Total de Visitas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA PREFEITURA DE IRANDUBA?



Seria de bom viltre que o prefeito de iranduba, Xinaik Medeiros, publicasse mensalmente na Internet, as contas da Prefeitura de Iranduba.
Sugerimos que o prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, seja adepto de uma prática iniciada em Manaus pelo ex prefeito, Serafim Correia, que publicava as contas da prefeitura na Internet, para que os contribuintes ficassem cientes dos gastos da instituição e pudessem cobrar e fiscalizar as despesas municipais, isto é, para onde vai o dinheiro do povo, e como ele está sendo gasto.
A veiculação das contas da prefeitura na Internet seria um gesto salutar de Xinaik, defendida por membros de entidades representativas do município que, segundo eles, o prefeito tem fraturas em algumas de suas atitudes e essa atitude tornaria a sua administração mais transparente. Afinal de contas se trata de dinheiro público e a população precisa ser informada de como estão sendo aplicados esses recursos.
Enfatizamos ao prefeito Xinaik, a necessidade premente de criar o Portal da Transparência de Iranduba, pois só assim sua honestidade política e lisura com o dinheiro do povo ficará patenteada. Alguns adversários políticos do prefeito insistem em dizer que Xinaik jamais colocará sua prestação de contas na Internet; que está com medo de demonstrar a verdade factual de sua administração, mas não acreditamos e não coadunamos com opinião dessas pessoas, pois somos partidários daquele adágio popular que ‘quem não deve não teme’. Como sou um daqueles que acreditam na lisura da administração do prefeito, acredito que nos próximos dias este sistema será implantado e as maledicências e as desconfianças de alguns cairão por terra.
E isso será uma demonstração ética de sua gestão, a de mostrar para todos para onde está indo o dinheiro do povo na sua administração.
Não esqueçamos que o Senador Jefferson Perez, enfatizava sempre que o político tem doze mandamentos entre eles o de “não roubar e nem deixar roubar”.
Agora, pergunta que não quer calar é a seguinte: será que o prefeito tem coragem de publicar na Internet as contas da Prefeitura de Iranduba? Nós daqui desse Blog impávidos e imparciais não gostamos de por a mão no fogo por ninguém, apenas recomendamos que o prefeito mande publicar na Internet as contas da Prefeitura e diga ao varonil povo irandubense  para onde é que está indo o dinheiro do contribuinte.
Uma coisa nós acreditamos como verdadeira: que o dinheiro está sendo gasto com lisura estatal. Mas é bom seguir o conselho do saudoso Ulisses Guimarães que enfatizava: “A vida do homem público tem que ser transparente”. (Por: Paulo Onofre, da Tribuna do Iranduba).


XINAIK NOMEIA PARENTE PARA SECRETARIA DE FINANÇAS



AÇÃO ENTRE FAMÍLIA GERA NOMEAÇÃO DO NOVO SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE IRANDUBA
Nosso correspondente no município de Iranduba, informa que o novo Secretário de Finanças do município, será o professor Raimundo Israel de Araújo, que coincidentemente é cunhado do prefeito Xinaik Medeiros. Israel  é o atual Secretário de Educação. Isso é o que podemos chamar de “Ação Entre Família”.
Concomitantemente será confirmado para a Secretaria de Educação, o nome da enfermeira Lena, que mora no Sul Maravilha e está ausente há mais de dez anos da terra dos sítios arqueológicos.
Corre à boca pequena entre os permissionários na Feira Coberta de Iranduba, que a administração do Xinaik está se caracterizando pelo nepotismo, pois as várias Secretarias Municipais têm, como via de regra, seus parentes como funcionários. (Por: Paulo Onofre)

POUSADAS COMUNITÁRIAS PARA IRANDUBA




Pousada Paraíso - Av Amazonas 2273 – Parintins-AM – Fone: (92) 3533 -1355
Proprietária: Dona Luiza
E olhe, prefeito Xinaik, quem avisa amigo é. A idéia das Pousadas Comunitárias foi uma ótima solução encontrada para resolver parte dos problemas de Patrintins.
Alguns turistas manauaras voltaram decepcionados do município de Iranduba, neste último final de semana de carnaval, uma vez que se deslocaram com suas famílias para aquela cidade na tentativa de fugir das agitações momescas de Manaus, mas para surpresa de muitos não conseguiram vagas em hotéis ou pousadas.
Em Parintins, no início da década 90, o número de hotéis não atendia a demanda de turistas que chegavam naquele município, ávidos para participar do Festival Folclórico. Com a finalidade de amenizar a situação o governo encetou um projeto para beneficiar a comunidade, abrindo linhas de financiando para que os moradores da cidade construíssem pousadas, casas, apartamentos e quitinetes para alugar na alta temporada. A medida resolveu parte do problema da falta de hospedagem e alojamento para os visitantes do famoso festival junino.
Da mesma forma, estamos propondo essa experiência ao município de Iranduba, que enfrenta problema idêntico ao ocorrido em Parintins, após a construção da Ponte Rio Negro quando a população manauara, ávida por fugir do claustro urbano dos fins de semana, corre para a vizinha cidade, em busca de contato com natureza e ares mais puros, naquele bucólico município.
Torceremos para que, após ler este artigo, provavelmente o prefeito Xinaik Medeiros, deverá conversar com os vereadores e fará um pronunciamento ao povo irandubense, para que a salutar idéia parintinense também tenha a mesma acolhida na cidade vizinha da capital.
Assim, acreditamos que será formulada certamente com a AFEAM e o governo do Estado, uma ampla parceria para que o projeto das Pousadas Comunitárias dê certo também em Iranduba.
Mas isso tem que ser feito agora, pois a Ponte Rio Negro foi inaugurada e o município enfrenta dificuldades para alojar os visitantes de finais de semana. Se estas medidas não forem tomadas em tempo hábil para evitar improvisos. A prefeitura será compelida a criar áreas de campings para serem montadas barracas, senão essa cidade vai se transformar num verdadeiro inferno urbano.  
Além do mais, visitantes menos aquinhoados - certamente aos milhares - optarão pela hospedagem menos onerosa, como alguns jovens que, após as baladas, deverão aparecer na cidade. Com a falta de hospedagens, dormirão ao relento nas praças e ruas daquela cidade. A partir daí, a singela Iranduba, corre o risco de virar um festival de ‘Woodstock do Mal’, com gente bêbada, cantorias desenfreadas, muita maconha, cocaína e outros alucinógenos que infernizarão os moradores hospitaleiros e pródigos desse município tão próximo do coração de Manaus. Infelizmente nossa pacata gente não tem culpa do município passar a ser um atrativo para apresentações de bandas musicais de outros Estados.
Não esqueçamos que após a inauguração da ponte, Iranduba passou a ficar anexado à capital e passou a ser mais um bairro de Manaus, com administração diferente, estando assim propenso a ter todas as mazelas sociais.  
A prefeitura deverá discutir o assunto com as autoridades e a sociedade organizada a partir de agora, enquanto é tempo, porque depois que a ‘vaca for para o brejo’ a coisa pode ficar muito feia, aí Inês é morta.
E olhe, prefeito Xinaik, quem avisa amigo é. A idéia das Pousadas Comunitárias foi uma ótima solução encontrada para resolver parte dos problemas de Patrintins. (Por: Paulo Onofre).