Total de Visitas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O SONHO ACABOU!



O Governo do Estado, a partir deste plebiscito, sabe do descontentamento que assola a população do Oeste do Pará que obteve um índice de 96% de SIM.
 
Na minha infância, quando morava em Óbidos - lá se vai meio século – ouvia meu pai falar que, para o Oeste do Pará se desenvolver teria que se desvencilhar do julgo do Governo do Pará, mas para isso a única alternativa seria criar um novo estado.
Alguns jovens acreditam ser este o primeiro movimento separatista no Pará e, por desconhecerem a história, não sabem que há quase duzentos anos, no final do século 19, houve naquela região o movimento Cabano constituído por mestiços, índios e negros que tomaram o poder da então Província. Quase dois séculos depois estamos lutando pela  separação das regiões do Oeste e Sul do Pará, para fundar os estados do Tapajós e Carajás.
Tivemos dia 11 último a oportunidade única, por meio de plebiscito, que foi o primeiro na história do Brasil, quando a população decidiu dizer NÃO à divisão do Estado do Pará. Para nossa triste surpresa, 65% da população rejeitaram a criação do Estado do Tapajós e 65,50% disseram NÃO à criação do Estado de Carajás.
O eleitor que votou em Belém contra a criação do estado do Tapajós, desconhece o abandono que, ao longo dos anos, relegou aquela região ao ostracismo a ponto de seus habitantes se sentirem como filhos bastardos do estado, face o descaso e o isolamento político. Ao longo dos anos a desigualdade econômica foi latente e uma realidade.
A certeza que temos é que apesar de não conseguimos criar o estado do Tapajós, por certo essa pressão política serviu para abrir os olhos do governador Simão Jatene, pois ficou patenteado quando dissemos em alto e bom tom que queremos a descentralização administrativa e que procuraremos cada vez mais buscar recursos com objetivo de diminuir as desigualdades sociais.
O Governo do Estado do Pará, a partir deste plebiscito sabe do descontentamento que assola a população da nossa região e o governador, à partir de agora, terá que dar outro tratamento e melhor atenção aos nossos irmãos do Oeste do Pará. A sugestão que fazemos é que o mandatário do estado elabore um projeto de desenvolvimento  urgente para aquela região, não esquecendo que no próximo ano haverá eleição e, se continuar o descaso por parte do poder público com a nossa gente,  o povo demonstrará toda sua indignação nas urnas.      
Por Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Jornal Tribuna do Iranduba