Total de Visitas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Exu Tranca Ruas, socorrei Manaus. Acorda, Amazonino.



Por isso. Amazonino, não deixe o coração da nossa gente fritando ao sol. O povo de Manaus, ainda tem respeito por você, apesar de toda a decepção que sofreu.
Parecidíssimo com o ex-presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, que nas câmaras soturnas da Casa da Dinda, fazia despacho de macumba para clarear seus caminhos políticos, segundo a macumbeira na TV, o prefeito Amazonino Mendes, filho espiritual das fabulosa e maior Mãe de Santo do Amazonas, a nossa Mãe Joana, figura maior do candomblé amazonense, parece que está faltando com as suas obrigações ritualísticas, por isso comete absurdos contra a população de Manaus.
Primeiro, mandou derrubar as plataformas da Estação da Matriz, talvez sonhando em construir em seu lugar, o MEGALEV, como aquele que transporta 1000 pessoas há 500 quilômetros por hora, o que faria o percurso da Zona Leste até o Centro em 15 minutos. Idéia pai d’égua! Manaus 2014. Nova York.
Mas que nada. Alô Jorge Bem! Nem monotrilho, nem porra nenhuma. E agora com um verão de meter medo a beduíno, o povo fica fritando depois das 11, e isso até as 4 da tarde. 5 horas de sufoco e a camada de ozônio que já é débil, deixando o sol passar raios ultra violetas na pele do povo. E isso é câncer, minha gente.
Só aquelas plataformas que beiram o Banco do Brasil, é que não foram derrubadas, isto é, o povo das Zonas Leste e Norte, vão bem obrigado. Mas a turma que pega o coletivo na pista do meio, fica no sol, exposta ao câncer. O usuário de ônibus da Compensa. São Raimundo. Santo Antonio. São Jorge e Gloria, estão no Saara.
Coitado do povo, que tinha você como um lider. Amazonino, agora sofre mais do que cachorro tirando resto de churrasco na trempe em brasa. Ai.
Para quem não sabe, foi você que fez o Terminal do Centro e o Terminal da Constantino, Amazonino, fazendo jus ao laurel de líder e tocador de obras. Olha Eduardo fez pelo povo de Manaus, mais ficou a dever na área de saneamento básico.
Acontece que de repente, Amazonino, você joga tudo isso fora e deixa o povo no sol brabo. Não faça isso, você tem história companheiro.
Por isso, de logo ordem para o seu secretário de obras tirar a bunda letárgica da cadeira, e com urgência fazer umas coberturas de lona e alumínio para o povo de Manaus, saia deste sufoco o manaurara merece.
Aliás, Amazonino, você parece que deixou de  gostar do povo. Por isso vou lhe contar um segredo do povo de Manaus:
Certa vez em Campanha para Governador, eu dirigia a Campanha do Nonato Oliveira. A turma era da pesada – Serafim, Lucia Antony, Felix Valois, Vanessa e Eron.
Lá na rampa do mercado, eu perguntei para um grupo de trabalhadores e trabalhadoras, quem era o Nonato. A resposta veio em cima – ele é bom ajuda o povo. Mas quando perguntei sobre você, Amazonino, a resposta da maioria do grupo de pessoas foi: É trabalhador. E uma senhora, vendedora ambulante, respondeu com voz embargada de emoção: Ele é nosso amigo! 
Por isso. Amazonino, não deixe o coração da nossa gente fritando ao sol. O povo de Manaus, ainda tem respeito por você, apesar de toda a decepção que sofreu.

Alexandre Otto,
é poeta e membro do
Clube da Madrugada.