Total de Visitas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ALIADO ACUSA O PREFEITO XINAIK MEDEIROS DE PRATICAR CRIME DE OMISSÃO DE SOCORRO E PAGAR SERVIDORES FANTASMA

Em outro ponto do discurso, Kennedy Maia taxou o secretário de finanças do município, Davi Queiroz, de “mal intencionado, que atrapalha o desenvolvimento e o progresso da administração pública”.

Durante a reunião na noite de ontem com lideranças comunitárias no ginásio Muhamed Aziz, no bairro Morada do Sol, o coordenador de Defesa Civil de Iranduba, Kenedy Vilela Maia, acusou o prefeito Xinaik Medeiros de praticar o crime de omissão de socorro.
Segundo o coordenador - que disse estar ciente de que hoje será exonerado do cargo por causa das graves denúncias que fez -, no mês de agosto passado sete famílias abaixo da linha de pobreza ficaram desabrigadas. Três delas tiveram as suas pequenas casas incendiadas, outras três perderam a moradia em consequência de desmoronamentos e a outra, que possui inclusive uma criança de colo, teve a residência destruída devido a queda de uma árvore. À época Kenedy Maia fez o relatório com fotografias (as quais ele mostrou na reunião) e encaminhou ao prefeito Xinaik Medeiros para a tomada de providências, mas, de acordo com o coordenador de Defesa Civil, nenhuma medida foi adotada para auxiliar as sete famílias.
Em sua fala Kenedy Maia também relatou a interdição da Escola Municipal Santa Luzia da Serra-Baixa, feita pela Coordenadoria de Defesa Civil no mês passado, poucos dias depois de a unidade de ensino ter sido reformada e ampliada ao preço de quase R$ 150 mil. “O prédio corria o risco de pegar fogo, e certo dia as crianças e os professores saíram correndo após perceberem um cheiro de queimado dentro da escola”- contou Maia, denunciando, em seguida, que não havia extintores de incêndio no prédio, como determina a lei; a botija de gás estava em lugar inadequado, o banheiro foi construído em cima de uma fossa e o suspiro fica embaixo do vaso sanitário.
Ainda segundo o coordenador de Defesa Civil de Iranduba, 30 dias depois da reforma da escola, a pintura já estava se desfazendo, numa clara demonstração de que a obra não foi feita com qualidade. “O dinheiro público em Iranduba está sendo tratado de qualquer jeito, sem qualquer responsabilidade e respeito”- enfatizou Kenedy Maia.
Olhando para os cinco vereadores que também participavam da reunião de lideranças comunitárias no bairro Morada do Sol (Francisco Elaime-PSD, Ernandes Rocha-PSDB, Irapuan Sampaio-PDT, Salim Lima-PTB e Cristhiane Maranhão - PC do, em que foram feitas duras críticas à atual administração municipal, o coordenador de Defesa Civil denunciou que na folha de pagamento da Prefeitura de Iranduba há muitas pessoas que recebem e não trabalham. Kenedy Maia disse possuir uma relação contendo esses nomes. Prosseguindo, Maia revelou que na sede da Coordenadoria de Defesa Civil há colchões e outros materiais ainda da época da cheia a serem entregues a famílias carentes da calha do rio Negro, mas isso ainda não foi feito porque a prefeitura de Iranduba não disponibilizou combustível e nem transporte para esse procedimento.
O coordenador anunciou que fará essas e outras denúncias ainda mais sérias na imprensa, no Ministério Público, na Polícia Federal, na Controladoria Geral da União- CGU e no Tribunal de Contas da União- TCU para que esses órgãos venham verificar a prestação de contas da atual administração. Em outro ponto do discurso, Kenedy Maia taxou o secretário de finanças do município, Davi Queiroz, de “mal intencionado, que atrapalha o desenvolvimento e o progresso da administração pública”.
Maia relatou, ainda, que por ocasião da reintegração de posse da invasão dos quilômetros 4 a 6 da rodovia AM-070 comprou no próprio nome mais de R$ 10 mil de água mineral para os policiais e demais profissionais envolvidos na operação, pois a prefeitura não tinha crédito para adquirir o material e, segundo ele, o prefeito Xinaik Medeiros o autorizou a fazer a compra sob a promessa de que o pagamento seria feito em 15 dias. Decorrido o prazo, o empresário que fez a venda cobrou e o coordenador de Defesa Civil teve que pagar a quantia do próprio bolso e até agora não foi ressarcido.
Em outro trecho de sua fala, Kenedy Maia afirmou que o prefeito Xinaik Medeiros traiu as pessoas que o apoiaram, traiu o partido (PTB), do qual se desfiliou recentemente. “Ele vai pagar por isso!”- bradou. Por fim, o coordenador de defesa civil de Iranduba apelou aos vereadores que apurem rigorosamente as denúncias feitas por ele, além de outras que ainda fará. (Por: Paulo Onofre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário