Total de Visitas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Enchente recorde alaga Manaus e o interior. Omar e Amazonino, socorram o povo!



E um verdadeiro pai jamais abandona a sua prole como quando o Amazonino, de camisa suada, abraçava o povo e saía na porrada pra defender a nossa boa gente manauara.
 “Essa enchente vai até o gargalo”, como diz o velho Jofre do antigo Caxangá, já calejado de assistir o fenômeno que está devastando a vida do povo amazonense, tanto na capital como no interior.
A água já comeu as ruas do beiradão urbano e suburbano, e os jornais já anunciam que mais de 176 mil pessoas foram atingidas pela subidas águas aqui na capital.
O governo está fazendo o que pode para minimizar o sofrimento da população atingida, e o SOS Enchente é um paliativo que faz o que pode, isto é, nunca foi feito pelo poder público, um programa estratégico que contornasse soluções a essa calamidade amazônica, mesmo a enchente sendo um fenômeno natural dos rios amazônicos.
Os camelôs que circundam o Relógio Municipal, exclamam estarrecidos: “A água já está até o tucupi”, relatando-se aos empecilhos causados pelo citado problema fluvial.
Demissão de funcionários, vendas caindo, são alguns dos prejuízos dos comerciantes situados nas proximidades do mercado da Manaus Moderna, que estão atônitos sob os tentáculos da enchente fenomenal.
Resta ao governo do Estado assistir à população atingida, tanto na capital quanto no interior, especialmente nos municípios comidos pela cheia, destacando-se Anamã que já está no fundo, e os ribeirinhos de Manaus, que sofrem prejuízos gerais nessa tormenta de água.
Quanto à Manaus, batemos palmas ao prefeito pela verba das creches, mas gostaríamos que a prefeitura chegasse perto do povo acuado pela enchente recorde. O povo está chorando um rio de flagelos sociais, sem dó nem piedade. E o povo de Manaus é filho do Prefeito Amazonino. E um verdadeiro pai jamais abandona a sua prole, mesmo que para ele, o povo manauara seja um reco reco, uma gente simples demais para ser abraçada como filho legítimo.
Faça como o prefeito de Nova York, caboclo, ele parece demais com Vossa Excelência, quando o Amazonino de camisa suada, abraçava o povo e saía na porrada pra defender a nossa boa gente manauara.
Mas isso faz muito tempo. Manaus era feliz e não sabia. Vai lá, Negão, chega perto do povo, mostra que tu é líder. Não deixa Manaus, chorar a angústia que já esta dando pelas canelas da nossa gente afligida.

Alexandre Otto,
É poeta, membro do
Clube da Madrugada.