Total de Visitas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EM IRANDUBA LIXEIRA À CÉU ABERTO POLUI NASCENTES DE IGARAPÉS



A merda, literalmente, era aproveitada como adubo para tornar o chão chinês fértil e ninguém ousaria cantar aquela canção do Chico Buarque.
Quando da gestão do prefeito Nonato Lopes, fizemos várias denúncias por meio deste blog, que defende a coisa pública e o povo Irandubense. Numa ocasião denunciamos a poluição das nascentes dos igarapés e a lixeira à céu aberto, instaladas no perímetro urbano da cidade, mas a prefeitura do município, na época, parece que resolveu piorar a coisa que já era ruim e ficou pior quando mandou aterrar o lixo sem os critérios recomendados pelos órgãos que regulamentam as questões do meio ambiente.
O prefeito e o secretário de Meio Ambiente do Município de Iranduba à época, sabiam que lixo não é pó para ser aterrado, teria que ter tratamento adequado. O Brasil e demais países em desenvolvimento (que antes chamávamos de países do terceiro mundo), perde anualmente bilhões de dólares por falta da reciclagem do lixo. Nos países desenvolvidos o lixo é uma fonte de renda e fator gerador de emprego e renda, no Brasil a burrice e incompetência desses pseudos técnicos e governantes não lhes permitem enxergar um palmo diante do nariz.
Na China, há décadas, durante o governo de Mao Tsé-Tung, se faziam nas comunas o aproveitamento das fezes das cloacas coletivas nas comunidades rurais. A merda, literalmente, era aproveitada como adubo para tornar o chão chinês fértil e ninguém ousaria cantar aquela canção do Chico Buarque que dizia: “joga bosta na Geni”, justamente porque a merda dos chineses estava valendo ouro.
Agora, os fãs do Chico estão com uma vontade imensa de jogar a bosta de qualquer Geni, no ex-gestor irandubenses que mandou aterrar o lixo, criando uma lixeira poluente e um risco de contaminação do lençol freático e o do igarapé que passa nas proximidades do lixão.
O exemplo mais gritante que tivemos em Manaus foi o balneário da Ponte da Bolívia que há alguns anos era um ponto turístico e após a instalação de uma lixeira nas proximidades, o igarapé se transformou em um esgoto a céu aberto. 
A nova lixeira de Iranduba, se não for tratada adequadamente, vai se tornar um criatório de ratos, baratas, urubus, insetos, doenças e com aumento do êxodo de pessoas para aquele município, com a inauguração da ponte, sem sombra de dúvidas surgirá vários bolsões de miséria. A tendência disso, será inevitável o surgimento de pessoas à cata de alimentos naquele local, como já acontece em outras cidades.
Sugerimos ao prefeito Xinaik Medeiros que elabore uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar a população a coletar o lixo de forma seletiva, tendo como alvo principal os alunos da rede educacional do município, pois a reciclagem do lixo pode vir a ser uma fonte de renda, além de preservar o meio ambiente.
A inoperância do poder público municipal de Iranduba sempre foi gritante tanto que a Praça dos Três Poderes, bem ali no nariz do prefeito, ficou mais de seis anos, sem receber nenhuma reforma. Na sede do município você caminhava na gestão de Nonato Lopes, por alguns bairros da periferia e logo se deparava com monturos de lixo onde ratos e baratas faziam a festa.
A eleição passou e o prefeito é o Xinaik, esperamos que a meta a ser perseguida por esse gestor, seja o trabalho visando a preservação do meio ambiente, para que  o povo que vai jogar a bosta na Geni, o penico não seja derramado em cima dos políticos, que porventura ousarem em abandonar o povo irandubense. Aí sim, é como aquela música que vai ser cantada ao contrário: “Chuva de merda que cai sem parar...” e o alvo será a cabeça dos maus políticos irandubenses.
Por Paulo Onofre         
Jornal Tribuna do Iranduba