Total de Visitas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

IRANDUBA SEM COMANDO: SHOW DE BAIXARIA E ARRANCA RABO EM REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS



O Secretário de Finanças deve ser processado no Ministério Público
Há informações de que o controlador da Prefeitura, Arthur Gomes da Silva Júnior, e o procurador geral, Valdir Lincoln Pereira Tavares, vão ingressar no Ministério Público contra o secretário de finanças, Davi Queiroz.
Em reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Iranduba, na última segunda-feira, houve um caloroso “arranca- rabo” entre o Secretário de Finanças do Município, Davi Queiroz;  o controlador da Prefeitura, Arthur Gomes da Silva Júnior, e o Procurador Geral do Poder Executivo, Valdir Lincoln Pereira Tavares. Os três e também a secretária municipal de administração e planejamento, Edivânia Hosana, foram convocados pelos vereadores membros da comissão para prestar esclarecimentos sobre o alto valor da folha de pagamento da Prefeitura, que está à beira dos quatro milhões de reais.
O clima esquentou quando o controlador e o procurador do município acusaram o secretário de finanças, Davi Queiroz, e a equipe de trabalho dele de sonegarem informações da referida pasta aos dois órgãos (o “porquê” de tal atitude deixa uma grande interrogação, pois o dito secretário, que já foi vereador e presidiu a Câmara durante a gestão do ex-prefeito José Maria Muniz, tem fama de ser versado em dar descaminhos ao dinheiro público).
O secretário Davi Queiroz também foi acusado pelos dois colegas de repartição (Prefeitura Municipal) de ter invadido a controladoria e retirado equipamentos, entre os quais computadores. Ele, por sua vez, os taxou de incompetentes e de outros adjetivos.
A cena foi presenciada por várias pessoas que estavam na casa no momento, pois a reunião ocorreu no plenário e foi veiculada pelo sistema sonoro da Câmara. Na sessão ordinária da ultima terça-feira, os vereadores durante a sessão plenária, falavam da repercussão negativa dos fatos ocorridos na reunião.
Vereadores relataram ter havido um verdadeiro show de baixaria na reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da CMI. Há informações de que o controlador da Prefeitura, Arthur Gomes da Silva Júnior, e o procurador geral, Valdir Lincoln Pereira Tavares, vão ingressar no Ministério Público contra o secretário de finanças, Davi Queiroz. Uma operação “abafa o caso” já estaria em andamento na Câmara e também na Prefeitura.

EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES É O TEMA DO JARAQUI DESTE SÁBADO

Vereador Mário Frota falando no Projeto Jaraqui
Para os debates foram convidados os agentes públicos, parlamentares, sindicalistas, lideranças dos professores, estudantes, pais e mães de alunos e os representantes do Fórum Estadual de Educação.
Na Praça da Polícia, na Republica Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, todos os sábado, das 10 às 12h, organiza-se a Tribuna Popular do Jaraqui formada por lideranças comunitárias, parlamentares, religiosos, professores, formadores de opinião, entre outros (as) profissionais responsáveis que lutam contra a ignorância, a desinformação e a mesmice que assola o mundo em que vivemos, reduzindo as pessoas em mercadorias e às vezes em meros consumidores de quinquilharias seduzidos pelo prazer do vício do consumo e da ostentação das aparências. Assim, possessos de vaidade, jovens, homens e mulheres, vivem a cultuar muito mais a bijuteria do que o diamante e, desse jeito, pouco a pouco vão se desqualificando e perdendo a beleza de si e a grandeza do mundo por acreditar mais nas promessas do outro do que na sua própria força agregadora capaz de transformar de forma sustentável a terra em celeiro, o milho em pão, bem como a ignorância em cidadania.   
Para contribuir com esse processo participativo, o Projeto Jaraqui estará promovendo neste sábado (14) uma ampla discussão na República Livre do Pina sobre a Educação que temos e a Escola que queremos na pauta: aprovação já do Plano Nacional de Educação; discussão e aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos trabalhadores da Educação em nível Municipal e Estadual; combate ao assedio moral nas escolas; a defesa das Universidade Pública de Qualidade; afirmação de uma prática pedagógica da autonomia bem ao modo de Paulo Freire, como também por uma ampla mobilização dos trabalhadores da educação, pais e mães de alunos, lideranças estudantis e setores educacionais para participarem da Conferência Estadual de Educação, a realizar-se em Manaus, no Studio 5, nos dias 16, 17 e 18 de outubro com foco na participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.  Para os debates foram convidados os agentes públicos, parlamentares, sindicalistas, lideranças dos professores, estudantes, pais e mães de alunos, e os representantes do Fórum Estadual de Educação do Amazonas.            Além da temática em pauta, o professor e vereador Bibiano deverá comparecer também no Jaraqui para discutir a sua proposta de controle social devendo ser formatada em cartilha popular, criando rede de participação social e comunitária que incentive a participação nas estruturas de poder, mobilizando força para assegurar a transparência e o controle social como agente de combate a corrupção, a impunidade e o aliciamento de lideranças populares.


JOAQUIM ALENCAR PARA A PRESIDÊNCIA DA F A F




J. Alves *
É IMPOSSÍVEL deixar de falar-se em Joaquim Alencar, um dos maiores especialistas em futebol da região, conhecido internacionalmente, e com ações comprovadas no âmbito do empreendedorismo e de promoções (não esquecer o Cosmos de N Y e outros eventos), já tendo sido dirigente local, e profundo conhecedor da história do futebol amazonense.
Está saindo uma nova legislação onde fica proibida a   reeleição de atuais presidentes, e inclusive candidatura de parentes até o nível de 3º grau, nas Federações de Futebol dos Estados e CBF. Em alguns tipos de entidades de caráter público já é assim. A medida chega em boa hora, uma vez que é notório na maioria  (senão todos) os Estados brasileiros, a permanência de “oligargas” que em série copiaram o modelo da CBF e tentam se perpetuar no poder (e não adianta entrarmos no mérito pessoal, nem no caso, do Amazonas), interessa sim, tentar-se visualizar o futuro e as consequências práticas para o futebol, e enfim para os bons costumes da sociedade como um todo.
Como estava é desaconselhável até se entrar em polêmicas sobre a melhoria do “sistema” de gestão do futebol; o melhor é debruçarmo-nos sobre o que a novidade pode trazer a curto e longo prazo para o Amazonas.
A primeira questão, é quem pode assumir nesse primeiro momento, o cargo de Presidente da FAF (Federação Amazonense de Futebol) seja por nomeação, seja por eleição! Não pode ser um qualquer, em  nenhum aspecto! O Estado (principalmente a Capital) com o crescimento reconhecido nacionalmente e até mundialmente, com uma arena nova que servirá a Copa 2014, e deverá ser palco de eventos grandiosos futuros, e com times que apesar das recaídas já provaram que “podem chegar lá” – Nacional, São Raimundo, Fast, Rio Negro), NÃO pode ficar com uma Federação política-oligárquica-familiar, como pensam alguns, servindo apenas de enfeite no panorama real. NÃO!... precisamos de Gestores competentes, e dinâmicos que conheçam não só futebol, como tenham bom relacionamento nacional, e até internacional, para poder fomentar as políticas necessárias para assegurar o desenvolvimento do esporte, como também outras metas, quais sejam mudar o perfil psicológico de torcedores, principalmente crianças e adolescentes, para “gostarem e torcerem” pelos times locais, como em outro viés sanear a questão das rendas, e da viabilidade econômica dos campeonatos e eventos complementares – porque afinal, nós estamos falando de Amazônia, a maior grife internacional depois da Coca-Cola!... e da Zona Franca de Manaus!... onde como se insinuou acima, existem times com mais de 70 anos de história, o que em poucos Estados acontece!
Nesse sentido, é IMPOSSÍVEL deixar de falar-se em Joaquim Alencar, um dos maiores especialistas em futebol da região, conhecido internacionalmente, e com ações comprovadas no âmbito do empreendedorismo e de promoções (não esquecer o Cosmos de N Y e outros eventos), já tendo sido dirigente local, e profundo conhecedor da história do futebol amazonense. Ele seria o personagem ideal a ocupar a Presidência da FAF nesse momento de transição e de véspera da Copa 2014 (aliás, o Governador do Estado, e o Prefeito de Manaus dariam grande passo não só em apoiá-lo para tal cargo, como em colocá-lo ao lado do Comitê Gestor que prepara a cidade para a Copa 2014, que está em boas mãos com o Biango, mas somaria mais ainda, com a “velha raposa” ao lado dele!   
E para que não paire dúvidas, devemos esclarecer que já tivemos desavenças com Joaquim, em caso pontual, que absolutamente não envolvia aspectos pessoais ou morais, e sim atitudes políticas administrativas de discordâncias - o que é normal, mas sem jamais ter deixado de reconhecer o conhecimento e a experiência do eventual contendor; hoje somos amigos com respeito mútuo.
*J. Alves é escritor e já foi Presidente do Conselho do Fast Clube

IRANDUBA: LIVROS DIDÁTICOS ENCONTRADOS JOGADOS NO QUINTAL DE ESCOLA



Quanto ao culpado que estão procurando para justificar este crime contra o erário público, tenho uma sugestão: que tal culpar o Mordomo e contratar o Sherlock Holmes para desvendar esse crime? Elementar meu caro Bandeira!
Ontem, (10/Set), a TV Em Tempo veiculou uma matéria na  qual denunciava o descaso da gestora de uma escola pública de Iranduba, onde foram encontrados vários livros didáticos jogados no quintal. Na oportunidade o repórter constatou que os alunos merendavam suco com bolacha cream crack. Acontece que a água utilizada para fazer o suco, vinha de uma caixa d’água destampada onde havia sujeira no fundo e óvulos do Aedes aegypti, o popular mosquito da dengue.
O secretário de Educação do município, Paulo Bandeira, foi procurado pelo repórter que lhe perguntou se ele tinha conhecimento do fato. Bandeira, simplesmente respondeu que a culpa era da diretora da escola porque não avisou a secretaria.
Não satisfeito com a justificativa do secretário, o repórter decidiu então procurar o prefeito Xinaik Medeiros, depois da tentativa para elucidar e informar os fatos. Foi atendido pelo prefeito que de pronto justificou o ocorrido, dizendo que a culpa era da administração anterior, ou seja, do ex-prefeito, Nonato Lopes.
Agora vamos analisar os fatos de forma imparcial: Paulo Bandeira assumiu há cerca de trinta dias a Secretaria de Educação de Iranduba, portanto ele deveria ter visitado todas as escolas existentes mo município, tanto os da área urbana quanto da rural. Por outro lado, deveria ter feito um levantamento dos problemas existentes em cada unidade de educação. A partir daí, com o diagnóstico nas mãos, deveria dar ciência ao prefeito e partir para elaborar um planejamento com a finalidade de resolver todos esses problemas.
Agora, segundo informações, o secretário quer administrar a secretaria de dentro de uma sala confortável, com ar condicionado Split de 18 mil BTU’s, sentado numa poltrona reclinável. Ora bolas, venhamos e convenhamos, senhor Bandeira! Não é assim que se administra uma pasta tão importante quanto a da Educação, que é por onde tudo começa.
Quanto ao culpado que estão procurando para justificar este crime contra o erário público, tenho uma sugestão: que tal culpar o Mordomo e contratar o Sherlock Holmes para desvendar esse crime? Elementar meu caro Bandeira!
Cruz, credo! Vade retro, satanás! Essa administração, do Xinaik, está entrando para o anedotário da política amazonense. Deus proteja as crianças de Iranduba contra a falta de empenho do prefeito.  (Por Paulo Onofre).