Total de Visitas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

POVOS, TERRITÓRIOS E MUDANÇAS


MÁRIO FROTA: ESSE CARA SOU EU?



  

E ficaram uns cinco minutos nessa ladainha, até que o vereador Mário Frota desligou o telefone, irritadíssimo. Arthur Neto que acompanhou o bizarro diálogo  pela extensão, quase morreu de rir.
Ex – presidente da Uesa e ex-liderança estudantil do PCdoB, Francisco Sávio ficou famoso no meio político por imitar com perfeição a voz de Mário Frota, Arthur Neto, Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.
Graças a esse talento vocal, aliado a um senso de humor inusitado, ele se converteu no animador oficial dos comícios do Artur Neto e numa espécie de secretário informal do deputado.
Em 1990, Arthur Neto era prefeito de Manaus e Sávio estava na sala do prefeito quando o telefone tocou. Do outro lado da linha, Mário Frota desejava uma audiência com prefeito. Arthur, que adora uma galhofa, pediu para Sávio atender em seu nome e ele não fez de rogado. Só que em vez de imitar a voz do Arthur Neto, como era de se prever, ele se atrapalhou e passou a imitar a voz do próprio Mário Frota. O diálogo foi surrealista.
- Fala meu rapaz! -, exclamou Sávio, com a indefectível voz de Mário Frota.
- Quem está falando? -, perguntou o verdadeiro Mário Frota, assustado.
- O deputado Mário Frota! -, insistiu Sávio.
- Deve estar ocorrendo um equivoco. Mário Frota sou eu! -, explicou o verdadeiro Mário Frota.
- Você está enganado, meu rapaz, Mário Frota sou eu! Insistiu novamente Sávio, com uma voz que não deixava margem as dúvidas.
- Não pode ser. Eu sou o Mário Frota!
- Você esta querendo me gozar. Eu sou o Mário Frota!
E ficaram uns cinco minutos nessa ladainha, até que o vereador Mário Frota desligou o telefone, irritadíssimo. Arthur Neto que acompanhou o bizarro diálogo  pela extensão, quase morreu de rir.

Texto extraído do livro ‘Sanatório Geral’, de Simão Pessoa
  

PREFEITURA DE IRANDUBA PROCURA SECRETÁRIO (A) DE SAÚDE





O prefeito Xinaik, decidiu sanear a Administração Municipal de Iranduba. Para tanto, exonerou os funcionários em cargos comissionados naquele poder, mas, acreditamos que a atitude precisa ser mais eficaz, para que não paire dúvidas, quanto às suas reais intenções.
O prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, está à procura de um profissional na área de saúde que substitua a contento o até agora secretário, Valdino Alecrim, que na semana passada informou ao prefeito, que irá pedir exoneração do cargo, por motivos particulares.
Ontem, pela manhã nos bastidores da política irandubense, correu a notícia de que a próxima secretária de Saúde será Zilda Adelino Pereira, profissional competente, que foi candidata a prefeita em 1992 e, em 2000 foi candidata a vereadora, e em ambas as eleições não logrou êxito.
Zilda trabalhou na Pastoral da Criança, em Iranduba, e foi Coordenadora Diocesana da entidade em Manaus. Em 1996 foi eleita vice-prefeita na chapa encabeçada por José Maria Muniz, tendo no período de 1997 a 2000, exercido o cargo de Secretária de Saúde de Iranduba.
Decepcionada com os rumos da política irandubense, trabalhou durante alguns anos no Rio Preto da Eva, onde ficou até o final do ano passado.
No início deste ano retornou a Iranduba, quando recebeu o convite da vice-prefeita, Mada, para ser sub-secretária de Saúde. Com uma folha invejável de prestação de serviços naquele município, decidiu aceitar a missão. Com a saída da vice-prefeita Mada, da Secretária de Saúde, foi cogitada para assumir o comando da citada secretária, mas, infelizmente a expectativa não se concretizou, assumindo a chefia daquela pasta o médico Valdino, que ainda permanece no cargo.
Agora, com a possível vacância do cargo, cogita-se a possibilidade de que a Dra. Zilda assuma a pasta.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Diferentemente de que muitos pensam, não sou daqueles, que fazem apologia à desgraça, ao insucesso, ou que somente sabem jogar pedra, portando quando homens públicos que critico, tomam medidas que em meu entendimento, são de interesse da população, não tenho problema nenhum em elogiá-los.
O prefeito Xinaik, decidiu sanear a Administração Municipal de Iranduba. Para tanto, exonerou os funcionários em cargos comissionados naquele poder, mas, acreditamos que a atitude precisa ser mais eficaz, para que não paire dúvidas, quanto às suas reais intenções. Portanto, aproveito para fazer uma sugestão, ao nobre administrador público: seria de bom viltre, que o prefeito de iranduba, Xinaik Medeiros, mandasse publicar na Internet, a relação de funcionários que exerciam cargos comissionados, e que foram exonerados conforme Nota Oficial divulgada pelo Poder Municipal. E que, no máximo até sexta-feira, a dita relação, fosse disponibilizada nas redes sociais, uma vez, que o cidadão comum, não tem acesso ao Diário Oficial do Município, para tomar ciência do fato em tela. (Por: Paulo Onofre).


TERROR EM IRANDUBA: CIDADE SOFRE NA MÃO DE BANDIDOS




O crescimento do tráfico de drogas envolvendo, inclusive, crianças e adolescentes, foi apontado na reunião como o principal motivo da onda assustadora de assaltos a mão armada, arrombamentos, homicídios e pequenos furtos em estabelecimentos comerciais.
O tema Segurança Pública voltou a ser discutido ontem à noite na Câmara Municipal de Iranduba. Empresários dos ramos de drogaria, supermercado, posto de combustíveis e empresas de ônibus se reuniram na sede do Poder Legislativo com representantes do Parlamento, das Polícias Militar e Civil, Associação Comercial de Iranduba e do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública- GGI. A reunião presidida pelo Vereador Ernandes Rocha também contou com as presenças dos edis Francisco Elaime Monteiro, Presidente da Casa; Cristiane Grey Barros Maranhão, Vice-Presidenta; Antônio Muniz, Gerlande Rodrigues e Irapuan Sampaio ouviram dos empresários o relato de que a criminalidade está aumentando na sede do município, em Cacau-Pirera e nas comunidades da zona rural.
O crescimento do tráfico de drogas envolvendo, inclusive, crianças e adolescentes, foi apontado na reunião como o principal motivo da onda assustadora de assaltos a mão armada, arrombamentos, homicídios e pequenos furtos em estabelecimentos comerciais. Os comerciantes cobraram o aumento do efetivo policial, instalação de barreiras para fins de revista nos carros que adentram o município e a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos.
Segundo o Vereador Ernandes Rocha, embora a Câmara Municipal esteja em recesso, ele resolveu convocar a reunião depois de ter sido procurado por vários comerciantes da cidade, que cobram uma providência por parte dos membros do Poder Legislativo para fazer frente ao crescimento da criminalidade em Iranduba.
O empresário Valdir Carvalho Júnior, proprietário da Casa Carvalho, declarou que há um mês não consegue dormir antes das três horas da manhã, preocupado com a onda de assaltos que assola a cidade. “Júnior Carvalho” revelou que já foram flagradas várias vezes pessoas de todas as idades praticando pequenos furtos dentro do estabelecimento comercial da família, localizado no centro da cidade. O Presidente da Associação Comercial de Iranduba, Jucelino Mendonça da Silva “Jonso”, sugeriu a colocação de uma lombada (“quebra-molas”) em frente ao quartel da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, no km 1 da Rodovia Municipal Carlos Braga.
A medida, segundo ele, inibiria a entrada de elementos periculosos na cidade e dificultaria a fuga de algum elemento que, porventura, venha a praticar algum delito. “Jonso” também criticou a falta de resolução para as questões da segurança pública, apesar de várias reuniões e audiências públicas já realizadas. Por sua vez, o empresário Rafael Romano Júnior, dono da empresa de ônibus Expresso Iranduba, disse que a situação é de calamidade pública no setor de segurança. “Toda semana tem tiroteio entre traficantes no bairro Morada do Sol, assassinatos em Cacau-Pirera, crianças traficando e consumindo óxi e craque. Romano criticou o fato de em Iranduba não haver casa de passagem para aplicação das punibilidades que o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a menores infratores. Falando pelos empresários do ramo de medicamentos, o proprietário da Drogaria Solimões, Levemilson Mendonça da Silva “Lei” cobrou a presença do policiamento nas ruas, principalmente à noite. “Nós nos sentimos inseguros para trabalhar à noite porque não vemos patrulhamento”- ressaltou. De acordo com “Lei”, os usuários reclamam porque as drogarias fecham as portas muito cedo, quando deveriam funcionar pelo menos até à meia-noite; porém, “a falta de segurança e o medo de assaltos obriga os donos desses estabelecimentos a se recolherem mais cedo”- completou.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Elaime, anunciou que a partir de agora o legislativo vai monitorar as ações de Segurança Pública em Iranduba, realizar quantas audiências públicas forem necessárias para debater os problemas do setor e cobrar soluções por parte das autoridades competentes. O Coordenador do GGI, Jorge Almeida, informou que o órgão vem realizando reuniões sistemáticas com lideranças comunitárias e com as autoridades da cúpula da Segurança Pública do Estado; cobrou uma maior participação da sociedade nas ações do Grupo de Gestão Integrada e garantiu que “o Iranduba vai voltar a ser um município seguro”.
O Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Marcos Santiago, informou que a partir do mês de agosto o Programa Ronda no Bairro será implantado em definitivo em Iranduba. As viaturas já estão sendo adesivadas e equipadas. Segundo Santiago, serão oito ou mais unidades para atender à demanda local. O Comandante disse, ainda, que a Polícia Militar intensificou o policiamento nos últimos dias, principalmente nos fins de semana, com o intuito de combater a criminalidade. Com o apoio da Coordenadoria de Defesa Civil do município, que colocou uma lancha à disposição da corporação, também está sendo feito o patrulhamento fluvial para combater a ação dos chamados “barrigas d’água”. Duas lanchas do “Ronda no Bairro” devem chegar nos próximos dias para a 8ª CIPM.
Major Santiago também anunciou que há um projeto em andamento na Secretaria de Estado da Segurança Pública para a construção de um Departamento Integrado de Polícia- DIP no local onde hoje funciona o quartel da Polícia Militar, onde trabalharão juntas a PM e a Polícia Civil. Representando o Delegado do 31º DIP, José Elcy Barroso Braga, o Escrivão Fábio de Menezes, ao participar da reunião na Câmara de Vereadores na noite de ontem, disse que 90% das bocas de fumo de Iranduba estão identificadas. O Escrivão relatou que a existência de presos de justiça na Delegacia da cidade, localizada no centro, prejudica o trabalho dos investigadores da Polícia Civil, que deixam de realizar o trabalho que é da competência deles para tomar conta dos detentos.
Fábio de Menezes acrescentou, ainda, que 90% dos crimes ocorridos no município já foram desvendados. O Escrivão revelou, inclusive, que a Polícia Civil já tem o retrato falado do assassino do mototaxista Jhony Malveira, morto há um mês em um ramal próximo à Rodovia Carlos Braga. “Nas próximas horas certamente iremos prendê-lo”- garantiu. Em sua fala, o representante do Delegado de Iranduba também pediu o apoio dos governantes para as ações das Polícias, inclusive no sentido de que evitem interceder pela soltura de pessoas que vão presas infringindo a lei e muitas vezes são liberadas a pedido de autoridades locais. “Isso põe a perder o trabalho dos agentes”- finalizou.
Fonte: Correspondente de Iranduba

UMA RODOVIÁRIA PARA A COPA DE 2014


A visão do bom prefeito de 30 anos atrás, José Fernandes, é claro que não alcançaria a Copa de jeito algum, só se ele fosse um vidente.
Quando as chuvas desabam sobre Manaus e as ruas transbordam gerando verdadeiros igarapés urbanos, a Estação Rodoviária de Manaus vira uma piscina, como foi o caso de hoje pela manhã, onde durante a chuva que caiu sobre a cidade, o pátio da rodoviária ficou submerso.
Sem tirar os méritos do ex-prefeito, José Fernandes, que construiu essa obra, até hoje nenhum outro administrador fez nada para ampliar ou solucionar os evidentes problemas causados em época de chuva.
A Rodoviária continua com sua arquitetura original desde que foi construída, quando Manaus tinha pouco mais de 500 mil habitantes. E já se vão 30 anos de percurso temporal e coisa alguma foi acrescentada para suportar a demanda de usuários que praticamente triplicaram da capital para fora e vice-versa.
O problema é que temos uma Copa do Mundo a ser realizada em Manaus no próximo ano,  e a vinda de torcedores dos países vizinhos vai ser muito grande com o escoamento dessa logística, partindo da América Central, trazendo torcedores do Caribe pelo portal de trânsito de Boa Vista. Com isso, o tráfego será intenso, haja vista que a tarifa de ônibus é muito mais barata do que a de avião. E os ônibus que fazem atualmente esse percurso possuem toda uma infraestrutura cabível e confortável.
Aí perguntamos a quem de direito: E a Rodoviária como fica? Do jeito que está não suportará a demanda de passageiros com destino à Copa. Vai ser um Deus nos acuda, com as autoridades correndo da sala pra cozinha, tentando clonar paliativos incabíveis numa estação de logística como a Rodoviária de Manaus.
A visão do bom prefeito de 30 anos atrás, José Fernandes, é claro que não alcançaria a Copa de jeito algum, só se ele fosse um vidente como aquele da novela ‘O Astro’, para adivinhar que Manaus seria cidade sede da Copa de 2014.
Em visita a rodoviária de Manaus o vereador Mário Frota, constatou que a mesma esta obsoleta, o vereador esteve nos banheiros da Rodoviária que estão em péssimas condições de uso.
Lixeiras dentro do terminal da Rodoviária de Manaus que virou depósito de sucata.
Usuários do sistema de transporte da Rodoviária de Manaus,
conversaram com Mario Frota, durante a visita que realizou na Rodoviária de Manaus, o vereador foi enfático constatei o descaso com aquele bem público com falta de segurança, pois o viajante tem que se expor ao perigo de assalto, uma vez que os guichês de vendas de passagens ficam na parte externa da rodoviária. Os banheiros masculinos e femininos estão em péssimo estado de conservação e lixeiras sem manutenção. A Rodoviária parece um inferno dantesco; um cartão postal inóspito. A pergunta que não que calar: como vamos ser a subsede da Copa do Mundo se não temos uma rodoviária para atender a contento a demanda.
       Agora é preciso que o prefeito de Manaus faça um estudo de reengenharia de desenvolvimento para equacionar o problema que temos pela frente. Uma reforma adaptada ao tráfego interurbano de uma cidade de mais de dois milhões de habitantes, que hoje se transformou na 6ª cidade mais rica do país; a capital da Amazônia Ocidental e da Zona Franca, o maior pólo industrial de tecnologia de ponta da América do Sul.