Total de Visitas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mensalão do Iranduba



 Alexandre Otto é poeta e membro do Clube da Madrugada
E que a justiça cace os mandatos desses enganadores da sociedade. Aliás, só o Jacinto escapou porque era um homem honrado
Iranduba poderia ser a tentativa do último Reich na América Latina, isto é, o último laivo nazista implantado por um chefe político, onde o Executivo Municipal rasga a Constituição Federal, tentando sublevar outro poder constituído, a Câmara Municipal de Iranduba, guardiã da legalidade e da legislação iranbubense.
Tenta o mandatário conspirador, anular uma instituição séria, que certamente é a mais bela e funcional sede do legislativo municipal de todo o interior amazonense, obra de reforma épica do nosso inesquecível Ednor Pacheco, outrora presidente desta augusta Casa.
Ora, as denuncias feitas pela população local, intrigaram o Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado; parabéns promotores, parabéns Michiles, pela corajosa presença institucional na fiscalização e averiguação do delito. Vão fundo, convoquem também o Ministério Público Federal, pois o Edmilson Barreiros é um rapaz de brios, e vos ajudará nessa tarefa de apurações criminosas.
Cutuque essa onça fraudulenta com vara comprida, Procurador, vá fundo na averiguação dos fatos, pois essa maracutaia manipuladora na terra das olarias, é o replay do Mensalão em Iranduba, uma vergonha, como diria o Bóris Casoy, intrépido ancora da Tv brasileira.
Outra coisa, senhores honrados e decentes que honram com conduta ética e enobrecem o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a legalidade está em vossas mãos, pois sois os guardiões da Lei e da democracia.
Acontece que com esse Mensalão de Iranduba, o prefeito se torna o imperador absolutista, controlando a custa de grana dos cofres públicos, os vereadores eleitos pelo povo, mas que infelizmente não estão, levando à sério o mandato de legislador outorgado pelo varonil povo irandubense.
Entreguem à justiça os farsantes, denunciem quem se vendeu para o prefeito por uma grana gorda que saiu dos cofres públicos.
E que a justiça cace os mandatos desses enganadores da sociedade. Aliás, só o Jacinto escapou porque era um homem honrado, e o nosso Ednor, que entrou agora, mas já está careca de ver tanta maracutaia com o dinheiro do povo.
Alô, desembargador Ari Moutinho, “seu colega”, como diria o nosso Bernardo Cabral, chicote neles, faça prevalecer a Justiça nessa cambada de mascates que se elegem para roubar o povo do Amazonas.

Alexandre Otto
Poeta e Membro do Clube da Madrugada   

POSSÍVEL REPLAY DA ENCHENTE EM 2014 SERÁ UM DEUS NOS ACUDA



Hoje, em Manaus, temos uma situação crítica para os moradores ribeirinhos de nossa cidade e do comércio da beira do Mercado Municipal Adholfo Lisboa e do Porto do Rodway.
É bom pensar com antecedência, como fazem os países desenvolvidos, estabelecendo programas de reengenharia de desenvolvimento no setor público e privado, de maneira que a problemática do clima e do social cause menos fraturas na vida da sociedade. Um exemplo disso é o Japão que já está levantando a cabeça, apesar da dura queda recente, provinda de tsunamis e tremores de terra avassaladores.
Hoje, em Manaus, temos uma situação crítica para os moradores ribeirinhos de nossa cidade e do comércio da beira do Mercado Municipal Adholfo Lisboa e do Porto do Rodway. Prejuízos múltiplos tanto para a gente do povo, quanto para os comerciantes que já estão demitindo funcionários porque as vendas caíram demasiadamente, e o primeiro a sofrer com esse desequilíbrio mercadológico é o assalariado.
Nesse cenário de perdas, fazemos uma pergunta que incomodará a todos os amazonenses: e se em 2014, ocorrer outra enchente nos níveis dessa atual? Como faremos para evitar o transtorno causado aos turistas nacionais e estrangeiros, que virão à Manaus assistir aos jogos da Copa do Mundo? Temos alguma solução para o problema evidente, já que em 2009 tivemos grande cheia e após 3 anos tivemos essa atual, recordista? E se em 2014 tivermos uma próxima ou mais elevada, como vai ficar Manaus? E os turistas visitantes torcerão por seus times? É claro, mas ficarão perplexos com uma possível enchente que afogará seus olhos com a imagem de um Estado que não vislumbra uma visão de futuro.
A sugestão que fazemos é que o mercado da Manaus Moderna seja demolido e outro mercado deva ser construído no terreno que fica nas proximidades da feira da banana. Na área onde está hoje o mercado deverá ser construído uma praça que poderá receber o nome de Ajuricaba, em homenagem ao nosso herói indígena, ou por outra, deveremos homenagear os pescadores denominando aquele logradouro de Praça dos Pescadores.
Não vamos esperar primeiro que aconteça uma tragédia para depois fincarmos soluções paliativas como costumamos fazer no Amazonas e no Brasil.
Alertamos a Comissão da Copa, para que efetue um Programa de Metas 2014, visando equacionar o possível sucesso da Copa do Mundo em nosso chão e suas diretrizes básicas. Temos que ter visão empreendedora e tecnologia se quisermos alcançar êxito na realização dessa Copa.
Não façamos como os religiosos, que nos empurram goela a dentro, um conceito dogmático de 2 mil anos atrás, esquecendo a Praxis, e que a mesma evolui, ora bolas! As coisas no universo têm que ser correlatas, apesar da Teoria da Incerteza, de Weisenbeg, ser um fato matemático. Acontece que sendo previdentes, poderemos evitar uma trombada de uma pedra de 10 quilômetros de tamanho que bateu na Terra há 150 milhões de anos atrás, extinguindo os dinossauros.
Uma coisa é certa: em 2014 poderá haver outra enchente fantástica em Manaus e no interior. E isso também será uma pedrada, em nós e na Copa. (Por:Paulo Onofre). Foto: portalamazonia.com.br

‘CASO PORCINA’ VAI PARAR NA DELEGACIA DE IRANDUBA



Izau Rocha contava que havia sido um sucesso a distribuição do material e que algumas pessoas até sugeriram que o sobrenome da vereadora passasse a ser Alzira Porcina.
Ontem (22), em Iranduba, o empresário Izau Rocha, conhecido no município como um cabra contador de causos, e que não perde uma oportunidade para transformar um simples fato - algumas vezes insignificante - em uma grande estória. Depois de receber a cópia de uma matéria veiculada no blogdopaulonofre, na qual a nobre vereadora Alzira Barros (PCdoB), foi comparada à viúva Porcina, personagem interpretada por Regina Duarte, na anovela Roque Santeiro, Izau decidiu azucrinar a vida da nobre vereadora e mandou confeccionar 1.000 cópias da matéria. Fazendo isso ela acreditava que seria mais uma de suas brincadeiras, que não haveria qualquer consequência ou represarias por parte dos aliados da nobre política.
Na feira coberta de Iranduba, após encerrar a distribuição dos panfletos em uma rodada com um grupo de comerciantes, Izau Rocha contava que havia sido um sucesso a distribuição do material e que algumas pessoas até sugeriram que o sobrenome da vereadora passasse a ser Alzira Porcina, enfatizando em alto e bom tom que “esse apelido vai pegar, quer ver”?
Em seguida o empresário dirigiu-se à Câmara Municipal de Iranduba (CMI), onde estava acontecendo a única reunião semanal, no plenário. Quando chegou ao local e adentrou na galeria, de imediato percebeu a revolta da vereadora que pediu a palavra e disse poucas e boas para o Izau, que se manteve sereno, escutou atentamente a vereadora e esboçava sempre um leve sorriso e, em seguida, retirou-se do local.
No mesmo dia, à noite, Izau se deslocava de sua residência rumo a uma reunião com políticos quando seu veículo foi fechado por uma picape, que transportava familiares e aliados da vereadora que tentaram agredi-lo fisicamente o empresário. Só não conseguiram atingir o seu intento graças a intervenção de transeuntes e da turma ‘do deixa disso’ que passavam naquele momento pelo local.
Após encerrar o quiprocó, o empresário foi orientado por amigos a registrar queixa na Delegacia de Polícia do Municipio. Chegando ao local se deparou com a vereadora que naquele momento registrava uma queixa contra o Izau. Daí, segundo fomos informados, começou uma discussão dentro da delegacia, com ofensas proferidas pelas partes, que foi preciso a intervenção da autoridade de plantão.
De acordo com o que foi veiculado no Jornal da Manhã, da Rádio Difusora do Amazonas, o empresário prometeu fazer graves denúncias contra a vereadora, inclusive com provas documentais. Izau vai pedir ainda que a CMI enquadre a vereadora no Conselho de Ética da Casa, por quebra de decoro parlamentar.
No dia seguinte dos acontecimentos o empresário falava em alto e bom tom na feira do município, que tem recibos contendo valores de doações que ele fez para a campanha de Alzira e que não foram relacionados na prestação de contas da vereadora. (Por: Paulo Onofre)