Total de Visitas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

LANTERNA ELEITORAL DISPUTADA EM MANAUS



           No último domingo (10), aconteceu o Círio de Nossa Senhora Sant’ana, em Óbidos (PA). Comumente todos os anos alguns migrantes obidenses, que residem em Manaus, se reúnem para um almoço. No último encontro éramos mais de 100 conterrâneos, todos nessa faixa etária de 50 anos. Entre uma cerveja e outra e um tira-gosto de bolinho de piracui, falamos sobre os candidatos a prefeito de Óbidos. Fizemos uma análise conjuntural da política obidense e foi proposto que deveríamos marcar um data, na segunda quinzena de Setembro, para que os candidatos a prefeito da cidade presépio venham a Manaus participar de um debate, uma vez que na capital amazonense vivem mais de 15 mil obidenses.
          Então solicitei que abríssemos uma discussão sobre os candidatos a prefeito de Manaus, foi quando um dos presentes sugeriu que fosse improvisada uma cédula eleitoral com os nomes dos candidatos a prefeito da cidade.
         Foi improvisada uma urna de caixa de papelão e começamos a votação que teve a duração 30 minutos e o resultado foi seguinte: Arthur 65 votos; Serafim 15; Henrique Oliveira; Vanessa 06; Sabino 02; e Pauderney 01.
         Os obidenses acreditam que o Athur é a melhor opção para Prefeito de Manaus, mas o mais importante disso tudo foi o reencontro de velhos amigos que migraram para esta cidade a partir do advento da Zona Franca de Manaus. Um conterrâneo entusiasmado depois de ingerir algumas cervejas dizia em alto e bom tom, que o povo está arrependido de ter votado na Vanessa para senado no pleito passado e ter deixado a grande liderança nacional do lado de fora. Mas esses enganos do eleitor são coisas do arco da velha. Lembram daquela eleição em que Mário Frota anoiteceu eleito e amanheceu derrotado para o senado? Pois bem essa eleição citada foi o mesmo cambalacho, coisas da política local.
         Agora, chegou á hora de a onça beber água. A população vai dar o troco se redimindo do engano cometido. O Fabiano, um obidense eleitor de Arthur desde quando este foi candidato ao Governo do Estado, em 1986, disse que o ex-senador foi politicamente traído pelo eleitor, mas que agora ele está sorrindo vendo a população priorizar o seu nome para prefeito. O certo é que o povo quer o Arthur prefeito.
         Fabiano conclui dizendo que para senadora Vanessa o povo vai dizer NÃO, porque esta senhora não tem experiência em cargos executivos, e ainda, está tendo uma atuação pífia, como representante do povo amazonense no senado federal. Neste pleito fará dupla e disputará o terceiro ou quarto lugar com Henrique. Enquanto os demais candidatos Sabino, Parderney, Jerônimo, Navarro e Hebert, disputarão do quinto lugar ao fona, ou melhor, estarão lutando para não ficar com a lanterna que vai ser disputadíssima. É ver pra crer. (Por: Paulo Onofre).