Total de Visitas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CHICO DOIDO TEM UMA BATATA QUENTE NA MÃO



Chico Doido esperou até domingo (17), por um aceno positivo do governador Omar Aziz de apoio à sua candidatura para prefeito de Iranduba. Contava como certo que teria a professora Rose (PSD), para compor chapa, na qual viria como candidata a vice-prefeita. Para surpresa do empresário, no último domingo foi confirmado o nome da professora Rose, como pré-candidata à prefeita da cidade dos sítios arqueológicos, com  o apoio do prefeito Nonato Lopes e do governador Omar. Provavelmente durante o transcorrer desta semana será confirmado o nome da vereadora Alzira (PCdoB), como pré-candidata a vice-prefeita, na chapa de Rose, fechando assim o acordo dos candidatos de Nonato Lopes.
No início desta semana Chico Doido, foi informado pelo presidente do PP/Am, Francisco Garcia, que face da impossibilidade do apoio governamental, o mesmo deveria procurar fazer uma coligação e buscar  um nome para vice-prefeito com densidade eleitoral para compor sua chapa.
No frigir dos ovos, Chico Doido vai ter um longo trabalho para compor a sua chapa e deve ter critérios de avaliação para a escolha do nome, não podendo se incorrer em erro na escolha.
Várias hipóteses estão sendo avaliadas como, por exemplo:
1º- A composição de Chico com Liberman. Alguns analistas dizem que esta possibilidade é a menos provável, pelo motivo do ex-deputado não ter densidade eleitoral no município;
2º - Outra hipótese seria uma aliança com Kinak, mas aliados de Chico, não acreditam neste enlace político, pois acham que o agricultor, apesar de ter tido nas ultimas eleições, algo em torno de 800 votos para vereador, teria dificuldades em compor com Chico.    Segundo pessoas ligadas ao empresário, o entrave está motivado porque KINAK, não dispõe de recursos financeiros para arcar com um custo de uma campanha, que em Iranduba, chega a valores astronômicos;
3º-A última hipótese será o Chico Doido fechar um acordo com o deputado Francisco Souza e ter o apoio da Assembléia de Deus, através de seus devotos. Essa é a hipótese mais remota de todas.
Alguns hão de perguntar sobre a candidatura natimorto de Hermes Maralmado que, segundo dizem, figurava como o segundo colocado nas pesquisas. No entender de muitos irandubenses, ele está fora do processo porque seu nome foi preterido pelo prefeito Nonato Lopes, que abençoou a candidatura de Rose. A alternativa que resta ao ex-Secretário de Saúde, é que ele venha candidato a reeleição de vereador; uma forma encontrada para ele continuar na vida pública.
Em resumo, Chico Doido tem uma batata quente na mão, sem muito tempo para esfriá-la, pois na próxima semana, dia 30, encerra o prazo das Convenções. Se o Chico aceitar uma sugestão, vou me arvorar a fazê-lo: ‘Procure escutar as pessoas que querem te ajudar, a arrogância é o pior inimigo do político, as vezes a solução na política, está com as pessoas simples, que alguns vezes chegamos a tratá-las com desdém, e, até com desprezo, por serem estas pessoas desprovidas de recursos financeiros. Dinheiro não significa liderança, conheço casos de pessoas, que foram eleitas sem grandes recursos, mas tinham empatia com o povo, como dizia um velho político amazonense, para justificar a vitória de um quase pé rapado: “Meu amigo, ele se elegeu, porque falava a linguagem do povo”.
Que fique aqui então, a nossa contribuição, e não esqueça que você só tem uma bala no gatilho, se errar o tiro, ou seja, não se eleger a prefeito, caso isso aconteça será o fim de sua trajetória política. (Por:Paulo Onofre).Ilustração: agrandezadouniverso.blogspot.com