Total de Visitas

domingo, 20 de novembro de 2011

IRANDUBA URGENTE



SECRETÁRIA TEM DOIS EMPREGOS PÚBLICOS
A imprensa divulgou que a secretária de Cultura de Iranduba, Cristiane Barros, exerce concomitantemente a função de secretária no município e é mantida em um cargo de assessoria no gabinete de um deputado estadual. Pasmen! A Cristiane é filha da vereadora de Iranduba, Alzira Barros (PCdoB). Os funcionários da Assembléia Legislativa evitam falar sobre o assunto.

ACORDO NA CALADA DA NOITE
Comenta-se, à boca pequena, que o prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, chegou a conclusão que nem um de seus pupilos (secretários ou vereadores), que se arvoraram a se lançar como pré-candidatos a prefeito, têm o perfil para exercer o cargo. Por isso, estuda a possibilidade de apoiar o Chico Doido, mas para que isso se concretize indicaria o futuro vice-prefeito.
Como diz um vereador, seu aliado, usando aquele conhecido adágio popular: “vão-se os anéis e ficam os dedos”. Se Nonato não puder indicar o prefeito, ele escolhe um vice, e tudo fica como ‘dantes no quartel de Abrantes’. É pagar para ver, as cartas estão na mesa.
Por: Paulo Onofre            
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna de Iranduba

ESCOLA FANTASMA DE IRANDUBA



A reforma da Escola Municipal Creuza Abess Farah, parece uma daquelas histórias das arábias, senão vejamos: o Edital de licitação para escolher a empresa construtora, que faria a reforma, foi marcado para o dia 21de abril, só que esqueceram que este dia é feriado nacional, e o dia 22 do mesmo mês, é sexta-feira santa, também dia de guarda.
A empresa vencedora da tal licitação foi A. E. Pinheiro, o valor orçado da obra foi de R$ 224.860,87, com prazo de 90 dias para a conclusão da mesma, conforme pode ser lido em uma placa de madeira, colocada em frente à escola. Até o momento já se passaram cerca de 200 dias e ainda não foi concluída a reforma da citada escola.
Isso nos faz lembrar o Samba do Crioulo Doido, composto por Stanislaw Ponte Preta, que foi sucesso nacional. O assunto dessa escola em reforma caiu no mesmo enredo enlouquecedor, pois diz um velho ditado popular que “pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”.
Confirmando nossas palavras, a escola em questão continua entregue às baratas, pois nada de reforma foi feita pela construtora que venceu a licitação. Além de abandonada, cheia de entulhos e mato, esse prédio público está sendo invadido por ratos e cururus, que estão tomando lições de insalubridade e descaso com a coisa pública. Parece que o prefeito da cidade faz questão de ostentar, à vista de todo mundo, o descaso com o município. Para ele não interessa o bem estar do povo e a educação de nossas crianças, pois isso para ele são coisas secundárias.
Acontece que o povo irandubense anda comentando pelas feiras e logradouros de nossa cidade, exatamente o que é lógico: “como é que o prefeito pagou e a obra não foi feita?
O Chico Bacaba, personagem criado por este blogueiro, diria que essa obra é fantasma, pois o prefeito parece até aquele ex-governador, que o povo e o jornal Maskate o chamam de ‘cadeirudo’, que pagou 17 milhões de reais por uma obra que nem pedra fundamental tinha. Quem fez a denúncia foi o Ministério Público, e ficou por isso mesmo!
Este blogueiro fica todo arrepiado só de pensar que em Iranduba acontecem coisas do arco da velha. Fomos compelidos a fazer esta matéria porque fomos procurados por vários moradores que, indignados, me entregaram fotos e recorte do jornal onde foi anunciada a licitação. Disseram que o prefeito pega o dinheiro da prefeitura e paga obras inacabadas. O prefeito age como se o dinheiro fosse dele e assim pudesse pagar a quem bem entendesse. Orientei aos mais de trinta irandubenses que me interpelaram para fazer essa denúncia que criassem uma comissão de moradores para procurar o prefeito, pois o mesmo deve ter uma explicação para o atraso da obra.
Caso o impasse não fosse resolvido orientei que procurassem o Ministério Público, pois lá é o fórum para se dirimir as dúvidas que porventura hajam.
Se é que foi pago a obra o prefeito está na obrigação de resolver esse impasse com construtora. Não podemos esquecer que o dinheiro é do contribuinte?
Comentei ainda com os denunciantes que, por menos disso, o Alfredo dançou, o Lupi vai dançar a lambada com o Maguila e o Orlando Silva ex-ministro, já foi cantar uma valsa, lá nos quintos dos infernos.
Acredito ser o momento oportuno para o Nonato Lopes criar um site com o Portal da Transparência e mostrar os números, ou seja, os recursos de convênios e repasses constitucionais que chegam até Iranduba, senão a coisa descamba para esse rumo e fica parecendo um bonde sem freio se casos como esse não forem explicados passa a cheirar como maracutaia.           
Em tempo: Fiquei sabendo por meio de um amigo comum que o prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, me enviou o seguinte recado: “Diga àquele rapaz, que faz críticas à minha administração, que gosto muito dele e que quase todos os dias eu oro por ele”. Não sei se o recado foi em tom de gozação ou se foi uma ameaça. Mas fica aqui o registro.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna de Iranduba



FESTIVAL DE MENTIRAS PROFERIDAS POR CARLOS LUPI



Alguns estão chamando Carlos Lupi de cara de pau, outros o chamam de Pinóquio, pois o ministro, na tentativa de se manter no emprego, mente de forma desavergonhada, senão vejamos: na Câmara Federal afirmou de forma categórica: “nunca andei no jato de Aldair”; no Senado veio com outra lorota: “eu não disse, em nem um momento, que nunca andei na aeronave. Eu disse que não tinha andado em avião pessoal do empresário. É diferente você andar de taxi aéreo”; na Câmara, reafirmou: “não conheço Aldair Meira”; no Senado, continuou mentindo: “Nunca neguei que conheço. Eu disse que não tinha relação com ele”. O que assistimos pela televisão foram cenas deprimente e vergonhoso da política nacional, quando um ministro, para se safar de acusações, mente para a população brasileira pois é o ‘Zé Povinho’ quem paga tributos acochantes, que asseguram polpudos salários e as benesses do cargo.  
Às vezes fico a me perguntar como é que um cidadão como o Lupi - que em um passado não muito distante se postava como pessoa proba - hoje se presta para protagonizar este papel de corrupto? Como um “cidadão” como ele fica diante da família, dos amigos e do povo brasileiro, com um comportamento que deixa claro sua falta de sensibilidade no tratamento da coisa pública?
Para minha tristeza esse senhor está respaldado por um partido do qual sou filiado, o PDT, que para minha surpresa se acovarda em avaliar as ações pouco éticas do até agora ministro.
Acredito que está chegado a hora de a presidenta Dilma, deixar o silêncio de lado e afastar o ministro fanfarrão, como fez em casos anteriores. Este é um momento de grande tristeza para os pedetistas que, em nome de Leonel Brizolla, pedem o afastamento de Carlos Lupi, do Ministério do Trabalho.
Até o atual presidente do PDT, o deputado André Figueiredo, se manifestou favorável que o partido deixe o ministério. Enfatiza não há consenso entre os pedetistas.
A explicação é muito simples para a falta de consenso no PDT: Carlos Luppi, ainda tem maioria na executiva do partido. Corremos o risco de acontecer com o PDT, exatamente como ocorreu com o PTB, que foi comprovado o envolvimento de seu presidente, Roberto Jefferson, no esquema do mensalão, e o mesmo continua na presidência do partido, com isso, estará decretado o fim do último partido que o povo brasileiro tinha a esperança de erguer a bandeira de oposição em nosso país. Seremos jogados na vala comum como os outros, levados por esse insano que quer se manter no ministério a todo custo. 
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna de Iranduba