Total de Visitas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO JARAQUI ESPECIAL DISCUTE GREVE DA UFAM



Os organizadores do Projeto Jaraqui se reúnem nesta terça-feira (19), a partir das 8h, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), para dar apoio ao movimento grevista dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que completou um mês neste domingo (17) e não tem previsão para acabar.
A paralisação, que já conta com a adesão de 55 universidades federais, prejudica o calendário escolar e afeta o desempenho dos estudantes que estão sem aulas esperando as negociações entre o sindicato da categoria e o governo federal.
Amanhã (19), às 9h o comando de greve se reúne, em Brasília, com o Ministério da Educação e o Ministério do Planejamento para a 2ª rodada de discussão. Na primeira negociação o governo pediu uma trégua de 20 dias. A reivindicação dos professores prevê a revisão do plano de carreira e o compromisso do governo com novos investimentos para pesquisa e extensão. No acordo firmado no ano passado, o governo prometeu um reajuste salarial de 4%, mais a incorporação de parte das gratificações e a revisão do plano para o próximo ano. Os dois primeiros pontos foram aceitos, mas não houve consenso na revisão da carreira.
De acordo com o professor Ademir Ramos, coordenador do Projeto Jaraqui, as universidades em greve aderiram ao movimento de protesto que será realizado amanhã (19), em todo o país. A estratégia dos coordenadores, em Brasília, é para fazer plantão em frente ao Palácio do Planalto com o propósito de chamar a atenção dos parlamentares e da presidente Dilma Roussef e, aqui em Manaus, os grevistas vão se reunir na ‘Praça da Polícia’ para fazer coro ao movimento. “A nossa principal reivindicação é para reajustar o piso salarial que hoje está em R$ 2.550, mas tem professor universitário que ganha menos de um salário mínimo, o que não lhe dá condições para ministrar suas atividades com eficiência, de barriga vazia”, protesta Ademir Ramos.

Assessoria de Imprensa do Projeto Jaraqui
Fonte: Roberto Pacheco (MTb 426)
Contato: (92) 8171-7172

ALZIRA DÁ UMA DE ‘ATIRADORA DE ELITE’


 “Liberman, meu amigo, estou contigo e não abro”.
       
  Na última sexta-feira (15), a vereadora Alzira Barros (PCdoB), lançou o nome da sua filha como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Hermes Maralmado, quando participava de uma reunião com o pré-candidato a prefeito de Iranduba. Naquela ocasião um dos aliados de Liberman Moreno, que estava no local da reunião, ligou imediatamente para o seu chefe e disparou: “Lili, estamos sendo traídos pela Alzira. Nesse momento ela está colocando o nome da Cristina para ser candidata a vice na chapa do Hermes”. Ao ouvir a notícia, o ex-deputado, com a voz embargada, acostumado com as traíras da política e sabedor de que as promessas feitas ontem, não valem para hoje, respondeu enfático: “Se acalmem rapazes que vou falar com a vereadora”.
         Em seguida Liberman ligou para a Alzira, perguntando se eram verídicas as informações recebidas de Iranduba. A vereadora se justificou dizendo que tinha feito apenas uma provocação ao Hermes e nada mais, reafirmando: “Liberman, meu amigo, estou contigo e não abro”. Em seguida o ex-deputado convidou Alzira, para participar de uma reunião, que aconteceria no sábado (16), da qual participariam representantes de todos os partidos que iriam apoiar sua pré-candidatura a Prefeito.
         Na manhã seguinte, durante a reunião realizada no km 05 da estrada Carlos Braga, no sítio do ex-deputado Sabá Reis, Alzira era só alegria. Abraçava os pretensos aliados e gritava em alto e bom tom que jamais o seu partido, o PCdoB, iria se coligar com o PSD. Em seguida, para demonstrar coalizão, ensaiou um grito de guerra para a campanha de Liberman, cantarolando uma música que dizia - mais ou menos - o seguinte refrão: “IRANDUBA MORENOU, MORENOU, MORENOU E VAMOS RUMO A VITÓRIA LIBERMAN”. Apesar de estar cabreiro com a Vereadora, o sorriso de ‘Lili’ cortava seu rosto de orelha a orelha, mas meditava com os seus botões que não dava para confiar na parlamentar. Por outro lado ele se lembrava daquele adágio popular que diz: “ruim com ela, pior sem ela”, em seguida, resmungava: “Mas, infelizmente, eu preciso do apoio dessa destrambelhada”.
         Na manhã de domingo, por volta de meio dia, o povo irandubense foi surpreendido com a notícia divulgada pelo radialista J. Rai, fiel escudeiro da professora Rose, que gritava de forma eufórica: “Já temos a chapa majoritária minha gente! O governador bateu o martelo com a Rose Evilin para prefeita e a vereadora Alzira como sua vice”.
         Ontem, domingo (17), tentamos entrar em contato com o ex-deputado Liberman e seu assessor Cristonildo, mais infelizmente ambos estavam com o celular desligado.
Depois disso tudo como fica agora a ala de aliados de Chico Doido, que apostou todas as fichas na ida da professora Rose para ser vice na chapa encabeçada pelo empresário?
         No frigir dos ovos a conclusão que chegamos é de que a vereadora Alzira conseguiu passar a perna até em políticos experientes como Liberman e Chico Doido. Na feira de Iranduba, os comerciantes diziam que “a vereadora é esperta e dá rasteira em cobra e caçoleta em jaboti”. Essa foi a forma que os feirantes encontraram para exemplificar a esperteza da nobre edil. (Por: Paulo Onofre).