Total de Visitas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ESTAÇÃO HIDROVIÁRIA DE SÃO RAIMUNDO ESTÁ ANDONADA II


A escada que dá acesso à Estação Hidroviária de São Raimundo está totalmente sem manutenção e o lixo toma conta da área. A tendência é o local virar uma lixeira dentro de um elefante branco que custou R$ 22 milhões dos cofres públicos, ou seja, dinheiro da população que paga impostos.
Das 20 voadeiras que existiam no local para transportar passageiros no sentido Manaus/Cacau Pirêra/Manaus, hoje só restam 5. A média de faturamento de cada voadeira antes da construção da Ponte Rio Negro era de R$ 200 e gerava entre 2 a 3 empregos direto.
As balsas que faziam a travessia Manaus/Cacau Pirêra/Manaus estão paradas, sem manutenção, virando cemitério de sucatas. Enquanto isso, lá no Ceasa, a travessia é lenta e o proprietário de veículo que deseja se deslocar para o Careiro/Castenho, tem que esperar cerca de 3 horas.

A ESTAÇÃO HIDROVIÁRIA DE SÃO RAIMUNDO ESTÁ ABANDONADA

A entrada de veículos que dava acesso às balsas e onde os táxis estacionavam.


 A área do estacionamento, com capacidade para 200 veículos, que hoje é utilizado por crianças que moram nas cercanias do complexo, como área de lazer.

  

Os 15 quiosques existentes na área lateral do complexo hidroviário estão fechados por falta de clientes.
 

O abandono das balsas que transportavam veículos no trecho Manaus/Cacau-Pirêra/Manaus, agora estão ancoradas e, possivelmente sem manutenção, na Estação Hidroviária de São Raimundo. Enquanto isso passageiros que se aventuram ir ao Careiro/Castanho têm que esperar na fila por mais de 3 horas.


O moderno prédio da área administrativa da Estação Hidroviária, construído com 800 metros quadrados e três andares, onde deveria funcionar um mini shopping distribuído em dez lojas na sua parte interna, em dois andares diferentes. Hoje a situação do local é de abandono. À noite o prédio passou a ser  ponto de encontro de usuários de drogas.

A sugestão que fazemos é que coloquem para funcionar de imediato esse complexo para que não se transforme em elefante branco. A primeira medida a ser tomada seria trazer os barcos que param nas proximidades da ponte que liga São Raimundo ao bairro da Aparecida, que são oriundos das cidades da calha do rio Negro.
Mesmo que inicialmente funcionasse de forma precária utilizando as balsas que estão paradas naquele local como ancoradouros dos barcos. A partir desta medida a Estação Hidroviária, passaria a ter novamente suas atividades para qual ela foi construída.
Se o clamor da população não tiver eco junto aos nossos governantes, a sugestão é que a população acione o Ministério Público Federal, para que este interpele o Governo do Estado para tomar providências cabíveis que o caso requer.(Por: Paulo Onofre)