Total de Visitas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Taxi-lotação: uma alternativa no transporte de Manaus.
Salutar proposta de Audiência Pública  do vereador Mario Frota, preocupado com a logística da cidade de Manaus, e com o bem estar da população manauara que sofre atualmente com o caos do transporte coletivo vigente na metrópole da Amazônia Ocidental.
Sendo alvo dessa reunião da Câmara, os taxistas que usam do direito provindo de sua profissão que foi legalizada pela presidente Dilma na Lei Nº 12.468 de 26 de agosto de 2011, e praticantes dos serviços de taxi-lotação, sentem-se apoiados pelo edil vereador que se destaca entre seus pares, pelos vínculos de solidariedade que permeiam suas posições sempre inseridas à conquista das categorias trabalhadoras, isso desde os tempos históricos em que Mário Frota combateu a ditadura militar, defendendo os direitos democráticos do povo brasileiro na Câmara Federal.
Ainda bem que o povo de Manaus não está órfão de um combatente local em sua barricada de valores e prioridades sociais. São poucos os vereadores identificados com os anseios da população, Mário é um deles.
Seu pedido de Audiência na citada questão, vem a calhar como uma emergência para aqueles que moram nos bairros próximos do Centro de nossa cidade, como Alvorada, Compensa, São Raimundo, Educandos, Raiz, Betânia, etc.. Mais de 500.000 pessoas que fogem do acotovelamento insandescido dos ônibus nos horários de rush, e que preferem pagar  4 reais por uma vaga no taxi-lotação, que é mais seguro que a moto-taxi, e mais barato que o alternativo que tem tarifa de R$ 4,20, ora bolas, pelo menos você vai democraticamente mais seguro e mais rápido para sua casa.
Achamos que o vereador Mário Frota acertou na mosca, quando solicita da Câmara Municipal de Manaus, uma audiência pública para discutir a questão dos taxi- lotação, certamente uma questão prioritária para quem não gosta de se expor aos assaltos nos ônibus, nem a ter uma orelha arrancada numa derrapagem de uma motocicleta, apesar dos profissionais motoqueiros em sua maioria serem profissionais gabaritados, e também prestarem inestimáveis serviços à população.
Vai aqui a nossa congratulação ao vereador Mário Frota, por não dormir de touca, quando se trata de defender a sociedade e o bem estar de um povo que sofre com esse transporte caótico de Manaus, mas que espera que os seus representantes eleitos façam alguma coisa para valer o salário pago pela comunidade.
Parabéns pela iniciativa, vereador. Continue sempre assim cumprindo o seu papel de legislador e fiscal da municipalidade.

Alexandre Otto,
é escritor, membro
do Clube da Madrugada e da UBE/AM.