Total de Visitas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Arthur: O Grande Chefe ausente no retorno do Projeto Jaraqui.


Nossa gente te chama, Arthur, porque movido pelo descuido histórico, não fiscalizou os espertalhões que surrupiaram teu mandato
Na Távola Redonda do beiju amazônico, cuja configuração imperial cabocla, sempre se reúne quando justamente periga de se calar a sociedade manauara, lá estava novamente o nosso querido combatente indômito, professor Ademir Ramos, inconsútil antropólogo e ativista, fonte viva às novas gerações da UFAM; Mário Frota, um guerreiro que combateu a ditadura e ainda continua vivo nas praças da liberdade; Paulo Onofre, militante político e articulador, junto com Ademir Ramos, para a volta do projeto Jaraqui; Elson Melo, já careca de tantas lutas e derrotas que ele com seu semblante de Ho Chi Min vitorioso, agora expõe no seu Lucta Social na WEB; Deputado Luis Castro, a última lâmpada que o povo tem na Assembléia; Juscelino Taketoni, um jornalista nerudiano, cuja sensibilidade social e poética lembra o nosso Che Guevara, ladeado pela Georgina Andrade, linda moça inesquecível com seus fluviais cabelos negros, ela é irmã da Fafá, Artur, que foi tua secretária diligente e fiel; Abel Alves, deputado e maior figura política tefeense,  pela ética e seriedade moral; Socorro Papoula, flor vermelha e militante eterna do PT.
       Essa turma da pesada sempre se faz presente quando Manaus periga de perder sua metralhadora Ak, ou sua baladeira ideológica. Eu, lá próximo à xícara de café do Pina, conversava com o Dr. Góes e o Felipe, filho do Monassa (que já se encantou, como diz o Guimarães Rosa), e que é Físico e único manauara que discute comigo a elegância da Teoria das Cordas; ora justamente eu, poeta, é que respondia para o público presente sobre a tua ausência, irmão. Após umas 30 pessoas que perguntavam na mesma freqüência, respondi que eras cônsul, lá em Portugal.
       Tu, companheiro, está fazendo muita falta para o povo amazonense. Relembro o incidente insólito da votação da MP dos tablets, quando a bancada do Amazonas, especialmente Eduardo, Vanessa, et caterva, estavam ausentes do plenário, tomando cafezinho no mesmo instante da votação, segundo um senador de outro Estado. Coisa vergonhosa.
       O povo soube da sacanagem espúria dos nossos congressistas, por isso agora, tu voltas, Grande Líder do Povo Ajuricaba, ao teu lugar impávido de maior liderança política no coração do povo do Amazonas.
       Nossa gente te chama, Arthur, porque movido pelo descuido histórico, não fiscalizou os espertalhões que surrupiaram teu mandato, outros amazonenses votaram  em candidatos ao senado de outras legendas , esquecendo a brilhante Excalibur da piracema, que trazes erguida em teu coração valente.
       Vem, pra prefeito, vereador, ou senador em 2014. O povo nas praças pede a tua presença.
       O Amazonas é nosso, mas a espada da luta é tua, pois o legado de campeão do povo é teu, Rei Arthur e Lancelot ao mesmo tempo.
Alexandre Otto
é poeta, e membro do Clube
da Madrugada e UBE; AM.