Total de Visitas

segunda-feira, 25 de março de 2013

IRANDUBA: SINDICATO ILEGAL DEMITE “DIRETOR” QUE NUNCA TOMOU POSSE DE DIREITO



Iranduba, a cidade das olarias, sede de sindicato fantasma
O Diretor demitido procurou o Cartório de Registro de Títulos e Documentos, onde conseguiu uma cópia do Estatuto do Sindicato e constatou que desde 2005, não consta naquele cartório o registro da ata de eleição da entidade.
A presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado do Amazonas, com sede em Iranduda, decidiu destituir o Diretor Tesoureiro da entidade sem justificar motivos para a sua decisão, no entanto não esperava pela reação do demissionário que decidiu defender-se. O Diretor procurou o Cartório de Registro de Títulos e Documentos, onde conseguiu uma cópia do Estatuto do Sindicato. Para sua surpresa, constatou que desde 2005, não consta naquele cartório o registro da ata de eleição da entidade.
No frigir dos ovos e para sintetizar este Imbróglio, entende-se o seguinte: se houveram as eleições e as atas não foram registradas, a diretoria eleitas não podia se fazer representar nas negociações coletivas de salários, como também, firmar contratos e parcerias com qualquer órgão público. A grosso modo, para melhor entendimento damos um exemplo: uma criança nasce, mas ela só começa a existir juridicamente a partir do momento que é registrada, enquanto isso, não acontece está à margem da sociedade.
Portanto, toda entidade, seja sindicato ou associação, deve seguir as regras, como: publicar em jornal de grande circulação Edital de Convocação de eleição; realizar eleições e, após a realização desta, dar posse aos eleitos. Lavrar em atas e encaminhar ao cartório para o devido registro. Este rito parece que não foi seguido, vamos ver o desenrolar desta peleja. (Por: Paulo Onofre).