Total de Visitas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REVOLTADOS COM O REAJUSTE DO IPTU


O Café do Pina e o Bar do Armando são os termômetros dos desmandos da administração da cidade.
Como faço há quase trinta anos, semanalmente vou ao centro da cidade, encontrar com velhos amigos, mais precisamente no Café do Pina, na Praça da Polícia, local que no passado foi ponto de encontro diário de  políticos, funcionários públicos, advogados, jornalista, pescadores, dentre outros.
O período de maior frequência daquele local se deu à época da Ditadura Militar, durante os anos de chumbo, onde os formadores de opinião se reuniam, daí veio a abertura política, mas até os dias de hoje o local continua tendo discussões acaloradas onde o tema principal é política regional e nacional.
Ontem (27), por volta das 17h, chequei ao Café do Pina e logo fui cercado por vários frequentadores que demonstraram a sua repudia aos vereadores que votaram favorável ao reajuste do IPTU. A maioria reclamou do projeto do prefeito Amazonino Mendes, principalmente os aposentados, alegando que há quase dez anos não têm reajuste salarial. “Agora esses vereadores aprovam um projeto que assalta o bolso do povo, mas vamos dar o troco, pois somos mais de cem eleitores que freqüenta diariamente essa praça e vamos começar a fazer um movimento para que esses parlamentares, que votaram contra o povo, não se reelejam”, reclamou seu Firmino, assíduo freqüentador do local.
“O Amazonino decretou o seu enterro político encaminhando para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) o reajuste do IPTU” esse era o comentário que mais se ouvia ontem no Café do Pina. Alguns relembraram do projeto da Taxa do Lixo que o prefeito enviou, no apagar das luzes, para os vereadores aprovar no final do ano passado.
Sábado, dia 31, às 10:00h, o nosso grupo que se reúne no Café do Pina vai fazer uma reunião para coletar recursos para veicular 30 outdoor em torno da cidade para divulgar o nome dos vereadores que aprovaram o aumento do IPTU. Diante da revolta dos meus amigos, não tive alternativa, senão ir embora, mas me propus a participar da reunião no dia marcado.
Depois dessa saraivada de cólera dos meus amigos fui até o Bar do Armando, no Largo São Sebastião, onde acreditava que naquele local encontraria alguns amigos para bebericar uma cerveja tranquilamente, mas logo que entrei no local fui abordado por um grupo que freqüenta o boteco que, sem os cumprimentos de praxe, foram logo falando da “sacanagem que os 25 vereadores fizeram com o povo, ao votarem favorável ao aumento do IPTU, pois estavam aguardando o pessoal que coordena a Banda da Bica para pedir que inclua a sacanagem do Negão no enredo da banda”. Fiquei em pé ao lado da mesa por mais de sessenta minutos ininterruptos, escutando as reclamações sobre a má administração do MAZOCA. Naquele momento passei a me sentir o ouvidor daquela gente.
Fui salvo por pelo motorista de praça, um amigo que passava em frente ao Bar e chamou-me para desejar Feliz Ano Novo. Aproveitei e pedi em voz baixa que dissesse àqueles senhores, que ele havia vindo me buscar para participar de uma festa de confraternização na Cooperativa de Taxistas. Quando entrei no carro me senti aliviado e disse ao motorista que fui salvo pelo gongo.
Alguns de vocês, com certeza, hão de perguntar o que tenho a ver com o aumento do IPTU? Acontece que as pessoas que me conhecem sabem que trabalho para o vereador Mário Frota, que faz oposição ao Amazonino, então toda vez que há uma votação polêmica na CMM, no dia seguinte quando chego nestes locais sou interpelado pelos meus amigos que querem saber como se deu a votação. Para não ser indelicado tenho que ouvi-los. Como dizia Ulisses Guimarães: “temos que ouvir as vozes roucas das ruas”.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)