Total de Visitas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

JARAQUI DA HONESTIDADE NA PRAÇA DA POLÍCIA



Pentesileia. Rainha das Amazona
“Hoje digo para os meus filhos: - O homem pode tudo, exceto três coisas: - ser pedófilo, roubar e dar o cu, o resto é o milagre da vida e da convivência”.
Talvez circunstante do épico movimento social e político do Projeto Jaraqui, único movimento revolucionário do povo de Manaus ainda teimando em dizer a verdade, doa a quem doer, um incidente aconteceu lá no Café do Pina, tendo como testemunhas oculares, eu, Paulo Onofre, Elson Melo e o policial acadêmico de direito Isaias.

Eram lá pelas 19 horas, quando surpreendidos pela chegada de uma moça aparentando uns 32 anos, justamente por trás do Elson, famoso sindicalista e militante da esquerda trotskista, aliás mais intelectualizada, a donzela de rosto sobranceiramente amazônico, falou em alta voz: “Por favor, eu voltei para pagar a conta!” A Vivi surpresa, respondeu em cima do pedido, foi tanto e tanto, exatamente.

A jovem pagou a dita, enquanto eu a parabeniza pela honestidade e o resto da corriola também surpresa endossava o meu gesto. A bela cabocla, num muxoxo loquaz apenas disse: - não me adiantava nada ganhar aqui e perder ali, pois a vida dá muitas voltas.e completando – aliás, honestidade é coisa de  amazonense.
É verdade, minha amiga, o povo amazonense é digno e honrado, lembro Pudico, Homero de Miranda Leão, Paulo Nery, gigantes morais que hoje estão fazendo falta no meio político nacional e daqui.
É bom saber que honestidade é coisa de berço, pais honrados e atentos geram socialmente filhos cidadãos, às vezes alguma fratura acontece mas isso é  a regra não a exceção, pois o exemplo é a melhor lição de vida neste mundo.
Lembro, quando o velho Otto me dizia: ou você é um homem ou é um rato, não tem meio rato nem meio homem, Ou é limpo ou é sujo. Nunca esqueci isso, foi o meu legado suíço.
Hoje digo para os meus filhos: - O homem pode tudo, exceto três coisas: - ser pedófilo, roubar e dar o cu, o resto é o milagre da vida e da convivência, pois ontem mesmo uma linda moça amazonense, salvou por 1000 anos o nosso povo, fazendo uma turma de caboclos metidos a cidadão, terem orgulho der ser amazonense. Valeu Pentesileia. Rainha das Amazona.  

Alexandre Otto,
é poeta e membro do
Clube da Madrugada.