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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BR-319: A FERROVIA DO MILÊNIO

A BR-319 quando foi inaugurada na década de 70, totalmente pavimentada. Hoje, por falta de manutenção está intransitável.
A construção da BR-319 como rodovia predadora é um absurdo planetário tão nefasto que, só de falar, causa arrepios nos ambientalistas preocupados com a floresta amazônica, o único espaço nativo ainda não depredado totalmente pela insanidade humana.
Apesar do Estado do Amazonas ainda preservar 98% de sua integridade florestal, o vizinho Estado de Rondônia já foi para as cucuias, com o avanço do pseudo progresso agrário e pecuarista do pessoal sulista que transformou a floresta amazônica daquele lado, em pasto de boi. Milhões de hectares de matas virgens e seculares foram derrubados para plantar capim e criar boi, cujo cocô é também responsável pela poluição da atmosfera terrestre. É o que dizem os maiores cientistas climáticos contemporâneos.
Se construir a rodovia, uma enxurrada infernal de predadores virá para cá, também destruir a floresta do nosso Estado. Temos uma opção salutar para a logística melhorar de Manaus para o sul e vice-versa: A BR-319 FERROVIA. Sim, ferrovia, com estações estratégicas para escoar os containeres da Zona Franca de Manaus, e a produção evidente do trecho.
Cargas e passageiros com paradas só nas sedes municipais, isso daria um impulso e agilidade ao fluxo do transporte inter-municipal, dando apoio à logística vigente, melhorando-a substancialmente e o que é de melhor, protegendo o meio-ambiente florestal dos predadores ávidos em derrubar pau, para ganhar dinheiro a curto prazo.
Lembro a esses gananciosos empresários do agro-negócio, que lá no primeiro mundo quando se cria uma empresa, ela só começa a dar lucro mesmo, após 10 anos de muita labuta mercadológica.
Ora, ora, cambada de estupradores da natureza, vão pentear macaco, como dizia a minha avó, e procurem o que fazer sem tentar matar a natureza, pois vocês estão acostumados a meter o bedelho onde não de- vem, e tomar sopa com garfo.
É como diz aquela velha piada grotesca do português com diarréia, ao ver na sua latrina um bando de caranguejos ávidos em comer seus dejetos: “Cambada de malandros, não adianta vir de garfo, porque hoje é sopa”!
Por isso, pessoal da rodovia, vão pros diabos que os carregue! O negócio bom para o Amazonas e a nossa verde floresta, é Ferrovia!              

Alexandre Otto
É escritor, poeta e fundador do Clube da Madrugada