Total de Visitas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CADÊ O RONDA NO BAIRRO?



Onde está o tal Ronda no Bairro que diariamente é divulgada por meio da mídia televisiva, talvez ainda demore a chegar ao bairro de Santo Antonio, que abriga a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o 5º DIP.
Hoje, pela manhã, como costumeiramente faço todos os dias, levo minhas filhas menores - uma de 4 anos e outra de 6 - para a escola. Ao chegar próximo da unidade educacional estava havendo um tumulto de pessoas e estampidos seguidos de tiros. A única coisa que me passou pela cabeça foi proteger as crianças. Entrei rapidamente em um portão que se encontrava entreaberto porque vi ali a única forma de me livrar, com as crianças, do perigo e para não sermos alvo do tiroteio.
Aguardei alguns minutos até que as coisas se acalmassem e bati em retirada rumo à escola, que fica ao lado da residência que fora invadida por mim.
Em seguida, caminhava em direção ao meu local de trabalho, a duas quadras onde havia acontecido o tiroteio, quando me deparei com uma multidão de pessoas espancando um homem jovem de aproximadamente 22 anos. Perguntei a uma das pessoas que estava no local sobre a razão do espancamento e fui informado que alguns minutos atrás o dito havia roubado uma jovem. Conclui então que o tiroteio ocorrido anteriormente tinha relação com o massacre do jovem.
As pessoas estavam enfurecidas; cada uma queria dar um chute, soco ou pontapé no meliante. Perguntei a um dos incentivadores do tumulto se já haviam chamado a polícia e obtive um não como resposta, com a alegação de que “a polícia não resolve nada”. Liguei para o 190 e (pasmem!), a viatura demorou aproximadamente 20 minutos para chegar ao local, apesar de o 5º Distrito Policial ficar a cinco quadras de distância.
Onde está o tal Ronda no Bairro que diariamente é divulgada por meio da mídia televisiva, talvez ainda demore a chegar ao bairro de Santo Antonio, que abriga a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o 5º DIP.
Neste mesmo bairro, na noite do dia 7, uma estudante do Colégio Melo Povoas, ao sair da aula por volta de 22 horas, foi assaltada por um meliante que queria levar inclusive sua calça Jeans, pois acreditava que era de marca.
Face à insegurança do local, os moradores do bairro de Santo Antonio, estão se articulando para, na próxima semana, fazer um protesto, para reivindicar mais segurança para o bairro.
Pelo que se observa o Ronda no Bairro, será mais um daqueles projetos engendrados pelo governo, onde se gasta uma fábula e não dá retorno à sociedade. Para dar certo, esse trabalho da polícia teria que ser feito, simultaneamente, em todas as zonas da capital; quando feita só em um determinado local, os bandidos vão assaltar e passar drogas em outras áreas onde não existe segurança. É a ordem natural da bandidagem. Foi assim com a cracolândia, em São Paulo, e está sendo assim, em Manaus.
A segurança é um trabalho que tem que ser feito em conjunto com a educação. O pensador, filósofo e matemático grego Pitágoras, de Samos (ilha do Mar Egeu), que viveu nos anos entre 580 e 497 a. C., em sua célebre frase: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”, deixou esse legado para os nossos governantes, que agem de forma paliativa, à curtíssimo prazo, porque querem resolver a situação numa gestão de quatro anos. (Por: Paulo Onofre).Foto: acritica.uol.com.br