Total de Visitas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ARTISTAS AMAZONENSES RECLAMAM DE CALOTE NA VIRADA CULTURAL EM MANAUS


Márcia Siqueira fez um desabafo no Facebook. Foto: Arlesson Sicsú
A assessoria da ManausCult informou, por voltas das 16h, que a Secretaria ainda prestará informações sobre o assunto. Músicos reclamam da falta de diálogo com o órgão.
Manaus - O atraso no pagamento do cachê dos artistas do Amazonas que se apresentaram na Virada Cultural 2012, ocorrida nos dias 26 e 27 de maio, em Manaus, gerou protestos no Facebook. Músicos alegam não obter informações da Fundação Municiapal de Cultura e Artes (ManausCult) sobre novo prazo para o pagamento.
A informação surgiu após a cantora Márcia Siqueira desabafar na noite desta terça-feira (05), em sua página no Facebook, sobre o descaso e desvalorização do artista amazonense. Márcia declarou que já tentou contato com a Secretaria várias vezes, mas não obteve resposta.
"Estou muito chateada pelo fato de não atenderem o telefone. Ninguém emitiu nenhum documento, não entraram em contato conosco e não se manisfetaram em nada. Penso que, quando você se compromete a fazer um evento desse porte, você tem que pensar e esquadrinhar tudo isso e colocar em prática. O que me revolta é pelo fato de sermos os últimos a saber, até a programação local saiu uma semana antes. Sinto que estávamos ali só pra constar que existe atração local, pois não há diulgação do nosso trabalho", lamentou.
De acordo com a cantora Lucilene Castro, também Conselheira de Cultura do Município, a informação obtida na Fundação, através do comparecimento no local, é de que o pagamento será efetuado até sexta-feira (08).
"Conversei com o diretor administrativo e ele informou que até sexta-feira seria efetuado o pagamento. Mas achei uma uma resposta um pouco vaga e também esse dia será ponto facultativo. O que nos deixa descontente é a falta de informação, pois a princípio ficou acertado que seria pago na sexta seguinte, só que ninguém mais deu nenhum tipo de posicionamento", declarou
Lucilene também reclamou da desvalorização do artista amazonense durante a Virada. Trocas na programação, estrutura privilegiada para artistas nacionais apontam, segundo a cantora, para a discriminação do artista manauara.
"É óbvio que os artistas nacionais são a grande atração do evento, isso é natural. Cada artista tem seu valor e seu trabalho, mas o tratamento deve ser o mesmo. Eu me apresentei no Teatro Direcional, tive um palco bom, luz boa, não tive problemas. Mas o que observei é que colegas tiveram seu horário mudado em cima da hora, como a Alaídenegão; havia camarins diferenciando artistas local do nacional, o que acho discriminatório, pois parece que o local tem um talento menor, sendo que menos é apenas a divulgação do trabalho",
De acordo com o presidente do Sindicato dos Músicos do Amazonas, Everaldo Barbosa, será enviado um ofício para saber os motivos pelos quais a Secretaria ainda não fez o pagamento.
"Vamos entrar em contato na segunda-feira (11), através de um ofício, informando sobre essa questão do pagamento. Soubemos dessa situação em reunião do Fórum Permanente de Música, que aconteceu nesta segunda. Vamos aproveitar a oportunidade para dialogarmos com o poder público quanto ao formato da Virada, sobre o que seria melhor para Manaus e para nossos artistas", adiantou o presidente.

Fonte: Anayra Benevides.
portal@d24am.com - 06 Jun 2012 . 16:57 h