Caso dentro deste período a situação não seja sanada a Câmara convidará a comunidade para participar de uma Tribuna Popular como forma de reiterar os anseios dos comunitários, acredito que desta forma os vereadores voltarão a ter a confiança de seus eleitores.
Durante a reunião deverá ser enfatizada as atribuições do vereador que é de fiscalizar o Executivo Municipal e Legislar para que os comunitários não confundam alhos com bugalhos. A sugestão que fazemos é que a Câmara providencie a elaboração de uma cartilha na qual serão informadas quais são as atividades de um parlamentar no município para que os munícipes tomem ciência de que os vereadores não têm poderes para solucionar os problemas, e sim encaminhá-los ao Executivo Municipal, funcionando assim como elo entre a comunidade e o prefeito.
Lembrando sempre que o parlamento não se faz somente no plenário mas também ouvindo a população, visitando as comunidades, escolas, hospitais e conversando com o povo, então como diria o humorista Juca Chaves: “Levantem suas bundas letárgicas das cadeiras e saiam do ar condicionado e vão ao  encontro  do povo que os elegeu”.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 426)
Analista Político e Social    
Foto: http://www.portalamazonia.com.br/secao/especiais/pontesobreorionegro/files/2011/05/camarairanduba265.jpg

SENAI DESMONTA SUA ESTRUTURA NO IRANDUBA POR FALTA DE APOIO DO MUNICÍPIO


 
Iranduba entrará em fase de franco crescimento após a inauguração
da ponte, com a construção de vários empreendimentos imobiliários.

O município de Iranduba entrará em fase de franco crescimento após a inauguração da ponte, com a construção de vários empreendimentos imobiliários, além da implantação de algumas fábricas, conforme vem sendo divulgando na imprensa local.
Na contra mão da esteira do desenvolvimento que se avizinha o Senai anuncia que no final do ano encerra as suas atividades no Cacau Pirêra, onde funciona há alguns anos, alegando que essa medida se faz necessária  como forma de conter custos, uma vez que não recebe qualquer ajuda do Poder Executivo Municipal.
Acredito que está na hora da Câmara Municipal, por meio de seus vereadores, chamar os representantes do SENAI para participarem de uma Tribuna Popular, com objetivo de informar os reais motivos que levarão aquela entidade, quase centenária, a encerrar suas atividades no município.
E, a partir de constatado as causas da saída daquela entidade do município, essa Casa Legislativa tem o dever de envidar esforços no sentido de buscar, junto ao poder público municipal, a ajuda necessária para aquele que é um dos centros de formação profissional mais importante do país, permaneça com suas atividades formando e qualificando nossos jovens para os desafios que terão que enfrentar na procura de emprego neste mercado de trabalho que, a cada dia, passa a ser  mais seletivo. 
Acreditamos que nesta luta os poderes Executivo, Legislativo e a classe empresarial, das mais diversas atividades, deverão somar forças para evitar esse retrocesso.  
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
  

PREFEITO DE IRANDUBA GARANTE MERENDA ESCOLAR


 
O prefeito prometeu que caso os recursos não
sejam liberados, ele vai pagar do próprio bolso.

              Quando vou ao município de Iranduba, sempre sou interpelado por pessoas do povo, que me parabenizam pela prestação de serviços que estamos realizando por meio deste blog em prol do povo irandubense, dizem de forma enfática que somos a exceção da regra quando se trata de levar informações. Segundo nossos leitores quando o prefeito conclui obras que venham melhorar a qualidade de vida da população lá estamos nós elogiando o Chefe do Poder Executivo; quando ele é omisso nas questões públicas estamos presente criticando e apontando possíveis soluções. Enfatizo às pessoas que não usamos a mídia para perseguir o prefeito ou coisa desse gênero, o nosso objetivo é contribuir com a sua administração, mesmo que em algumas vezes tenhamos que criticá-lo, pois isso faz parte do jogo democrático.
              Então como diria o poeta, “para não dizer que não falei de flores”, lá vai uma notícia que merece elogios ao prefeito: os 13 mil estudantes da rede municipal de ensino, estavam prestes a ficar sem merenda escolar a partir de 19 de setembro, em virtude de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter reprovada as contas daquele município referente ao ano de 2003, fato esse divulgado amplamente pela imprensa de Manaus. A partir de  junho próximo passado aquele município deixou de receber os repasses do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o que ocasionou atraso no pagamento de fornecedores na merenda escolar.
              O prefeito chamou os 11 fornecedores da merenda escolar, na tarde do dia 19, e firmou um acordo com os mesmos na tentativa de evitar a suspensão das aulas, com isso os empresários continuam fornecendo para o município até o final do mês. O prefeito prometeu que caso os recursos não sejam liberados, ele vai pagar do próprio bolso, vamos aguardar para ver o desenrolar do caso Merenda X Prestação de Contas.

Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social