Total de Visitas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Protestos de 15 de Novembro – Um fiasco em todo país.


Proclamação dá ré pública
Anunciados no Facebook e no Twitter convidando os internautas a participarem contra a corrupção em todo o país, os protestos deram em nada de representativo, apenas uns poucos gatos pingados compareceram aos eventos programados, como aquele que reuniu apenas 200 pessoas no vão livre do MASP, saindo essa turba pelas ruas de São Paulo, como se fossem figuras isoladas daquele filme famoso com Vittorio Gasman, representando quixotescamente o fidalgo Branca Leone, herói solitário de uma cavalaria decadente.
Decadência é a palavra exata para traduzir o fiasco dos protestos de 15 de novembro último, quando o povo pondo culpa na chuva, se deliciou diante da churrasqueira sorvendo umas e outras louras geladas, se preocupou foi com a própria pança, mandando a política e luta lá para os quintos dos infernos, como diz aquela antiga canção do Roberto.
O deputado Marcelo Ramos, um dos poucos deputados de oposição, enfatizou por meio da mídia que a esquerda agora está no Poder, daí surgir o imbróglio conceitual dialético que nos deixa atônitos, pois nessa lógica concepção, a direita agora é oposição, fato que nos deixa em atitude cômica, e com uma brasa nas mãos. Ora, ora, a direita nunca lutou pelo povo, e agora posa de tal. É o mesmo que o Deputado Federal Pauderney criar uma lei que proteja o inquilino contra o dono da casa.
E meus amigos a ética virou mercadoria escassa, como no reino do absurdo em que vivemos onde comemoramos um feriado que não houve. Apesar de a República ter sido proclamada em 1889, até hoje estamos a esperar sua proclamação, pois não há República sem valores republicanos que devem ser colocados em prática diariamente, pelos seus gestores públicos, tudo isso está garantido por leis de má qualidade, elas que deveriam proteger cidadão acabam sufocando-o.
No frigir dos ovos penso que meu pai tinha razão quando dizia para não faça movimentos sociais em finais de semana ou quando houver um feriado imprensado, pois fatalmente você estará fadado o insucesso por falta de público, estão talvez esteja ai a explicação da manifestação contra a corrupção prevista para o feriado da Proclamação da República, tenha sido um fiasco.
Quarta-Feira passada conversei com alguns alunos secundaristas na tentativa de encontrar uma explicação de suas ausências na manifestação e eles me disseram que marcaram essa manifestação justamente no feriado quando houve a virada cultural, ora ninguém foi.
Enquanto isso, no Oriente Médio, a população se une e usa o Twiter e o Facebook para combinar manifestações na tentativa de derrubar ditaduras, como na Tunisia e Egito. Lembramos que alguns ditadores caíram de seus postos, que há décadas ocupavam, por meio de manifestações nos sites de relacionamento. Nós, por aqui, não conseguimos sequer aglutinar estudantes e parte da população para fazermos uma manifestação. É preocupante o momento de descaso que a sociedade amazonense vive, vejamos então o que falou um dos coordenadores do “Movimento Fé e Politica” Moisés Aragão: “Tivemos grande dificuldade em mobilizar os movimentos sociais, as lideranças até aceitam. Quanto ao povo de Manaus, acredito que se acostumou com tanta corrupção”.
Vejam a gravidade da situação, a partir do momento que líderes de movimentos sociais enfatizam que o combate a corrupção em Manaus é um caso perdido, então passo a ter certeza de que vivemos em uma sociedade alienada, desprovida de valores éticos e morais.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social

LUPPI DESCENDO DE LADEIRA ABAIXO


O tamanho do rombo:
Lupi fez uma viagem oficial ao Maranhão a bordo de um avião disponibilizado por Adair Meire (que estava na mesma aeronave), diretor da ONG aquinhoada com a bagatela de recursos no valor de RS 10,4 milhões oriundos do Ministério do Trabalho.

Para os analistas políticos de plantão a queda do ministro Carlos Lupi, é uma questão de tempo, pois a cada dia que passa as denúncias que chegam à presidente Dilma, torna difícil a permanência desse fanfarrão, como passou a ser chamado depois de seu rompante, no qual assegurou que somente sairia do ministério à bala e, em seguida, protagonizou uma cena patética fazendo uma declaração de amor quando disse: “Dilma, eu te amo”.
Em seguida foi à Comissão na Câmara Federal, criada com objetivo de averiguar as denunciar, quando afirmou, de forma categórica, não conhecer os dirigentes da ONG, alvo das denúncias e, em seguida, foi desmentido pelo presidente da citada ONG.
Na tentativa de amenizar a gravidade dos fatos o presidente em exercício do PDT, André Figueiredo, disse que vai cobrar explicações do diretório do partido no Maranhão, para saber se foi pago o aluguel daquela aeronave.  Esse pagamento há de estar contabilizado nas prestações de contas de 2009, uma vez que Lupi afirma que o pagamento foi efetuado pelo diretório do Maranhão, enquanto isso o presidente PDT/MA, Igor Lago, solicitou a contabilidade do diretório no período de 2009 a 2010, a fim de sanar esse impasse.
A revista “VEJA” veiculou que Lupi fez uma viagem oficial ao Maranhão, em Dezembro de 2009, a bordo de um avião disponibilizado por Adair Meire (que estava na mesma aeronave), diretor da ONG aquinhoada com a bagatela de recursos no valor de RS 10,4 milhões oriundos do Ministério do Trabalho.
Segundo os especuladores, a influência de Lupi dentro do PDT ainda é um ponto que lhe asseguram no cargo, seus assessores querem dar explicações e compartilhar com as direções do partido o “desgaste”, sofrido diante das denúncias de irregularidades que se acumulam e a alternativa que resta ao ministro Luppi, será sua renúncia como forma de minimizar os impactos sofridos pelo partido e evitar sua exoneração.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
Membro do PDT do Amazonas