Total de Visitas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

RÉQUIEM PARA UM JORNALISTA CABOCLO



Jornalista Orlando Farias (à direita), entrevistando o vereador Mário Frota.

Por essas e outras, amigo, descanse em paz. Você deu o seu recado, caboclo. E fez bonito. O jornalismo do Amazonas deve muito a você.
Encantou-se mais um irmão jornalista, como diria o romancista de Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa. Foi-se mais um comedor de jaraqui. Caboclo bom de primeira, iniciado nos mistérios do jornalismo profissional.
Orlando Farias fez história no pedaço. E são muitas as suas vitorias e pavulagens, apesar do mesmo ser um rapaz humilde, cujos louros são tantos que não caberiam numa cuia de talento e sensibilidade  amazônica.
Certa vez fomos à Itacoatiara dar cobertura jornalística e produzir um documentário para o Amazonino, na tarefa de eleger o Chico do Incra. Elegemos o mesmo. Lembras, Aquiles? Lembras, Mario Cezar, Aleme? Era uma turma de produção da pesada. E você, Orlando,  era o jornalista e produtor chefe. Foi a maior equipe de produção do Amazonas. O time estava completo, tinha até Pelé, você, Orlando Farias, que tomou conta da coluna mais lida do Amazonas, o Sim e Não.
Por essas e outras, amigo, descanse em paz. Você deu o seu recado, caboclo. E fez bonito.
O jornalismo do Amazonas deve muito a você.
Alexandre Otto,
é poeta e membro do
Clube da Madrugada.
     

MOTOQUEIRO QUASE MANDA A VELHA PRO CÉU



Filho da Puta!  Minha mulher vociferou: - Impotente! E esperamos mais uma hora, para chegarmos em casa. Duas horas esperando numa parada é dose pra leão.
Foi ali defronte à Feira Coberta do Santo Antônio, quando uma senhora de uns oitenta anos, se esgueirava para soltar do ônibus, e um motoqueiro irresponsável e desastroso, cortou a frente da anciã como um bólido e só não atropelou a idosa, porque um rapaz fortão puxou a dita pelo vestido, salvando-a do insidio.
É bom ressaltar que entre o veiculo e o meio fio, só tinha meio metro para a vítima saltar, mas o símio grotesco, passou disparado, e se não fosse o fortão e a Providencia Divina, a velha  iria pro céu, logicamente assassinada pelo   motoqueiro esquálido.
Cenas criminosas e escabrosas acontecem em Manaus, diariamente e aos montes, criando angústia numa população que já vive espavorida com tanta violência casual praticada por esses endiabrados psicopatas do volante.
Domingo, fui ao mercado fazer a feira com minha mulher. Na volta, ali na parada do ‘Garajão’, encontramos uma senhora idosa que esperava também o nosso ônibus 319, aquele que passa pelo João Paulo e segue para Santa Etelvina em direção ao inferno da distância. Pois foi, o coletivo já estava 50 minutos atrasados e quando passou na parada, passou pro fora, Não aquentei, gritei - Corno! A velha endossou: - Filho da Puta!  Minha mulher vociferou - Impotente! E esperamos mais uma hora, para chegarmos em casa. Duas horas esperando numa parada é dose pra leão.
Gostaria que as autoridades fizessem alguma coisa.
Ao nosso lado estava outra senhora quarentona, sendo essa gorda (gorda no sentido da balança - sem preconceito), com ruas cheias de corcovas, o ônibus passou por cima e nós todos fomos lançados para o alto. A gorda (mais uma vez: sem preconceito) deu um grito, mesmo tendo na retranca uma gorda (idem...) musculatura que amenizou o tranco. Coitada, a crioula ficou branca de raiva, chega bufava como um tornapul.
Seria bom que o Motoqueiro Fantasma em pessoa, o grande ator Nicolas Cage, trouxesse seu amigo Vaqueiro, para defender o povo de Manaus, contra esses satanases do volante, que infernizam a vida do pacato povo manauara.
Alexandre Otto,
é poeta e membro
do Clube da Madrugada

EM IRANDUBA VEREADOR MANDA MAIS QUE A RAINHA DA INGLATERRA



Fala-se à boca pequena que, se a moda pega e cada vereador da oposição for aquinhoado com benesses (cargos e outras vantagens), o prefeito corre o risco de virar a rainha Elizabeth, da Inglaterra.
A política reserva muitas surpresas, e isso me faz lembrar uma frase do saudoso Tancredo Neves, que dizia: “Meu filho, política é igual nuvem, você olha para o céu ela está naquele lugar, minutos depois você volta a olhar e a nevem está em outro lugar”. Faço este preâmbulo para que façamos uma reflexão: durante a última campanha eleitoral, o então candidato a vereador de Iranduba, Ernandes Rocha, fazia oposição ferrenha ao candidato a prefeito Xinaik Medeiros, chegando ao ponto de dizer que “se ele (Xinaik), for eleito prefeito, farei oposição sistemática ao novo gestor de Iranduba”.
Ao término da eleição Xinaik e Ernandes foram eleitos. Esperava-se, que o vereador fizesse oposição ao prefeito, mas, para a surpresa dos eleitores, fumaram o “cachimbo da paz”. Agora o vereador Ernandes é o grande aliado de Xinaik, ao ponto de o edil ter a incumbência de indicar o novo Chefe de Licitação da terra dos sítios arqueológicos. Para surpresa de todos o profissional que vai definir as compras da prefeitura de Iranduba  será importado (pasmem!), do município de Rio Preto da Eva.
Na Feira Coberta do Mutirão, de Iranduba, fala-se à boca pequena que, se a moda pega e cada vereador da oposição for aquinhoado com benesses (cargos e outras vantagens), o prefeito corre o risco de virar a rainha Elizabeth, da Inglaterra. Ou seja, é a rainha, mas não manda em nada. (Por: Paulo Onofre).