Total de Visitas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

POUSADAS COMUNITÁRIAS PARA O IRANDUBA (Matéria veiculada neste blog em julho 2011)

Iranduba deve seguir o exemplo de Parintins na construção de pousadas.

Em Parintins, no início da década 90, o número de hotéis não atendia a demanda de turistas que chegavam naquele município, ávidos para participar do Festival Folclórico. Com a finalidade de amenizar a situação o governo encetou um projeto para beneficiar a comunidade, abrindo linhas de financiando para que os moradores da cidade construíssem pousadas, casas, apartamentos e quitinetes para alugar na alta temporada. A medida resolveu em parte o problema da falta de hospedagem e alojamento para os visitantes do famoso festival junino.
Da mesma forma, estamos propondo essa experiência ao município de Iranduba, que deverá enfrentar problema idêntico ocorrido em Parintins, após a construção da Ponte Manaus – Cacau Pirera, quando a população manauara, ávida por fugir do claustro urbano dos fins de semana, acorrerá para a vizinha cidade, em busca naquele bucólico município o contato com natureza e ares mais puros.
Torceremos para que, após ler este artigo, provavelmente o prefeito Nonato Lopes deverá conversar com os vereadores e fará um pronunciamento ao povo irandubense, para que a salutar idéia parintinense também tenha a mesma acolhida na cidade vizinha da capital.
Assim, acreditamos que será formulada certamente com a AFEAM e o governo do Estado, uma ampla parceria para que o projeto das Pousadas Comunitárias dê certo também em Iranduba.
Mas isso tem que ser feito agora, porque depois da ponte inaugurada o município vai enfrentar dificuldades para alojar os visitantes de finais de semana. Se estas medidas não forem tomadas em tempo hábil para evitar improvisos. A prefeitura será compelida a criar áreas de campings para serem montadas barracas, senão essa cidade vai se transformar num verdadeiro inferno urbano. 
Além do mais, visitantes menos aquinhoados, certamente aos milhares, optarão pela hospedagem menos onerosa como alguns jovens que, após as baladas, que certamente deverão aparecer na cidade, dormirão ao relento nas praças e ruas daquela cidade, com isso, a singela Iranduba, corre o risco de virar um festival de ‘Woodstock do Mal’, com gente bêbada, cantorias desenfreadas, muita maconha, cocaína e outros alucinógenos que infernizarão os moradores hospitaleiros e pródigos desse município tão próximo do coração de Manaus. Infelizmente nossa pacata gente não tem culpa do município passar a ser um atrativo para apresentações de bandas musicais de outros Estados.
Não esqueçamos que após a inauguração da ponte, Iranduba deverá ficar anexado à capital e passará a ser mais um bairro de Manaus, com administração diferente, estando assim propenso a ter todas as mazelas sociais.
A prefeitura deverá discutir o assunto com as autoridades e a sociedade organizada a partir de agora, enquanto é tempo, porque depois que a ‘vaca for para o brejo’ a coisa pode ficar muito feia, aí Inês é morta.
E olhe, Prefeito, quem avisa amigo é. A idéia das Pousadas Comunitárias é uma ótima solução.      
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
Jornal Tribuna de Iranduba