Total de Visitas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Manaus não tem Amazonino, mas tem Omar.

Uma vez lá na inauguração da nova Praça da Saudade, o próprio Amazonino disse em discurso: “O Amazonas ficará em boas mãos, o Omar tem um bom coração”,


Alagando até a alma sórdida dos políticos espúrios da nossa terra, o rio Negro está subindo uma enormidade também nos aglomerados fluviais urbanos de nossa cidade, provocando calamidade nas famílias que moram nessas margens insalubres alagadiças.
O prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes, escafedeu-se rumo de Miami, talvez para bater um papo político eleitoral com seu mestre e bilionário senador Carlos Alberto De Carli, que foi, para quem não sabe, representante do Congresso Nacional, apontado pela ONU como observador da guerra entre o Irã e o Iraque. Isso é que é bagagem política, professor. Além do mais, o mesmo é pai do ex-vereador Paulo De Carli e do professor universitário Júnior de Carli.
Lá em Miami, o Negão deverá aprender algumas lições com seu mestre, de como virar o jogo eleitoral, já que ele está batendo o recorde de rejeição, 68%, segundo pesquisa recente, e sair assim para uma reeleição seria uma ação kamikase, ora bolas.
Com essa fuga para o vermelho (as galáxias fazem isso, segundo o astrofísico Edwin Hubble), Amazonino foi embora, deixando o manauara à própria sorte. É mole?
Mas eis que do fundo do batelão da esperança, surge um grão de luz para amenizar o buraco negro da administração municipal. Sim, como um facho de luz cabocla, um prestativo vaga-lume do povo, aparece o nosso governador Omar Aziz, em todos os jornais, caminhando sobre pranchas palustres, paúis ribeirinhos, vidas sofridas do nosso povo, que apesar dos pesares ainda tem um governador de alma igual, eterno marxista de luta, coragem, e coração.
Uma vez lá na inauguração da nova Praça da Saudade, o próprio Amazonino disse em discurso: “O Amazonas ficará em boas mãos, o Omar tem um bom coração”, lembra Omar?
Por isso em vez de cobrar de Vossa Excelência e esposa, Dona Nejmi Aziz, que a população chama de Coração do Povo, alguma propaganda atemporal, entidades deveriam eram fazer um Mutirão de socorro ao povo amazonense, como o nosso Governador está fazendo, indo lá in loco, ver a situação difícil da nossa gente cabocla.
Aliás, no começo de sua labuta política, foi assim que Amazonino se tornou liderança popular. Passado. Como diria Guimarães Rosa.
Parabéns Omar, o verdadeiro governante fica do lado do povo, na alegria e na tristeza, como num casamento de puro amor amazônico.

Alexandre Otto,
é poeta, membro do
Clube da Madrugada, e da UBE/AM.           

Projeto Jaraqui aborda parto de idéias


Mário Frota: "O Amazonino abandonou os nossos irmãos, vítimas da enchente".
Ademir Ramos, profª Margarida Campos e Mário Frota.
Ademir Ramos, a profª Margarida Campos, que falou sobre a situação da Saúde e Paulo Onofre.
Paulo Onofre, Jander, Bahia, Every Aquino e Ademir Ramos no Projeto Jaraqui
O jornalista Roberto Pacheco e o estudande de Direito Izaías, que distribuiu livros da Constituição Federal.
O ex-senador Evandro Carreira, discussando no Coreto do Pina, por ocasião do Projeto Jaraqui.

O Projeto Jaraqui é uma iniciativa popular que nasceu das bases universitárias para discutir os problemas regionais e cobrar maior participação da população nas decisões do Executivo
O Projeto Jaraqui (PJ) levou neste último sábado (5), para a Praça da Polícia (Coreto do Pina), um público flutuante de duas mil pessoas que participou de mais uma manifestação pública comandada pelo professor universitário Ademir Ramos e pelo assessor político e ativista sindical Paulo Onofre. O evento contou com a presença do ex-senador Evandro Carreira, do vereador Mário Frota e da professora universitária Margarida Campos que discursaram sobre os mais variados temas da problemática regional.
De acordo com Paulo Onofre, as manifestações em praça pública, para cobrar ações de governo por meio da conscientização do povo, já acontecem desde os anos 400 a. C., quando o filósofo Sócrates utilizava as ágoras para inquirir os cidadãos de Atenas quanto aos desmandos do Estado. “Sócrates foi um dos filósofos mais influentes de todos os tempos e se dedicava ao parto de idéias, assim como o Projeto Jaraqui, uma iniciativa popular que nasceu das bases universitárias para discutir os problemas regionais e cobrar maior participação da população nas decisões do Executivo”, ensina Paulo.
Durante o evento foi dada continuidade ao abaixo assinado que recolheu assinaturas pedindo a extinção do 14º salário, mais conhecido como ‘Auxílio Paletó’, que é pago aos vereadores de Manaus, baseado em um projeto de lei de autoria do vereador Mário Frota (PSDB).
Por ocasião do seu pronunciamento, no Coreto do Pina, o vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), cobrou a presença do prefeito Amazonino Mendes nas áreas de alagação dos bairros periféricos de Manaus. “O revoltante é que, enquanto o Amazonino esbanja o nosso dinheiro com artistas de fora, os nossos irmãos, vítimas da enchente, que já invade áreas de 14 bairros de Manaus, estão à míngua, totalmente órfãos da Prefeitura”, denunciou Mário Frota. (Por: Roberto Pacheco – MTb 426).