Total de Visitas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Não deixem Iranduba ficar doido




No alto de sua arrogância, Chico Doido se sente professor de Jesus Cristo - esquece que vai ter que enfrentar provavelmente três políticos profissionais como: Liberman Moreno, Francisco Souza e Josué Neto.

Um município esquizofrênico seria o pior título para Iranduba, se levarmos em conta as loucuras que o atual prefeito tem feito sem fazer nada pela nossa boa gente daquela localidade, que mais uma vez se decepciona com um político que tudo prometeu em tempos de eleição e depois de eleito, pouco ou nada faz pela população desalentada.
Favorito nas pesquisas eleitorais, o eterno candidato Francisco Gomes da Silva, o Chico Doido, já tri-campeão de derrotas, pois já perdeu três vezes, continua chamando urubu de meu compadre e gato escaldado de padrinho, pois o mesmo tendo levado 3 peias eleitorais, ainda não aprendeu a soletrar a palavra política, pois o bom político tem que saber escutar a todos, até mesmo seus adversários, pois como diz a famosa frase maquiavélica: “se o teu inimigo é mais forte que tu, junta-te a ele”.
Porém Chico Doido, sempre foi acostumado a misturar os pés com as mãos, fala-se a boca pequena no Cacau Pirêra, que o tratamento dispensado por ele a seus empregados (colaboradores), é de indiferença, como se os mesmos nada significassem no seu processo produtivo, pois os trata com arrogância e desrespeito, talvez Chico Doido não entendesse que gente é gente, e tem que ser tratada como tal, coisa que ele não faz. Será que sem ajuda dos seus funcionários (trabalhadores), Chico Doido seria o empresário que é hoje? Então é bom que ele reflita sua postura esdrúxula de empresário e político que é muito prejudicial para sua vida pública, ademais para quem almeja ser prefeito, seu comportamento é incompatível com o cargo que pretende.
Se eleito prefeito, Chico Doido terá que conviver em harmonia com o Legislativo, leia-se: com a Câmara Municipal de Iranduba (CMI). Caso isso não aconteça, ele corre o sério risco de ser cassado no primeiro ano de mandato; suas prestações de contas deverão ser apresentadas àquele Poder em tempo hábil, pois uma das funções do Legislativo é fiscalizar o Executivo.
Quanto ao Judiciário, este, a cada dia, passa a se tornar mais atuante e a convivência entre o Executivo e este Poder é de fundamental importância para quem administra município.
Agora, o Chico não pode querer ser prefeito de Iranduba, para por em prática os seus gritos agressivos, e querer tratar o povo como trata seus funcionários: no sopapo, não, se isso continuar ocorrendo mais uma vez o “estúpido” vai levar couro, pois quem trata mal os seus, vai tratar mal também os vizinhos.
Por isso, gostaria de colocar algumas sugestões ao Chico Doido: primeiro ele tem que aprender a fazer política, que é a arte de escutar; tem que se assessorar por pessoas que elaborem projetos exequíveis para Iranduba; tem que ter sempre em mãos pesquisas de opinião pública atualizadas que lhe nortearão no processo eleitoral; não deve esquecer que esta é a sua última oportunidade para se eleger prefeito, pois nas eleições de 2016, deverá dobrar o número de eleitores e a maioria desses novos moradores que migrarão para Iranduba, por certo optarão por candidatos mais jovens.     
Fala-se a boca pequena que nem mesmo os empresários oleiros, seus colegas, não o apoiarão, pois não acreditam que sua candidatura será vitoriosa, vaticinam que a sua queda nas pesquisas será vertiginosa com o passar dos meses que antecedem a eleição. Enfatizam ainda que o altaneiro povo iIrandubense, não vai perder a cabeça e escolher para prefeito, um cara acéfalo que não tem a mínima noção de municipalidade, ainda mais que ele, sendo um político amador - mas que no alto de sua arrogância se sente professor de Jesus Cristo - esquece que vai ter que enfrentar provavelmente três políticos profissionais como: Liberman Moreno, Francisco Souza e Josué Neto.
O povo de Iranduba, não pode ficar doido de querer um prefeito que atende pelo nome de Chico Doido. Isso seria um absurdo que o saudoso escritor Arthur Engrácio enfatiza como a consagração do fútil, uma estupidez que o bom senso irandubense por certo evitará, jogando essa opção eleitoral lá para os ‘quintos dos infernos’.
Aliás, Iranduba já cometeu uma besteira escolhendo o Nonato Lopes como prefeito. Agora repetir essa loucura com Chico Doido é uma maluquice que poderá dar uma tremenda dor de cabeça de quatro anos de sofrimento. Isso minha gente, é coisa de doido, não é mesmo! Deus nos livre de tanta maluquice. Tanta ‘lesêra baré’ assim é demais.
Por isso é que a dona Carminha, moradora lá do Cacau, comentou com o repórter deste blog: “É muito rato prum queijo só! Eles tão é de olho e doido pra meter a mão no dinheiro do povo”. É verdade, dona Carminha, agora a loucura esta vindo pela ponte.
Enquanto isso, na feira do Cacau Pirêra, o seu Bacú, figura folclórica da quase ‘feira fantasma’ daquela localidade, sempre sorridente, porém enfático, quando fala de política diz sempre aos seus amigos em alto e bom tom: “a pior coisa que aconteceu para o Iranduba foi o povo eleger o Nonato Lopes duas vezes para prefeito, e a pior pode vir acontecer para o municipio será o povo eleger o Chico Doido para prefeito”. Vôte cobra d’água, isso parece praga de mulher baixinha.            
Por: Paulo Onofre           
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna do Iranduba
Foto: acritica.uol.com.br