Total de Visitas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O QUE É PIOR, A IGNORÂNCIA OU A INDIFERENÇA?



Ademir Ramos (*)
O questionamento não deixa de ser um problema capital tanto para desenvolvimento do sujeito em si como também para a inserção desse sujeito no processo social e no mercado de trabalho. Falo do desenvolvimento do sujeito em si, em se tratando da capacidade adquirida, conquistada no curso de sua formação relativa ao domínio do saber, do fazer e do discernimento. Tal capacidade resulta das relações que este sujeito trava no embate de sua formação, considerando ainda que este trajeto não se dá de forma linear e nem tampouco fora da história, se assim for o sujeito está condenado a se afirmar frente à natureza e o outro, o que requer atitude, coragem e determinação.

O ignorante, por sua vez, se fez assim pela circunstancia em que se encontra preso às necessidades primárias, impossibilitando o seu desenvolvimento psíquico e social. Nesse estado a força quase sempre é aceita como ditame necessário para garantir a sobrevivência em disputa e como se fosse um predador passa a negar a natureza e o outro, afirmando-se de forma arrogante e arbitrária. Embrutecido, o ignorante, produto da extrema pobreza e da perversa desigualdade social, quando emerge socialmente devota pouco crédito a sociedade e muito menos as regras sociais.
Contudo, é bom que se diga que paira sobre a vida social a expectativa das instituições, cobrando de todos (as) adequação aos valores e as regras instituídas se quiser ser aceito nos segmentos socialmente determinados. Para esse fim a educação tem sido uma das portas principais para afirmação não só do sujeito, mas da plena cidadania, participando tanto do público como do privado com autonomia, dignidade e responsabilidade.
A indiferença, socialmente, talvez seja muito mais grave do que a ignorância porque ela reduz o sujeito em paisagem, objeto e covarde, negando a sua participação e por consequência sua relação com o outro e com a sociedade. A indiferença é tão grave porque impossibilita o sujeito de amar, no sentido pleno do verbo, permitindo que o mal socialmente se perpetue. Superar esta conduta requer coragem e altivez frente aos problemas o que ocorre quase sempre por motivo e interesse particular ou pelo imperativo das mudanças sociais frente às políticas públicas de péssima qualidade que afeta a todos (as) direta ou indiretamente. Na dúvida gostaríamos de ampliar o debate facultando a palavra.


(*) É Professor, antropólogo e coordenador do Núcleo de Cultura Política da UFAM e do projeto Jaraqui.
   

GÁS NATURAL PARA INGLÊS VER




O Governo Federal, através da Petrobrás canalizou o gás Coari/Manaus, muito transtornos à população e uma fabulam de dólares gastos e investidos durante muitos anos, com a perspectiva de melhoria de vida ao povo amazonenses em todos os lares, indústria e hospitais, diminuição da tarifa elétrica, assim como aos proprietários de automotores, principalmente aos taxistas, ônibus e frota do próprio governo.
Porém, já se passaram alguns anos que o Gás- GNV foi concluído a canalização/tubulação na capital, com a presença do ex-presidente Lula quando da inauguração do sistema, e, nos faz relembrar uma das maiores manifestações já realizada em Manaus pelos macanudos (taxistas) nas ruas até o palácio do governo na Compensa , quando o governador Eduardo Braga se comprometeu e cedeu à categoria tal beneficio, com vinda de carretas de Gás-GNV como plano piloto aos 254 taxistas no posto no Distrito, cujo mesmo funcionada até precariamente até hoje.
Há de se questionar, porque só há um posto canalizado com GNV na Constantino Neri – Chapada? E pior, tão caro, por quê? Aumento e mais aumento, veja, era R$ 1,45, passou para 1,65, depois 1,85 em seguida 1,95 e agora 2.06 o metro cúbico, não vale apenas mais colocar o kit, cujo mesmo custa em torno de R$7.000,00 (sete mil reais).
O mais grave são as condições precárias do único posto canalizado que abastece a frota de carros em Manaus, onde não há pressão suficiente nas duas bombas, e muitas das vezes funcionam apenas dois bicos, os proprietários dos carros do GNV estão se articulando para uma grande manifestação nos próximos dias com concentração na Arena da Amazônia, segundo fonte, estão esperando que haja um acidente com mortes fatais, a exemplo da boate Kiss de Santa Maria no Rio Grande do Sul?// (Chagas do PT)
Publicado 3 de dezembro de 2013 | Por Mario Dantas