Total de Visitas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESTUDANTES DE IRANDUBA VÃO ÀS RUAS FAZER ENQUETE



Tive a satisfação de receber a visita de um grupo de jovens estudantes residentes no município de Iranduba que pretendem ter uma participação ativa no pleito deste ano. Para tanto fizeram uma enquete quando foram ouvidas 200 pessoas de 12 localidades como: Cacau Pirêra, sede do município e outras dez comunidades.
O objetivo da enquete era para avaliar o grau de satisfação da população irandubense com os vereadores e a administração do prefeito Nonato Lopes, bem como, a aceitação de possíveis pré-candidatos a prefeito.
Perguntei qual o critério que eles utilizaram para fazer esse trabalho de pesquisa e me responderam que pesquisaram modelos de enquetes na Internet. Sugeri inclusive que quando fossem fazer esse tipo de trabalho procurassem uma pessoa com formação em estatística, para que tivessem um resultado mais próximo possível da realidade.
Não posso deixar de louvar a iniciativa desses jovens, pois neles me vejo na juventude, na década de 70, quando participei de movimentos estudantis e sindicais. Enfim, me foi passado um resultado da enquete que vou divulgar como forma de incentivá-los. Na tabulação feita pelos alunos o resultado final foi o seguinte: A administração Nonato tem um índice de rejeição que chega a índices que ultrapassam o aceitável; quanto aos vereadores, apenas três aparecem com reeleição garantida.
Quanto aos pré-candidatos a prefeito, um empresário da área de olaria aparece com um percentual de 15 por cento na frente do segundo colocado que é um  ex-secretário de saúde; em terceiro colocado vem  um vereador; na quarta colocação aparece uma ex-secretária; disputando a lanterna ficaram um deputado estadual e um ex-deputado estadual.
Apesar dos pedidos insistentes dos jovens em divulgar os nomes dos pré-candidatos a prefeito que estão na enquete, informei aos mesmos que existe uma Lei eleitoral em vigor que proíbe a divulgação de resultados de pesquisas eleitorais sem o devido registro o TER. Sugeri então aos intrépidos jovens que procurassem o Juiz Eleitoral do município, e pedissem informações detalhadas sobre a Lei para não incorrerem em crime eleitoral, apesar de estarem imbuídos das melhores intenções.  (Por: Paulo Onofre)