Total de Visitas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Projeto Jaraqui: O Retorno de Jedi



A volta do Projeto Jaraqui salva a todos nós, comedores desse delicioso peixe, com baião de dois. E salva a liberdade cabocla, ainda meio adormecida, mas pronta a sair na porrada.
Um tsunami de esperança libertária volta a empurrar a velha canoa da sociedade amazônica, com a notícia do relançamento do Projeto Jaraqui, que sacudiu Manaus durante a década de 80.
Para quem não lembra, esse movimento social e político, era realizado ali na Praça da Polícia, com a presença de todos os segmentos sociais e seus representantes, desatacando-se os sindicalistas, a classe estudantil, especialmente a universitária, operariado em geral, professores, intelectuais, e etc.
Assim Manaus falava e reclamava, num púlpito improvisado, e o sarrafo cantava, contra descasos e políticos corruptos, como também assuntos de interesse da sociedade.
Era um parlatório nos moldes da cidade de Londres, onde tudo era permitido, desde que fosse em defesa do povo amazonense e da humanidade.
E por falar em parlatório que a prefeitura determinou como gasofilácio, a Praça teve também no outro lado, um que foi construído pelo Arthur prefeito, onde o Beleza fazia seus discursos ao sabor do vento da tarde. Cenário felliniano de inesquecível viagem neurônica.
Pois é, veio um prefeito depois e mandou arrancar o parlatório, e Manaus ficou silente e carcomida como um queijo suíço de um cérebro sem memória e aptidão revolucionária. Acho que a sociedade cabocla nem foi para a igreja nem foi passear com o físico Hawking, porque parou no tempo e no espaço, deixando de reclamar, contentando-se com o pão e o circo dos donos do poder, o que é muito triste, já que nossa cidade é a metrópole da Amazônia ocidental e a quarta cidade mais rica do Brasil.
Será que evoluímos ou retrocedemos? Ou será que estamos perdidos como aquela nave interestelar da ficção cinematográfica?
Pelo menos não perdemos o fio da meada que foi dada a Teseu para que o mesmo após matar o Minotauro, pudesse voltar pelo labirinto mítico e se salvar.
A volta do Projeto Jaraqui salva a todos nós, comedores desse delicioso peixe, com baião de dois. E salva a liberdade cabocla, ainda meio adormecida, mas pronta a sair na porrada.
Lucki Skywalker está em Manaus, irmãos, e sábado estará presente em nossas almas, na Praça da Policia, e com sabre luminoso e tudo mais. Nós somos um povo livre e lúcido. Você leitor(a), amigo (a), é um guerreiro(a) Jedi.
Venha sábado à Praça ás 09:00 horas, E “Que a força esteja com você”!    
     
Alexandre Otto,
é poeta.