Total de Visitas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

“É DEZ, É CEM, É MIL...VAMOS MUDAR O BRASIL”

Compareça e faça valer a sua cidadania porque ‘quem tem boca vai a Dilma’, aos políticos irresponsáveis e demais oportunistas. Na quinta-feira (20), às 17h, o grito é na praça da Matriz e no sábado (22), das 10 às 12h é no Jaraqui, na praça da polícia, na República Livre do Pina, porque agora “é dez, é cem, é mil... vamos mudar o Brasil.” 
Ademir Ramos (*)
A juventude, historicamente, em todos os sistemas é a força da mudança. No caso presente tem sido o motor que vem mobilizando a nação brasileira contra a carestia, a ladroagem, a enrolação, os vícios encastelados nos palácios governamentais, no legislativo e no próprio judiciário. É hora de acordar e dar um basta neste festival de corrupção que assalta o povo brasileiro, beneficiando os “bacanas” que nem sequer trabalham e vivem na mamata, tirando onda do povo trabalhador. Chega, vamos dar nomes aos bois e as vagas que se locupletam do dinheiro público vendendo facilidade para os empresários e em troca recebem as gordas propinas para alimentar o seu mandato comprando voto e oferecendo uma bolsa aqui, outra ali para calar a vontade popular.
Agora basta, é o povo na rua, é a juventude que grita e quer mudança a começar pela baixa dos preços dos transportes coletivos, a cesta básica, luz, água e gás e outros produtos que fazem parte da economia popular. Mas, “a gente não quer só comida...” quer acesso aos equipamentos culturais, escola de qualidade, saúde, trabalho e pão. Esta tem sido a palavra de ordem do movimento da juventude que luta e prova nas ruas que não se deixou corromper e por isso grita por justiça social afrontando os poderes constituídos para que respondam com clareza e responsabilidade as demandas populares.  
No início era o verbo e o verbo tornou-se povo e não aguenta mais as maracutaias do mensalão, as tramoias políticas eleitorais, o domínio das oligarquias partidárias e o atrelamento dos meios de comunicação para fazer a sociedade acreditar que vive no “mar de rosas”. É hora de rasgar as mascaras desses atores para que saibam que “nós não temos cara de babaca”.
O Projeto Jaraqui que enfrentou a Ditadura, lutando pelo processo de Democratização do nosso País, soma-se a esta juventude nas ruas e apoia as manifestações por todo o Brasil e, em particular no Amazonas, convocando a todos e todas a comparecerem as praças e ruas com roupas brancas como símbolo da limpeza moral e política que queremos para o nosso Brasil. Se não puder comparecer nas manifestações públicas coloquem em seus veículos e nas casas a bandeira branca da limpeza política e da cultura de paz.
Na quinta-feira (20) pretende-se parar o Brasil, o povo volta às ruas e é bom que se diga que se trata de uma manifestação pacífica. Certamente, repudiamos as manifestações isoladas e principalmente a truculência policial que vem sendo comandada pelo braço armado do Estado. No sábado (22), não será diferente, voltamos novamente às ruas para afirmar nossas propostas e exigir que os governantes e parlamentares mostrem a sua cara e se comprometam publicamente em governar para o povo e não para FIFA e demais tubarões que se alimentam do orçamento público.   
Compareça e faça valer a sua cidadania porque quem tem boca vai a Dilma, aos políticos irresponsáveis e demais oportunistas. Na quinta-feira (20), às 17h, o grito é na praça da Matriz e no sábado (22), das 10 às 12 é no Jaraqui, na praça da polícia, na República Livre do Pina, porque agora “é dez, é cem, é mil... vamos mudar o Brasil.”

(*) É professor, antropólogo, coordenador do Projeto Jaraqui e do NCPAM/UFAM.   
Foto: http://www.d24am.com/noticias/amazonas/protesto-marcado-para-quinta-em-manaus-tem-29-mil-presencas-confirmadas/89079 


PROJETO JARAQUI VAI PARTICIPAR DAS MANIFESTAÇÕES





Vereador Mário Frota (no alto) e Ademir Ramos em entrevista às TVs A Crítica e Band.
Mário Frota: “Estou muito feliz em testemunhar que o povo brasileiro está protestando nas ruas, para fazer valer os seus direitos. Manifestação como essa, só presenciei na época da ditadura”.
Em entrevista às TVs A Crítica e Band, ontem (18), no Terminal de Ônibus do Centro (T1), o professor Ademir Ramos, coordenador do Projeto Jaraqui, confirmou a presença dos membros da entidade no Movimento Pela Melhoria do Sistema Público de Transporte e Redução de Tarifas, que vai acontecer amanhã (20), na Praça da Matriz, marco zero da capital. Cerca de 40 mil internautas já confirmaram presença.
Na entrevista, Ademir Ramos afirmou que o movimento é legítimo e nasceu das classes estudantis, trabalhadores e pessoas do povo. As manifestações que estão acontecendo no Brasil são uma demonstração de descontentamento da população com os rumos da política, diferentemente do que acontecia no passado, quando das ‘Diretas Já’, que haviam partidos apoiando os movimentos sociais. “Hoje o apoio da política partidária foi rechaçado pelos coordenadores. O cartaz que aparece em algumas manifestações que diz: ‘Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil’, representa o sentimento de mudança que o povo brasileiro almeja para o nosso país”, explica Ademir.
De acordo com os organizadores da manifestação, que acontecerá a partir das 17h, a finalidade do movimento é o de cobrar das autoridades a redução da passagem para R$ 2,00 e passe livre estudantil; melhoria do transporte público; implantação do Conselho Municipal de Transporte Público com membros da sociedade civil indicada pela população por meio de consulta popular (como é feito na escolha dos membros dos Conselhos Tutelares), com poder de fiscalização e acompanhamento dos dados que compõe as planilhas para o cálculo da passagem.
Hoje, da tribuna da Câmara, o vereador Mário Frota (PSDB), que é um dos fundadores da primeira edição do Projeto Jaraqui,  confirmou a sua presença na manifestação. “Estou muito feliz em testemunhar que o povo brasileiro está protestando nas ruas para fazer valer os seus direitos. Manifestação com essas proporções só presenciei quando o povo se rebelou contra a permanência da ditadura militar no poder. Quem vai participar desse evento não é o político, mas o cidadão Mário Frota, juntamente com a sua família. Gostaria que todos os participantes fossem vestidos de branco, assim como eu, como propagação de paz, sem violência”, exalta Mário.

Por: Roberto Pacheco (MTb 426).